Arte, Artesanato, Cultura E a Artes No Brasil
Normalmente as pessoas em geral, tem o costume de classificar os mais diversos tipos de artista dentro de uma mesma categoria, mas a verdade é que podem haver muitas diferenças entre uma classe e outra, muitas particularidades e especificidades, diante disso, antes de classificar um profissional do mundo das artes e do mundo dos artesanatos, vamos conhecer um pouco melhor sobre o que se trata o seu trabalho ou hobby, para não confundir as nomenclaturas, o que poderia ser um tanto quanto embaraçoso.
Inicialmente é interessante definir quais são as diferenças entre arte e artesanato, o que muitas vezes colocamos como se fosse a mesma coisa, basicamente podemos definir que a arte pode ter várias expressões, como o cinema, o teatro, as pinturas, as esculturas, a música é considerada arte, assim como também a dança em suas mais diversas vertentes, entre outras áreas artísticas, no entanto, todas elas tem um objetivo mais profundo de expressar um sentimento, uma vivencia, um local, uma cultura uma história, a arte liga tudo isso e não necessariamente tem o intuito de gerar um lucro ou ser monetizada.
Agora quando falamos do artesanato, ele muitas vezes é feito com a finalidade de gerar uma venda, mas mesmo quando não há essa intenção direta, o artesanato muitas vezes faz o uso de técnicas que são repassadas há gerações pelas mãos ou com o auxílio de aparelhos sem grandes tecnologias envolvidas. As técnicas, os ensinamentos e as habilidades de um artesão são adquiridos e aperfeiçoados com o passar do tempo, dessa forma, não é algo que ele faz instintivamente, ou apenas como uma expressão momentânea dos seus sentimentos e do seu momento presente, o artesanato é algo que geralmente já tem um molde pronto, além de não se tratar de uma técnica única, criada pelo instinto do arte, normalmente as técnicas utilizadas são as mesmas em muitos lugares diferentes, dentro de um mesma região ou até em regiões distantes umas das outras.
Se formos fazer uma avaliação mais a fundo, o artesanato de certa forma pode sim ser considerado uma arte, uma forma de deixar a vida das pessoas mais bonitas ou tocá-las, assim como também a arte pode se tratar de uma aplicação do artesanato, como por exemplo, da criação de esculturas que pode ser feita com o trabalho com as mãos, mas com certeza, um não é inteiramente o outro e nem podem ser classificados da mesma maneira, já que são coisas diferentes, que podem sim ter um paralelo, no entanto, nada mais profundo do que isso. Uma outra questão que confunde as pessoas é em relação ao trabalho do artista visual e do artista plástico, como já mencionado acima, muita gente costuma classificar os artistas como se fosse a mesma coisa, como se fossem um único grupo de atuação, mas há muitas vertentes.
Aqui no Brasil infelizmente não há muita procura, incentivo ou reconhecimento em relação as artes, esse é um problema histórico do brasileiro, que causa um problema social e obviamente, também um problema e um déficit cultural imenso. A grande maioria do povo brasileiro sequer sabe quem são os grandes artistas brasileiros, o que fizeram, onde estiveram, os nossos museus não são muito visitados por nós, mas muito mais por turistas que vem de longe e estendem sua viagem para prestigiar a cultura nacional. Essa característica social do povo brasileiro em geral, vai ao contrário do que se vê no resto do mundo, principalmente nos países desenvolvidos, onde a arte e a história são extremamente valorizados, o brasileiro em sua grande maioria, não sabe da onde veio, não sabe a história e trajetória de seu povo, com isso fica bem mais difícil saber para onde está indo.
Qual a Diferença Entre Um Artista Plástico E Um Artista Visual?
Uma pergunta que em países desenvolvidos poderia ser respondida muito mais facilmente, tal como a pergunta do título, aqui no Brasil, seria frequentemente ignorada, no entanto, aqui estamos e vamos tentar clarear esses conceitos para você. Então vamos lá, artes plásticas x artes visuais, qual a diferença? Primeiramente é preciso deixar claro que ambos os termos estão compreendidos dentro do vasto campo das artes e não do artesanato, considerando todos os esclarecimentos dados acima no texto sobre os dois conceitos.
No Brasil existem muitos grandes artistas, em todas as áreas das áreas, tanto dentro das artes plásticas, como dentro do ramo das artes visuais, no entanto, muitas das suas vertentes foram sendo pouco a pouco desvalorizadas socialmente pela população em geral, o que é consequência da falta de qualidade de ensino que o povo do nosso país enfrenta desde muito tempo atrás, há poucas áreas da arte que realmente em algum espaço por aqui, a grande maioria é tratada com descaso ou sequer chega ao conhecimento do grande público, isso é um grande talento também, pois quantos artistas não poderiam ter nos deixado com um excelente legado se houvesse oportunidade de mostrarem os seus trabalhos, por isso é tão importante conhecer mais sobre a arte e suas vertentes, a seguir estão as explicações sobre dois grandes grupos das artes.
Agora vamos começar a nossa explicação falando sobre as artes plásticas, que também são comumente chamadas de belas artes, esse ramo do meio artístico compreende os trabalhos de arte que contem com material, matéria prima e algumas certas técnicas intuitivas ou não, ele tem a parte do vamos pôr a mão na massa, literalmente, exemplos de artes plásticas ou belas artes são os ramos das pinturas, as esculturas, as estatuas, os desenhos, a tecelagem, as gravuras, entre outros, as belas artes se refere a tudo que é produzido e que tem como resultado um objeto, tem um resultado de concepção física, palpável.
Os materiais mais comuns dentro do mundo das artes plásticas são por exemplo, a argila, usada há muitos e muitos séculos, há também a madeira, o papel, hoje também o artista plástico pode usar ferramentas modernas e tecnológicas para produzir sua arte, afinal muitos artistas plásticos hoje produzem arte em programas de computador, em softwares, etc. Há alguns materiais que são de uso mais recente e outros de uso mais antigo, existem muitos artistas plásticos hoje que tem um tipo de arte mais sustentável, ou seja, fazem sua arte, suas esculturas, pinturas, o seu trabalho usando materiais descartados, reutilizando-os, o que muitas vezes torna o resultado final ainda mais impressionante.
Já quando estamos falando sobre as artes visuais, esse tipo de arte engloba tudo aquilo que é produzido e que não está na esfera física do objeto, são as artes que não são palpáveis, tal como o teatro, a dança, a música, o cinema, etc. Estão incluídos as expressões de cor e forma, não em objetos, mas dentro da expressão humana, tal como o ramo das fotografias e do design. São as expressões artísticas que envolvem o corpo do artista, a sua própria atuação e externalização de sentimentos. Não há uma matéria prima em forma de objeto aqui, normalmente são estudados textos, podem ser ensaiadas coreografias, mas a expressão final das artes visuais é dada pelo artista em si, sem a pessoa, sem o ser humano para transmitir essa arte, não existe a arte visual.
Uma das formas mais difundidas de arte aqui no Brasil são as performances artísticas, que englobam as atuações dos profissionais das áreas, em especial no nosso país sempre tiveram um grande destaque as telenovelas, o que vem de uma cultura muito forte aqui na América do Sul e na América latina, como por exemplo, no México. A música também tem um espaço muito grande em nosso país, afinal é bem difícil viver sem música, muitas vezes nem percebemos, mas tudo que vemos e assistimos tem um trabalho de trilha sonora por trás.