Agulha Mágica Na Talagarça Fina
A talagarça é uma base para bordados e artesanatos, ela tem como sua principal característica ter uma trama aberta que é muito firme, tal como uma tela, isso se deve ao processo de engomamento que ela passa, ela pode ser usada para bordar em tecidos que por sua vez tenham a sua trama fechada. Ela pode ser usada para a confecção de vários tipos de peças, entre elas estão as bolsas, quadros, tapetes, caixas, entre muitos outros. O tamanho médio de uma talagarça fina base é de 50 centímetros por 1,40 metros, mas você pode comprar um tamanho maior, pode comprar duas medidas, três medidas, etc. Cada medida que você adquira a mais de talagarça fina, será no tamanho da base de 50 centímetros por 1,40 metros, duas medidas serão de largura de 1,40 metros pelo tamanho desejado por você.
A agulha mágica usada para a técnica é encontrada principalmente nos tamanhos de número 1 e 2, que são os mais utilizados. Cada uma dessas agulhas tem as suas próprias especificidades, sendo que a agulha de número 1 tem a ponta mais fina e trabalha melhor em tecidos mais grossos e que não sejam engomados, o tipo de linha ideal para usar com essa agulha são as linhas especificas para o crochê. Por outro lado, a agulha número 2 tem ponta mais grossa e trabalha melhor com lãs que tenham mais de 1 fio. A agulha mágica é ideal para fazer trabalhos em talagarça, uma dica para quem ainda não tem muita experiência na técnica é comprar as telas (talagarças) que já venham com uma estampa, desenhos, etc, isso vai facilitar o seu processo de criação.
Para quem escolhe peças com uma estampa, a costura consiste em seguir as linhas indicadas, para quem vai começar uma confecção a partir do zero, fazendo o seu próprio traço ou desenho, lembre-se sempre que o mais indicado é se trabalhar em pontos diagonais, que comecem sempre de baixo para cima e que saiam no quadrado acima no lado direito, assim iniciando a sua diagonal. Algumas dicas que podem ser muito úteis para quem está começando a fazer esse tipo de artesanato é manter a tela esticada e os pontos das linhas mais soltos, não há necessidade de apertar muito eles, o que pode gerar até mesmo um efeito colateral e fazer com que eles comecem a soltar após o seu trabalho já estar pronto.
Vale lembrar também que existem dois tipos de tela de talagarça, é a tela mais fina e a tela mais grossa, a diferença é que a tela mais fina tem mais quadrados, sendo assim o seu trabalho será mais minucioso, mais trabalhoso, mas muito bonito, escolha com base no tempo que você tem disponível e no objetivo do seu trabalho. A fina tem o contra de ser um pouco mais fraca, enquanto que a talagarça grossa tem um nível de resistência bem maior. Na talagarça fina o que algumas pessoas fazem é pular os buraquinhos, a cada um buraco, pula um, o que faz a técnica ser menos trabalhosa, lembrando que a linha usada é no máximo de número 6, a de número 8 já se torna muito grossa para essa aplicação. Uma vantagem que a talagarça fina oferece é que os pontos ficam mais firmes e mais agrupados, além disso, nos pontos retos, é mais fácil o processo de puxar a agulha do ponto, diminuindo o risco de soltar a linha, os pontos não têm grande risco de desmanchar.
Informações Para Os Iniciantes Na Técnica
Primeiro é preciso saber que você pode comprar a talagarça, o barbante, a linha, a lã, a agulha mágica, quase todas as coisas no mesmo lugar, normalmente em lojas especializadas em vender itens para costura. Além disso, é possível também comprar talagarças que já vem com o acabamento de viés, que é nada menos do que o acabamento das bordas da peça, para que não fiquem bordas “livres”, o que faria a peça correr o risco de desfiar a base, de enroscar os quadradinhos das beiradas em alguma coisa, entre outros contratempos que poderiam acontecer, mas se quiser você pode você mesmo comprar o viés e colocar na sua peça, ele é vendido normalmente por metro.
Você pode adquirir talagarças nas cores branca e bege, são as duas cores disponíveis no mercado atualmente. A talagarça fina gasta mais linha, barbante ou lã, portanto, se você ver alguma receita de como fazer a técnica da talagarça, mas em sua versão mais grossa, saiba que você terá que aumentar a quantidade de material de linha para que seja suficiente para a aplicação em talagarça fina, outra coisa é que o barbante rende mais do que a lã, um trabalho feito com lã, pode gastar muito mais material e consequentemente dinheiro para a confecção, mas não tenha medo, pois as peças feitas com barbante ficam igualmente bonitas e ainda são mais praticas, até mesmo para lavar, já que a lã desfia muito mais fácil do que o barbante.
Quanto as agulhas as mais usadas são as de número 1 e 2, mas algumas pessoas gostam de usar a agulha de número 3 para fazer o chamado caseado, enquanto que há pessoas que optam por uma agulha mais intermediaria de número 1,75 para bordar nas talagarças. Para os iniciantes, os artesãos dizem que a agulha de número 2,5 pode ser mais fácil para quem ainda está em processo de aprendizagem. Quem não sabe colocar o viés na talagarça pode terceirizar essa parte em uma costureira de qualidade, isso é indicado principalmente se você pretende fazer esse artesanato para vender.
Tenha atenção também para comprar os barbantes, é preciso utilizar barbante de qualidade, para que ele não solte tinta, que não desbote com o tempo de uso, principalmente se você for fazer tapetes, algo que pisamos, sujamos muito e desgasta bastante, além disso, procure um barbante que não fique soltando pelinhos no meio do seu processo de costura, rapidamente no google você pode fazer uma pesquisa de quais marcas oferecem um melhor custo benefício para esse material, procure depoimentos de outras costureiras, uma marca muito indicada costuma ser a Rufil, mas você deve procurar quais são as marcas que são encontradas na sua cidade. Os barbantes de tamanho grande contam com mais de 600 metros de fio.