Há diversas maneiras de se trabalhar com artesanato e a variedade de materiais disponíveis no mercado, permite-nos uma gama de possibilidades, as matérias são inúmeras: madeira, parafina, fibras naturais, vidro, plástico.
Interessante é quando utilizamos algo que está em todos os lares e que ás vezes passa imperceptível aos nossos olhos, por exemplo, o sabonete.
Flores de sabonete são objetos decorativos belíssimos e conferem graciosidade e leveza ao ambiente, sua matéria-prima é a glicerina, produto de fácil manuseio e alta maleabilidade, é bem acessível, pois pode ser encontrado em qualquer supermercado de qualquer região brasileira. Para iniciar é sempre bom observarmos a natureza, pois aprendemos o movimento das pétalas, as cores e suas nuances, tudo gratuitamente fornecido por nosso Criador.
Além do material de base, que é a glicerina pura, encontrada facilmente em lojas de artesanato ou em lojas na internet, também usamos cola, amido de milho, essências olfativas e corantes para atingir a cor deseja, esse sendo obtido de três formas, primeiramente através do pigmento líquido para sabonetes, ou pelo pigmento em pó e também através do uso de materiais naturais encontrados em nossa cozinha, como as especiarias e ervas, cito algumas, a cúrcuma, o cacau, a erva-cidreira e a calêndula.
O processo inicia-se com o fracionamento da glicerina que pode ser opaca ou transparente, e com um ralador de legumes ou auxílio de uma faca convencional, ferramentas que posteriormente não deverão ser reutilizadas para o manuseio de alimentos, reduzimos essa base, em seguida colocamos em uma tigela e levamos ao banho-maria para o derretimento da mesma, no fogão convencional ou em um forno micro-ondas, sendo que o recipiente ideal é o de vidro, misturamos vagarosamente a massa com auxilio de colher de pau ou de plástico, para assim chegar a homogeneidade, após o desligamento do fogo, quando a base já estiver fria, podemos inserir a essência de sua preferência, em seguida a cola e o amido de milho para dar liga a massa, a seguir utilizando um rolo de macarrão abra a massa como no processo de tortas e pizzas.
Com o auxilio de cortadores de alumínio, faça o recorte da massa no formato de pétalas com auxilio de uma agulha de tricô, boleie a pétala, deixe-a arredondada nas bordas, com outro pedaço de sabonete faça a base, cole as pétalas com cola quente na base de apoio, cubra a base colando seis pétalas, em seguida coloque mais três formando uma espiral, como numa flor.
O manuseio deve ser feito com cuidado, não devendo ser expostas a umidade pois podem derreter e nem ao calor em excesso para não ficarem com aspecto ressecado, para presentear ou vender suas flores, use caixinhas de plástico transparente.
adorei as flores sao lindas aprendi coom muita fasilidade