O que são Artes Visuais
Artes visuais compreendem muitos conceitos relacionados à representação artística de várias áreas da vida, no geral. Sempre, representações que podem ser sentidas através da visão. Dentre essas, destacamos a pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, cinema, arquitetura, marketing, etc. Também envolve áreas de arte aplicada, como no design gráfico, que é uma área em crescimento; a moda; design de interiores, etc.
As artes visuais podem envolver áreas relacionadas, que muitas vezes são vistas como sinônimos. Que são as artes plásticas e as belas artes. As artes plásticas, hoje, são mais vistas como as artes visuais em que envolvem manipulação de materiais diversos, como no caso da pintura e da escultura. As artes plásticas são mais abrangentes, envolvendo também trabalhos com computação gráfica, como exemplo.
As artes visuais em todas as suas abrangências, conseguem atingir as pessoas para basicamente tudo em que é necessário tocar o emocional: para você conseguir vender um produto; alertar a população para um problema de saúde pública; manifestações políticas; expressões sentimentais; etc.
Curso de Artes Visuais
Para ser um profissional em artes visuais, você precisa ter um curso. O curso de graduação em artes visuais é oferecido em diversas instituições de ensino do mundo. No Brasil, existem muitas escolas, autorizadas e avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação), onde você pode conseguir o título e aprender tudo para ingressar no mercado de trabalho como profissional, seja autônomo ou não.
Existem duas modalidades do curso, o bacharelado e a licenciatura. Por isso existem dois tipos de profissionais. Os que estão mais adaptados a difusão da arte e cultura por meio das linguagens artísticas e aquele que vai ensinar tudo sobre as artes visuais.
Quem se Forma em Artes Visuais é o que?
O profissional graduado em artes visuais é um artista. O bacharel irá estar mais adaptado a trabalhar como artista, manipulando materiais e criando as artes visuais para atingir o seu público, seja ele em qual área for.
Quem opta por fazer a licenciatura é o artista licenciado, o que significa que ele está apto a lecionar para crianças e jovens tudo sobre arte, contribuindo então com o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e dos jovens. O professor que quer lecionar para o ensino superior necessita de uma pós-graduação para tentar o processo seletivo do cargo.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho das artes visuais é extremamente amplo. O profissional graduado sai do curso muito ambientado em vários aspectos das linguagens artísticas. Conhece muitos materiais e ferramentas exigidas no mercado de trabalho para iniciar sua carreira. Mas, ao contrário do que você talvez possa estar imaginando, o profissional de artes visuais tem um mercado de trabalho muito mais amplo do que a própria carreira de artista em si.
Na área artística “clássica” e manual, o artista pode se conhecer, para entender qual é o seu estilo de representação artística (muitas veze isso é atingido já durante a graduação, ou mesmo antes) e trabalhar com pinturas em diversos tipos de telas, tecidos, materiais (incluindo pintura de rua); pode criar esculturas usando os mais diversos materiais, como a cerâmica; e pode também trabalhar com restauração de obras de arte e artefatos de museu.
Hoje em dia já sabemos que a internet dominou o mundo e, por isso, é comum conseguir vagas para exposições de artes em museus e galerias. Os locais divulgam o espaço, os artistas conseguem marcar a sua exposição e divulgam o evento. A partir disso conseguem vender suas artes e conseguir contatos para continuar expandindo os horizontes da sua arte.
Aqueles que se licenciaram e desejam trabalhar como educadores trabalham normalmente em escolas, lecionando artes para crianças e jovens. A base nacional comum curricular do Brasil exige que as artes estejam no currículo básico de ensino de crianças e jovens. No ensino fundamental I e II e médio, as artes estarão presentes. Por isso, a sala de aula é uma opção muito válida e quase garantida para os licenciados em Artes Visuais. Os licenciados que fizerem pós graduação (especializações, mestrados, doutorados, etc.) podem tentar processo seletivo para serem professores de Faculdades e Universidades de Artes Plásticas, ou outros cursos que tenham as artes como componente curricular.
Áreas de Atuação
Ilustração
Normalmente todos os trabalhos de redação, publicidade, edições e produção de conteúdo devem acompanhar um trabalho de ilustração. Este serviço é contratado e quem realiza é um artista. Ele trabalha com a representação visual do que precisa ser transmitido, ou para complementar o texto, usando papel ou ferramentas digitais.
Pintura
A pintura é uma das áreas mais antigas das artes visuais. Ela já existe há muitos séculos e claro, antes mesmo de existir qualquer curso para artistas. A pintura é uma maneira de expressão em telas, com diversos tipos de técnicas, materiais e estilos. O pintor normalmente trabalha seguindo um estilo de arte, como a arte abstrata, a moderna, os retratos, etc.
Escultura
A escultura, hoje em dia, é vista como um objeto de luxo e parece que é algo que não existe mais, como se fosse coisa do passado. Mas acredite, hoje em dia a escultura está com tudo. Foi atualizada com ferramentas de auxílio, como as de design tecnológico, as impressoras 3D. Entretanto a escultura clássica ainda toca o coração de todos e o artista precisa escolher e se adaptar a trabalhar com materiais como mármore, cobre, bronze, etc., para expressar sua mensagem.
Design de Cena
Como você imagina que os cenários dos filmes, das novelas, das peças de teatro são montados? Tudo deve ser pensado: a iluminação, a disposição dos objetos, a escolha de cores, os planos de fundo, a manutenção do cenário durante as cenas, etc. Tudo isso é trabalho para um artista visual. A história contada precisa estar acompanhada do cenário perfeito.
Curadoria
Quando há uma exposição de artes, como de pinturas, quem realiza tudo é o curador. O curador está adaptado a conseguir dispor todas as artes de maneira com que faça o expectador a entender a história do artista, mas principalmente, que o público consiga captar a mensagem do artista.
Educação
O professor de artes é o educador apto a ensinar tudo sobre a história da arte, sobre os movimentos artísticos mais importantes, relacionando com a história dos locais, com a época, com a política. O licenciado, como já dito neste artigo, pode se especializar em uma pós-graduação, ou mais de uma, e lecionar para o ensino superior, formando novos artistas.
Games
O artista visual está apto a realizar a criação de conteúdos para jogos de vídeo games, aplicativos de jogos, aplicativos de artes no geral, como de museus, sites artísticos, etc. Nesta área, o profissional precisa ter cursos de ferramentas gráficas como photoshop, etc.
Comunicação E Marketing
Acredite, o profissional de artes visuais pode também trabalhar com comunicação e marketing. Claro, afinal de contas, qual é a maneira mais eficiente de tocar o coração do consumidor, além das artes visuais?
Indústria Têxtil
O artista pode trabalhar como design, junto a uma marca de roupa ou de tecidos, tapetes, para criar novos modelos, estampas, tecidos. O artista visual consegue acrescentar à moda, trazendo a representação artística para os modelos.
Museu
Que sonho para um artista visual trabalhar em um museu, seja como guia, como curador, ou como restaurador. O museu é uma das áreas que o artista visual mais se identifica.
Multimídia
A televisão aberta pode até estar ficando para trás, mas já imaginou um mundo sem filmes, desenhos animados, séries de desenhos? Não! O artista visual é o profissional adaptado a criação de conteúdos visuais gráficos, como os desenhos animados.
Independente
Para quem deseja ser autônomo, basta se conhecer, conhecer sua forma de expressão das artes e seguir sua carreira sozinho. Seja por meio da pintura, da escultura, das artes gráficas, etc. A internet é uma boa aliada para divulgar o seu trabalho!