Os sabonetes artesanais são uma ótima opção para presentes ou decoração. Eles podem ser feitos para uso pessoal, ou até mesmo virar uma fonte de renda!
A seguir vem a receita de um sabonete simples, que pode ser usado como base para outros, mais elaborados.
Você Vai Precisar de:
• 1 Kg de base de glicerina para sabonetes (branca ou transparente)
• 30 mL essência para sabonetes
• corante alimentício (anelina da cor que quiser dar ao seu sabonete)
• álcool de cereais
• 1 panela de vidro, ou esmaltada (nunca usar de metal ou alumínio)
• 1 forma para banho-maria
• bastão de vidro (ou colher de pau, embora essa possa afetar na cor e odor do sabonete final)
• forma de vidro ou moldes de silicone ou plástico
• embalagens
Pique a glicerina em pequenos pedaços, e derreta-a em banho maria, com a água quente, mas não fervente. Retire a panela do fogo quando ela estiver completamente derretida. Em seguida, acrescente o corante aos poucos até obter a cor desejada, mexendo suavemente com o bastão de vidro.
Espere esfriar um pouco, até que se forme uma nata fina na superfície do sabonete: isso serve para que a essência e o extrato não evaporem, deixando seu sabonete perfumado.
Adicione a essência, e mexa com o bastão de vidro suavemente, para não fazer espuma. Caso isso aconteça, borrife o álcool de cereais até que ela suma. Quando estiver misturado, segura a película formada na superfície com o bastão de vidro, e despeje o conteúdo na forma escolhida. Mais uma vez, borrife o álcool de cereais para evitar a formação de espuma.
Aguarde de 30 minutos a 1 hora para desenformar. Depois, espere pelo menos 2 horas para colocar o sabonete na embalagem final.
A seguir, algumas dicas para tornar seu sabonete exclusivo:
Colocar o sabonete em formas individuais, de formatos diferentes para secar sempre dá um ar diferenciado para o que fez.
Caso use a base transparente, uma ótima opção é misturar pétalas secas, ou pequenos pedaços de sabonete opaco e colorido na massa, antes de ser despejada na forma final para secar – o toque diferenciado de algo dentro do sabonete dá um ótimo efeito visual.
Se utilizar uma única forma grande, recorte o sabonete em pequenos quadrados ou triângulos, e capriche na embalagem – cores mais terrenas ficam bonitas nessa formatação mais rústica.
Dê um acabamento bem feito aos sabonetes: não deixe rebarbas, ou espumas secas ao seu redor, o ar de descaso tira o efeito da delicadeza da peça.
Na hora de embalar, as opções são as mais variadas, desde plástico filme – boa opção para sabonetes maiores e quadrados ou redondos – até pequenos saquinhos de tule, com diversos sabonetes menores e mais delicados dentro, formando um sache.
Aproveite as dicas e divirta-se!
Colega, boa tarde! Gostaria de saber o nome desta glicerina. Uso a cristal da wanny, mas me parece q eciste outra ainda mais transparente, pode me ajudar:
obrigada