Inspire-se na Pop Art Para Criar Lindas Peças de Artesanato

A arte e o processo criativo de seus artistas estão sempre tentando se reinventar. Dependendo do contexto histórico, no qual as mais diversas expressões artísticas tomam forma, o objeto da arte e seu criador podem sofrer grandes influências que com certeza influenciaram os costumes dos povos de todas as épocas.

Um exemplo clássico do que foi dito é a Pop Art que foi um movimento de arte popular cuja inspiração não era outra senão a expressão da cultura das pessoas do povo. Mas como será que a Pop Art se iniciou? Quais seus principais representantes? E quais são as principais características do artesanato da Art Pop? É o que analisaremos nesse artigo.

Pop Art

Como se Iniciou a Pop Art?

Nos anos cinquenta mais precisamente nos Estados Unidos e na Inglaterra, que na época eram países de vanguarda, alguns artistas iniciaram um movimento de arte popular que foi denominado de Pop Art. Essa nova expressão artística na verdade foi uma reação ao movimento anterior, na década de quarenta, chamado expressionismo abstrato que era considerado por muitos como uma expressão artística mais voltada para a elite social daquela sociedade.

Com o surgimento da Pop Art logo surgiram várias pessoas interessadas em participar desse movimento. Esses artistas faziam suas obras de artesanato inspirados nas tradições da cultura popular, porém ao mesmo tempo faziam uma critica bem-humorada e extremamente criativa do modo de vida consumista que as pessoas daquela sociedade levavam. Apesar desse fato parecer um grande paradoxo, os artistas da Pop Art conseguiram realizar trabalhos artísticos maravilhosos, e até a data atual são ainda muito reverenciados em várias partes do mundo.

Como consequência do aproveitamento da cultura de massas, os materiais utilizados pelos artistas no movimento da Pop Art eram elementos comuns que a grande maioria das pessoas utilizava no dia a dia como, por exemplo: Embalagens dos alimentos, histórias em quadrinhos, latas de refrigerantes, panfletos de propaganda, bandeiras, entre outros utensílios incomuns naquela época, que servissem como material para um artista criar uma obra de arte. As criações que caracterizavam o movimento artístico Pop Art utilizavam esses objetos nos mais variados formatos além de abusar de cores bem intensas.

Duas técnicas criativas que se destacaram na Pop Art foram a colagem, e a repetição de cores variadas em um único objeto. Dentre os principais materiais que os artistas do movimento da Pop Art utilizavam em suas criações artísticas estavam os poliéster, goma, espuma e acrílico que aproveitava essa matéria-prima derivadas as tecnologias novas que já haviam surgido no século XX, época em que o movimento da Pop Art floresceu para o mundo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qcZseTObbFU[/youtube]

Principais Artistas do Movimento da Pop Art

As várias obras de arte realizada pelos importantes artistas do movimento artístico da Pop Art ficaram famosas até hoje. Dentre os principais, podemos destacar:

-Peter Blake que ficou famoso por criar a capa do disco do conjunto musical Beatles chamado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts  Club Band. Abaixo segue um link com a famosa capa dos Beatles

http://veja.abril.com.br/blog/ricardosetti/files/2012/05/sgt_pepper-400.jpg

-Andy Warhol que reciclou o retrato da famosa atriz Marilyn Monroe em várias telas por volta dos anos sessenta. Warhol era famoso não somente por ser um pintor genial, como também por seu trabalho como cineasta. Abaixo segue um link que mostra o trabalho de Andy Warhol sobre Marilyn Monroe:

http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/artes/pop-art-warhol.jpg  Andy Warhol, Marilyn.

