Aprenda a Estampar Flores em Tecidos

A estampa em tecidos é uma técnica bastante utilizada principalmente para a criação de pano de prato, mesmo sendo uma técnica já bastante conhecida muitas pessoas acabam não conhecendo esse tipo de serviço. Em todo caso, nesse artigo iremos apresentar detalhes de como se estampar um tecido com estampas de flores, sendo que além de tecido convencional também iremos ensinar como estampar camisetas, sendo um tecido que também oferece bom suporte para pintura e pode ser facilmente estampado, gerando assim maior renda mensal para sua residência, sem contar que é algo que muitas pessoas gostam de fazer, sendo também um bom passa tempo.

Como Estampar Tecido – Flores

Esse tipo de tecido pode ser estampado facilmente, primeiramente escolha qual tecido você quer estampar, o indicado é começar com um pano de prato liso, sendo um produto que oferece bom suporte para pintura e que também facilita muito nas técnicas de desenho. Com o pano de prato em mãos coloque o mesmo em um local fixo para que não aja movimentação, com o pano de prato devidamente fixado faça o desenho das flores que você deseja estampar, esse desenho deve ser feito com um lápis para que não atrapalhe na pintura.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UjjYCfZVAsk[/youtube]

Nesse caso será necessário ter boas técnicas de pintura para conseguir fazer uma estampa de qualidade, caso contrário você não conseguirá fazer o desenho de flores. Lembrando que para tal serviço, será necessário utilizar tinta para tecido e também pincel de pintura. No começo não é necessário ter tanto conhecimento, porém com o tempo esse conhecimento será aprofundado e consequentemente, você conseguirá aplicar mais técnicas em sua estampa. Uma dica interessante é frequentar cursos de pintura, pois é uma forma muito eficaz e rápida de aprender a pintar e consequentemente sua produção de estampas ficará mais rápida e bem feita.

Como Estampar Camisetas – Flores

O tecido de camiseta também oferece suporte para quem quer fazer uma estampa manual, sendo necessário apenas adquirir uma camiseta lisa para que possa ser feita essa estampa. Porém é possível utilizar técnicas de serigrafia para a criação de estampas de flores, como as flores contam com várias cores será necessário utilizar a “cromia” que consiste em quatro cores que irão formar todas as cores de um desenho, essas cores são Cyan, Amarelo, Magenta e Preto. Esse sistema de cores também é utilizado em impressoras jato de tinta, porém fazer essa técnica requer bastante conhecimento para que seja possível fazer uma estampa de qualidade.

Camisetas

Nesse caso será necessário quatro telas com nylon, emulsão fotográfica e folhas com a cromia com o desenho de flores, essa cromia pode ser feita junto a qualquer gráfica. Através dessa cromia, deve ser feito a revelação das telas, essa revelação pode ser feita queimando o desenho no sol em media 10 segundos, Com todas as telas devidamente reveladas, basta ter em mãos aos cores de tintas informadas acima. Lembrando que essas tintas devem ser exclusivas para a criação de cromia, caso contrário uma irá tapar a outra, não criando nenhuma imagem na camiseta.

Essas técnicas são bastante utilizadas atualmente e na internet é possível encontrar vários cursos relacionados, cursos esses que podem ser feitos gratuitamente através de apostilas e também de vídeo aulas. As técnicas indicadas acima também podem ser utilizadas para qualquer outro tipo de criação de desenho em estampas para camiseta, porém para grande demanda é necessário utilizar ferramentas de maior qualidade para que seja possível manter a qualidade e cumprir a demanda de pedidos oferecidos.

Flores Coloridas

Mais Algumas Formas de Estampar

Outra forma bastante comum de estampar tecido e que pode oferecer muita qualidade é através de uma prensa térmica, chamado de estampa de transferência, sendo necessário seguir até uma gráfica de grande porte com o desenho das flores em um pendrive. Ao chegar na gráfica peça para que essa imagem seja impressa em folha de transferência para estampa em tecido, será feito a impressão e você irá perceber que a gráfica imprimou a folha com a imagem ao contrário. Isso acontece porque a imagem será aplicada de forma direta e precisa estar espelhada para que não seja transferida de forma errada em seu tecido.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gL7JEPHzdGA[/youtube]

Para fazer a transferência coloque a folha com a imagem virada para o tecido, certifique-se de que a imagem está no local certo e pegue o ferro de passar roupa, assim que o ferro estiver muito bem aquecido, comece a passar o mesmo em cima da folha, faça isso durante alguns segundos até perceber que a folha está devidamente colada junto ao tecido. Agora é preciso apenas puxar com cuidado essa folha para verificar que a imagem ficou devidamente impressa no tecido, lembrando que essa modalidade de serviço não requer tanta técnica e pode ser feita por qualquer pessoa. Porém, o grande diferencial é a qualidade da impressão da folha, sendo ela a principal responsável por oferecer qualidade na estampa.

Algumas Dicas

Esteja ciente de que todas as técnicas indicadas acima podem gerar um bom dinheiro durante o mês e também pode ser uma ótima forma de passar o tempo, pois é possível criar peças que realmente chamam a atenção de quem as vê. Em todo caso, uma dica interessante é procurar cursos gratuitos na internet para poder aprimorar suas técnicas, também será necessário deixar um local exclusivo em sua residência para que possa ser feita suas estampas, lembrando que para melhorar a qualidade em ambas as técnicas, deve ser utilizado cola permanente para fixar o tecido, dessa forma evita qualquer movimentação do mesmo e assim estragando sua estampa.

Essa cola de tecido pode ser encontrada em qualquer loja especializada nesse segmento e deve ser aplicada em um local de madeira ou uma peça de PVC, sendo necessário aplicar a cola e deixar a mesma secar bem antes de ser aplicado o tecido. Por ser uma cola de grande resistência, pode ser utilizada a mesma cola durante várias vezes, sendo preciso apenas guardar em um local que não pegue poeira.

Atualmente, existem várias formas de estampas tecidos. A seguir vamos lhe apresentar algumas.

A Estampa Feita a Laser

Esse tipo de estamparia é pouco utilizado nas confecções nos dias de hoje devido a sua limitação. Por “queimar”, ou melhor, imprimir em somente uma cor, o efeitos sempre é o mesmo, parecido um pouco com o efeito corrosão feito em serigrafia.

Sublimação/ Transfer

É um processo onde a imagem do papel é transferida para o tecido por uma prancha aquecida com prensa térmica. Quando o papel é submetido à pressão e alta temperatura por alguns segundos, a tinta contida no papel é transferida para o tecido.

Estamparia Digital

A impressão digital têxtil dispensa a fabricação de cilindros e matrizes, além de possibilitar a produção em escala pequena. Porém, a estamparia digital custa em média 3 vezes mais que os outros métodos tradicionais de estamparia devido ao alto custo do maquinário e da tinta.

Serigrafia

Conhecida também como silk-screen é um processo de estamparia onde a tinta é vazada, pela pressão de um rodo, através de uma tela preparada.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *