A decoração de um determinado ambiente é mais do que simplesmente colocar alguns itens em um local e pronto. Na verdade uma boa decoração pode ser o retrato do dono ou do morador de uma determinada residência. A decoração acaba sendo muito importante porque acaba sendo uma extensão dos gostos e da cultura da pessoa para o espaço físico em questão. É exatamente por isso muitas pessoas evitam a contratação de um decorador, porque quando uma outra pessoa acaba fazendo a decoração de um ambiente pode parecer que aquele ambiente não tem a cara da pessoa que mora no local.
A Decoração
A decoração de um determinado ambiente pode ser feita tanto com a composição da compra de uma série de produtos para serem colocados no ambiente e assim compor um visual, a pessoa também pode investir na decoração mais artesanal que podem ser feitas por outras pessoas ou até mesmo, pela própria pessoa que mora no local.
Muitas pessoas acreditam que o artesanato pode ser uma excelente técnica para se aprender coisas novas, desenvolver determinadas habilidades que podem estar escondidas e ainda por cima desenvolver a criatividade. É muito interessante decorar uma casa com itens que são feitos pelas próprias pessoas. Se a pessoa gostar do que está fazendo, é possível ainda começar a fazer determinados itens de decoração para serem vendidos.
Dentre os itens de decoração que mais fazem sucesso entre as pessoas que estão começando a entrar neste segmento de artesanato. Realmente, as mandalas são itens decorativos que ficam muito bonitos e também combinam com diversos outros itens de decoração, o que permite que as pessoas tenham mais opções na hora de compor a decoração de um determinado espaço. As mandalas também possuem diversos outros significados, sendo que muitas pessoas acreditam que a Mandala carregue energias positivas para um determinado local.
Significado Da Mandala
A palavra Manda significa Círculo na linguagem sânscrita, e como símbolo trata-se de uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. A mandala pode ser encontrada de diversas maneiras e também diversos símbolos dentro, mas sempre é uma forma geométrica circular que representa a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Diversas representações e sociedades primitivas representavam a trajetória do tempo como uma trajetória circular, que acabaria representando um ciclo. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre.
Hoje é mais comum entender a Mandala como o simbolismo do mundo que dá forma as cidades e aos templos, e que já davam o mesmo significado também na utilização dos palácios reais. A mandala também é muito utilizada no ramo das artes plásticas, se apresentando como uma rande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.
Como Fazer Uma Mandala De Material Reciclável
Existem diversas formas de se fazer uma mandala, sendo que diversos materiais também podem ser utilizados. Para fazer uma mandala de material reciclável, você vai precisar dos seguintes itens: Jornal velho, que pode ser tanto com páginas coloridas quanto páginas em preto e branco; Cola branca, que pode ser encontrada em qualquer papelaria; Esparadrapo simples; Vareta para fazer os canudinhos da mandala; Tinta a base de água, que pode ser da cor de sua preferência; Base para moldar os tamanhos, que pode ser um rolo de filme pvc, ou uma garrafinha de água, ou uma lata de leite.
Para fazer a mandala com estes materiais, antes de mais nada comece fazendo canudos com o jornal, faça vários e reserve. Pegue os canudos e comece montando com os tamanhos/moldes escolhidos. Cole as pontas dos canudinhos de jornal para não soltar. Pinte na cor desejada. Não esqueça de passar cola nas pontas dos canudinhos de jornal para não soltar e prenda as argolas com esparadrapo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CJ4B2Qld-YU[/youtube]
Dicas Para Fazer Mandala De Crochê
Outro material que também é muito utilizado para fazer uma mandala são as linhas de tecido que podem ser tecidas utilizando a técnica de crochê. É claro que para fazer a mandala deste segmento, é importante que se tenham alguns conhecimentos na arte de fazer o crochê, mas não é preciso ter conhecimentos muito avançados. Para fazer este tipo de mandala você vai precisar dos seguintes materiais: Galho verdinho, Toalhinha ou paninho de crochê, linhas de crochê das cores que proferir, tesoura e miçangas e mimos diversos para decoração do artesanato.
Para fazer esta mandala siga os seguintes passos:
- Pegue um galhinho bem flexível para começar a fazer o trabalho.
- Enrole-o e faça um arco redondinho para começar a cobrir com a linha de crochê.
- Depois que cobrir todo o seu círculo feito com um galhinho verde com a linha de crochê da cor de sua preferência, você já pode ir estudando de que forma irá anexar a sua composição em crochê dentro do aréola revestida.
- Para fazer esta composição em crochê para o centro de sua mandala é preciso apena cortar com a tesoura só a parte interessante da toalhinha para incrementar seu artesanato.
- Fixe o crochê na mandala amarrando as extremidades da sua peça em crochê.
- Depois disso, as pessoas precisam amarrar direitinho o pedaço de toalhinha de crochê, sendo que ela deve ser colocada no meio da mandala.
- Assim que a pessoa termina todos estes passos, ela pode começar a acrescentar os detalhes na sua mandala. É importante amarrar bem a linha de crochê no arco e inserindo miçangas, penas ou demais adereços que as pessoas tenham separado para fazer sua mandala de crochê.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BmUkgqNwHzQ[/youtube]