O Que é Um Artesão Têxtil? O Que Ele Produz?

O Que é Um Artesão Têxtil? O Que Ele Produz?

São considerados artes têxteis as artes e ofícios que fazem uso de fibras animais, fibras vegetais ou fibras sintéticas, com o objetivo de construir objetos decorativos e práticos.

Desde o começo da civilização, os têxteis têm exercido um papel fundamental na vida humana. Os materiais e os métodos que são usados para que esses trabalhos possam ser feitos tiveram uma enorme expansão.

No entanto, as funções exercidas pelos têxteis continuaram sendo as mesmas. As artes têxteis possuem uma história que caminha paralela a do comércio internacional. A tintura roxa Tyrian, no antigo Mediterrâneo, tinha uma grande importância.

Trazida da China, pela rota da seda, veio a seda chinesa para os países da Europa, África e Índia. A Revolução Industrial trouxe um avanço à tecnologia têxtil. A produção e também a fiação mecanizada usando o tear elétrico e o descaroçador de algodão provocou a rebelião dos luditas.

O termo têxtil vem do idioma Latim “texere”. Termo esse que tem o significado de “tecer”, “construir” ou “trançar”. A arte da feltragem é a mais simples das artes têxteis.

Nesta arte de feltragem, são usadas fibras animais, que são emaranhadas, utilizando a umidade e o calor. As artes têxteis, em sua maioria, têm início com fiação ou torção, e também fibras usadas para fazer o fio (quando é muito fino ele é chamado de fio; quando ele é muito pesado, ele é chamado de corda).

Feito este fio, ele é entrelaçado, amarrado, trançado e também tecido. Nesta fase, ele se transforma em tecido, ou mesmo em um pano flexível. Depois de pronto este pano, se transforma em móveis macios, e também em roupas.

Todos estes itens, como os fios, feltros, tecidos, e também os objetos acabados, são todos referidos coletivamente como têxteis.

Técnicas usadas para decorar ou embelezar têxteis, também são incluídas nas artes têxteis como, por exemplo, tingimento, impressão para dar cor, e também padrão, como bordado, tecelagem e rendas.

Métodos como tricô, alfaiataria, costura, crochê, e também as ferramentas e técnicas empregadas, e os objetos concluídos, como os carpetes, tapetes, cobertas, e kilims, todos esses entram na categoria das artes têxteis.

O Artesão Têxtil

Artesão Têxtil

Artesão Têxtil

O artesão é aquele indivíduo que tem o domínio de todos os recursos que há para que a produção manual, feita com objetos que lhe possibilitam sobreviver economicamente.

Na maioria das vezes, o artesão não tem uma educação privilegiada, uma educação técnica, mas possui o dom de criar, fazer o conhecido artesanato. Assim, a partir do uso de matéria prima e de instrumentos apropriados, consegue realizar a sua arte.

A tessitura manual, no geral, é englobada por esta arte que, na maioria das vezes, é elaborada e arquitetada por apenas uma pessoa. Por este motivo, dificilmente essa arte é considerada como um trabalho do tipo coletivo.

Mais de 80% de todo o material utilizado pelo artesão, para realizar o seu trabalho artesanal, é resultado de conversão de outro material. No geral, a criação do artesão é baseada em histórias do local onde mora, e de tudo que está ao seu redor.

O artesão nunca faz uso de recursos que sejam automatizados. Assim, todos os recursos utilizados por ele são artesanais. O que faz com que tudo o que ele produz seja um produto autêntico e singular. Na maioria das vezes, os produtos possuem uma natureza cultural.

Os objetos que são criados pelo artesão não necessitam, obrigatoriamente, possuírem uma finalidade comercial.

acordo com o desenvolvimento e crescimento da industrialização, e com a constante mecanização da produção, a arte do artesanato caminha para uma direção de cultura popular, fazendo do próprio artesão um instrumento desta mesma cultura popular.

Existem artesãos de vários segmentos. E este segmento será vai ser definido de acordo com o objetivo do próprio artesão no momento da criação de seus produtos.

Por exemplo, o artesão que tem o objetivo de atrair o público, despertar no mesmo uma admiração e devoção intensas, se valendo da sua inventividade, da sua habilidade e de seu poder criativo para, com isso, alcançar este objetivo, é considerado como um artesão-artista.

Já no caso do artesão-artesão, ele corresponde a um profissional que tem em sua mente propósitos mais comerciais, este tipo de artesão faz uma produção de objetos em série, mesmo que somente com a ajuda de alguns instrumentos básicos.

Ele tem um foco voltado especialmente para o jeito prático de sua produção, projetando objetos como, por exemplo, a cerâmica ornamentada. Objetos esses que são totalmente criados manualmente.

Agora, vamos falar do artesão conhecido como artesão semi-industrial. Ele faz a junção de duas técnicas, ou seja, usa duas técnicas ao mesmo tempo para a execução do seu trabalho Ele usa técnicas industriais e técnicas manuais, se baseando sempre em modelos já prontos. Assim como também em mecanismos do tipo semi-automatizados.

Desta forma, tem a possibilidade de ser capaz de fazer a produção de vários objetos iguais como, por exemplo, jarros, potes e tigelas de cerâmica, e vários outros.

É considerado um mestre artesão aquele profissional que se destaca fazendo o seu trabalho, e provoca nos companheiros um sentimento de profunda admiração.

O mestre artesão não tem o intuito de guardar só para si o seu conhecimento, mas sim transmiti-lo aos outros, passando-os de geração em geração.

Artesão Têxtil Trabalhando na Máquina de Costura

Artesão Têxtil Trabalhando na Máquina de Costura

Núcleos de Artesãos

Normalmente, profissionais como estes formam núcleos feitos de artesãos. Estes núcleos são compostos por poucos membros. Tais membros têm o mesmo objetivo, que é o desejo de aperfeiçoar e ampliar o conhecimento artesanal.

Os membros destes núcleos trabalham no desenvolvimento de ações como elaboração, administração, disseminação e educação. Tudo isso ligado diretamente à produção artesanal.

Existem também vários tipos de grupos, os quais se dividem segundo os seus objetivos. Existem alguns núcleos com objetivo de produção artesanal, que têm como foco uma estruturação com uma formalidade menor por parte dos artesãos.

Eles fazem o mesmo tipo de trabalho, e são formados por indivíduos que fazem parte da mesma família. Por isso, denomina-se produção familiar. E os compostos por indivíduos que usam processos produtivos e materiais distintos, são associados de maneira informal ou formal.

Assim, eles trabalham para conseguirem alcançar metas comuns, e descobrirem juntos formas mais eficazes na hora de divulgar e de vender seus produtos têxteis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *