No campo do artesanato tudo vira arte, desde a utilização de materiais recicláveis até letras completamente desenhadas e elaboradas. Acredita-se que a pratica do artesanato é um dom que a pessoa nasce com ele. É preciso ter uma visão um pouco diferente e ter a capacidade enxergar produto finalizado sem sequer ter começado a ser feito.
Mas mesmo assim, muitas pessoas que não detém esse dom nato também querem praticar o artesanato, e sim, elas podem, depende apenas da sua dedicação para ter um produto finalizado e terá um resultado incrível também. Para isso, existe uma serie de técnicas e maneiras que podem ajudar os iniciantes da prática do artesanato, algumas dessas técnicas serão apresentadas a seguir no texto.
Artesanato Para Iniciantes
Muitas pessoas buscam maneiras de aproveitarem seu tempo livre com alguma atividade que irá gerar um desenvolvimento pessoal para ela. E a pratica do artesanato é uma dessas atividades, além de a pratica ser fonte de renda de muitas famílias, ainda é utilizada como forma de hobby por muitas outras.
No momento em que a pessoa decide que quer praticar, criar produtos artesanais ele deve identificar qual material ela tem mais afinidade e vontade de gerar outros produtos através deles. Há uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados para isso, desde materiais recicláveis até artigos de papelaria. Geralmente, a maior parte das pessoas que se interessam iniciar a fazer artesanato são idosas, e as mesmas costumam ter bastante intimidade com artigos de costura.
Dessa forma, uma opção para elas é a utilização de tecidos para fazer arte, como TNT, feltro ou até mesmo retalhos de costura. Esses materiais podem gerar uma infinidade de peças, como colchas feitas de retalho, toalhas de mesa, puxa saco de cozinha, bonecas de pano entre outros objetos.
A prática de artesanato para iniciantes surge como uma tentativa de distração para as pessoas, pois de certa forma, o trabalho artesanal exige bastante paciência e atenção e isso exige bastante tempo do indivíduo. O trabalho artesanal é uma forma de arte, pois as pessoas que fazem utilizam apenas da sua mão de obra e uma matéria prima para fazer determinado produto. E essa prática possui grande validade no mercado.
Sugestões De Peças Artesanais Para Serem Produzidas Por Iniciantes
Para aqueles que estão iniciando no campo artesanal e necessitam de uma inspiração sobre alguns produtos que podem ser feitos com pouco material e o mínimo de complicação possível, o texto a seguir irá apresentar alguns tutoriais extremamente fáceis para dar um ponta pé inicial em sua carreira como artesão.
Quadro Decorativos Em MDF
Para fazer esses quadros decorativos não se precisa de muitos e geralmente terão esses materiais em casa, apenas irá precisar dos seguintes materiais:
- Lápis ou Caneta;
- Régua;
- Tesoura sem ponta;
- Cola quente;
- Folha de papel (a cor e estampa é de sua preferência)
- Quadro, MDF ou porta-retrato velho.
Depois de separado o material, disponha eles em uma superfície plana e espaçosa. Escolha a palavra que queira estampar o quadro, é interessante usar uma palavra que tenha um significado importante para você, como por exemplo “love”. Depois de feita a escolha da palavra, pegue o molde das letras e marque com caneta ou lápis sobre o papel escolhida, em seguida recorte as letras. Por fim, cole as letras com o auxilio da cola quente sobre o MDF ou pallets de madeira. E está pronto seu primeiro objeto artesanal.
Nichos Para Suculentas Com Palitos De Picolé
Outra opção fácil de produto artesanal são os nichos feitos com palitos de picolé. Para faze-los irá precisar apenas de dois materiais, que são eles: cola quente e o palito de picolé. Antes de iniciar procure na internet um molde de um hexágono (polígono de 6 lados), o tamanho da figura é de sua preferência, depois que estiver com esse molde em mãos, predisponha os palitos de picolé sobre ela. Cada lado, receberá um palito de picolé. Feito isso cole esses primeiros 6 palitos e em seguida cole os demais em cima desses primeiros. Até chegar em uma altura que de para estacionar um vasinho de planta, que será colocado as suculentas. E pronto, o seu nicho está pronto com apenas dois materiais.
Pode se usar também, caso seja de sua preferência, uma espécie de fundo nesse nicho. Ele ficará como um quadro aberto. Esse fundo pode ser feito de MDF ou até mesmo de papelão. Dá um novo efeito para a peça.
Artesanato Com Letras Sombreadas
Como já dito anteriormente, existem diversas formas de se fazer artesanato. E eles podem estar presente até mesmo nas letras. Muitos tem dúvida de como fazer aquele efeito sombreado em letras, tanto manualmente com lápis e caneta, tanto computadorizado. E ainda como fazer sombreado em artigos de tecidos, como o feltro.
Dessa forma, iremos mostrar as maneiras mais simples de se fazer sombreado nessas peças. Inicialmente será mostrado como fazer sombreado em letras feitas a lápis.
Sombreado Com Lápis
Para fazer sombreado em letras com lápis não é uma tarefa muito complicada, no entanto exige um pouco de atenção. O sombreado é uma espécie de fundo para a letra, além se torna praticamente uma representação em 3D. Primeiramente, faça a letra que deseja sombrear, por exemplo a letra A. Tente fazê-la o mais reta que conseguir, se possível utilize uma régua, sem seguida, faça o contorno dessa letra do lado de fora, deixando mais ou menos 1cm de cada lado. Não se esqueça de fazer buracos dentro da letra também.
Após feito isso, é o momento do segredo que muitos erram na hora de fazer o sombreado. Agora você irá puxar linhas retas, essas linhas terão que ser puxadas para atrás, ou seja, para a direita de todos os cantos da letra, outra coisa importante essas linhas tem que ser do mesmo tamanho. Não se esqueça de puxar linhas dos buracos internos da letra.
Em seguida, você deverá ligar todas essas linhas. Após feito isso, apague a letra base feita no início, nesse momento ela estará no centro da figura. Agora, para dar maior profundidade ao desenho você pode pintar com o lápis mesmo (o grafite da profundidade ao desenho) os lados com sombra, o buraco interno da letra e a parte traseira.
Sombreado Em Feltro
Para fazer sombreado em letras em feltros é bem simples. Irá precisar dos seguintes materiais:
- Duas cores de feltro;
- Tesoura;
- Agulha e linha;
- Molde das letras desejadas;
- Espuma;
- Alfinetes.
Depois de separado todo o material e com as letras já recortadas sobre os moldes no feltro com a cor de sua preferência é hora de recortar pedaços, aconselhamos cortar quadrados, um pouco maiores do que as letras com a outra cor do feltro. Esses quadrados servirão como o fundo (sombreado).
Feito isso, come alinhavar a letra sobre o recorte do feltro, assim que for costurando preencha com a espuma, pode fazer auxilio com uma pinça, ficará mais fácil. Após ter costurado toda a letra, recorte o excesso de feltro deixando uma espessura razoável de sua preferência, mais ou menos 1,5 cm já suficiente. E pronto, já está feito seu sombreado em letrinhas de feltro.