– Roy Lichtenstein era de origem norte-americana e se tornou famoso pelos seus trabalhos que criticavam a cultura popular através das histórias em quadrinhos. Abaixo, seguem vários links de algumas obras desse maravilhoso artista sua crítica ao consumismo.

http://lh3.ggpht.com/8Gon02eJOJw/TiGuHfCY9sI/AAAAAAAAI6c/yDYtCd9PsSQ/s1600h/ObrasdeRoyLichtenstein3.jpg  Quadro “Ohhh…Alright”… em 1964

http://lh3.ggpht.com/PbwXy8G8swk/TiG4e0cWivI/AAAAAAAAI8A/xnc4cn3G4p8/s1600h/crak%25252obra%252520de%252520roy%252520lichtenstein%25255B5%25255D.jpg

http://lh5.ggpht.com/Upp3fqX0GxI/TiG4jvDd2iI/AAAAAAAAI8Q/6WryrcwiGnA/s1600-h/roy-lichtenstein%252520coca%252520cola%25255B5%25255D.jpg

– Wayne Thiebaud também de origem norte-americana. Esse pintor se destacou pelas suas criações artísticas que abordavam temas, como por exemplo, nostalgia e humor. Abaixo, seguem links com obras do artista:

http://3.bp.blogspot.com/ow3zQHoE944/Tjy6zclBw5I/AAAAAAAAFbY/2lWcddl1cFE/s1600/cupcakes+1971.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-AnhV-l8xANo/TbxYe8C8ZhI/AAAAAAAAF3o/KYLK2y96ZWU/s1600/4-wayne-thiebaud.jpg

– Jasper John foi talvez o pintor menos conhecido de todo o movimento da Pop Art, porém não menos talentoso. De origem também norte-americana ficou famoso especialmente pela sua criação artística realizada em 1954 que se chamava Flag. Abaixo segue um link com a obra de John.

http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/3412/34754.jpg

A Pop Art no Contexto Histórico

O movimento artístico da Pop Art buscava romper com as influências da arte erudita e criticava o consumismo da cultura de massa. Por isso o cinema, histórias em quadrinhos, e os programas na televisão serviam como matéria-prima para que os artistas das Pop Art extraíssem dela suas principais ideias originais e criativas que se espalharam pelo mundo inteiro. No Brasil, esse movimento foi chamado de Arte Pop e se destacou principalmente entre os pintores da época.

A principal característica das pinturas brasileiras é que elas eram pintadas completamente à mão de maneira rústica bem ao estilo da década de sessenta. Abaixo segue um exemplo de uma pintura brasileira da Arte Pop:

http://static.airu.com.br/img/product/airu/0/8696/frida-khaloquadropoparte_1323349928096_BIG.jpg  Quadro da Frida Khalo em tinta acrílica totalmente pintada à mão.

Pop Art e sua Origem

Considerações Finais

A Pop Art foi um movimento artístico muito importante que ao mesmo tempo em que utilizava a cultura das massas como matéria-prima para suas obras criativas, também fazia uma crítica, por vezes bem-humorada à sociedade consumista da época.

O movimento surgiu nos Estados Unidos e Inglaterra, mas se espalhou por todas as partes do mundo. Entre seus principais representantes estão o cineasta e pintor Andy Warhol e sua famosa reciclagem da atriz Marilyn Monroe que até hoje representa um ícone da Pop Art. Outro artista cuja obra é bastante interessante é Roy Lichtenstein que fez suas críticas à cultura das massas a o consumismo vigente na sociedade de uma maneira inteligente e criativa: Através de histórias em quadrinhos.

No Brasil, os artistas brasileiros tiveram destaque com suas pinturas feitas totalmente a mão, técnica que remetia à década de cinquenta e sessenta quando a Pop Art surgiu. A Arte Popular como o próprio nome já diz e uma arte do povo e por isso o único compromisso que ela deve ter é com a criatividade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CjRvDLJtAKQ[/youtube]

Esse movimento artístico foi muito importante para o mundo da arte de uma maneira geral, pois trouxe novas técnicas como colagem, por exemplo, ou então repetir a mesma figura com uma grande variedade de cores, como foi feito por Andy Warhol com o retrato de Marilyn Monroe que ganhou varias reciclagens cada uma com um colorido diferente que antes, não eram utilizadas pelos artistas.

A Pop Art foi e é até os dias atuais, um dos melhores movimentos artísticos do século pela criatividade das obras de seus principais artistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *