Como Fazer Ponto Russo Em Fraldas

Como Fazer Ponto Russo Em Fraldas

O ponto russo é um bordado que apresenta um efeito de alto relevo, e que se parece com tapeçaria. Apesar de receber esse nome, essa técnica de bordado originou-se no antigo Egito. Naquela época, como não existiam agulhas, usava-se ossos de aves para bordar.

Somente após muito tempo é que esse bordado chegou ao país que lhe deu o nome e que passou a ser difundida para o resto do mundo, por meio dos imigrantes russos.

O ponto russo não é uma técnica difícil de ser aprendida. No entanto, para que o resultado final fique perfeito, é necessário usar os materiais corretos. No post de hoje, vamos aprender como fazer o ponto russo em fraldas, e os materiais necessários. Confira!

Passo a Passo de Ponto Russo em Fralda

Abaixo, apresentamos o passo a passo de como fazer o ponto russo em fraldas:

Materiais Necessários:

  • Moldes e gráficos para ponto russo:é fundamental usar moldes e gráficos para trabalhar com ponto russo. Eles serão responsáveis por marcar o contorno correto do desenho sobre o tecido. Para que consiga transferir o molde do desenho para a fralda, utilize o stencil.
  • Fralda:os tecidos mais usados para o artesanato em ponto russo são: jeans, Oxford, algodão, brim, gabardine, etamine e tergal.
  • Tesoura:o ideal é que seja uma tesoura afiada e com a ponta fina, semelhante a uma tesoura de arremate.
  • Bastidor:que consiste no aro de madeira com o formato regulável, capaz de deixar a área que está sendo trabalhada com o bordado bem lisinha e esticada. Uma observação importante é que o bastidor sempre deve ser maior do que o bordado que pretende fazer.
  • Linha:não há uma linha específica para a técnica de ponto russo. Por isso, você pode usar as linhas de crochê, linhas de lã ou linha pra bordado comum, conforme o trabalho que irá realizar.
  • Agulha usada no ponto russo:essa agulha também é chamada de “agulha mágica”. E sua espessura varia conforme a linha que será usada.

    Ponto Russo em Fralda

    Ponto Russo em Fralda

De posse dos materiais necessários, já é possível começar a trabalhar o bordado ponto russo. Uma das maiores vantagens que essa técnica possui é que ela pode ser usada em uma infinidade de materiais diferentes, como fraldes de bebê, tapetes, objetos decorativos, capas de almofada, e muito mais… É possível fazer uma infinidade de trabalhos diferentes, basta deixar a imaginação fluir.

Passo a Passo Do Ponto Russo Do Ponto Básico

Passe a linha na agulha e regule no número 5. É importante não se esquecer de sempre deixar a agulha a 90° da fralda ou outro tecido que está bordando. Isso é fundamental para que o ponto seja feito da forma correta.

Também é importante manter sempre a abertura da agulha para frente de onde se está bordando. Olhe sempre para a área que você irá bordar.

Ponto Russo Do Ponto Básico

Ponto Russo Do Ponto Básico

Entre com a agulha toda, até a parte branca, no tecido. E, na hora de voltar a com ela, é fundamental que a agulha não deixe de tocar a fralda, ela não pode sair totalmente do tecido. Se isso acontecer, sobrará uma laçada, pois o ponto fica grande demais.

Dessa forma, enquanto a agulha ainda está tocando a fralda, damos o espaço de um ponto e penetramos o tecido mais uma vez. Para mudar a direção do bordado, é só virar o olhinho da agulha para o lado que será bordado. E assim deve ser feito até concluir o trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *