O Que É Artesanato?
O artesanato tão falado por nós, tão conhecido, tão amado, mais especificamente por definição quer dizer que um trabalho é feito pelas mãos de alguém, esse alguém que é conhecido como artesão fabrica uma peça sem contribuição industrial e principalmente sem utilizar as técnicas também industrias de produção e reprodução em série.
Podem sim ter peças parecidas, mas nenhuma igual uma vez que é impossível produzir duas peças 100 iguais através da mão do ser humano, através de máquinas já é impossível, imagine pelas mãos artísticas de uma pessoa, que não tem o tempo todo os mesmos sentimentos ou as mesmas condições locais, por esse motivo cada criação de artesanato tem seu pontinho único, ou seu defeitinho único.
Na verdade, o que muitas vezes na produção industrial é considerado um defeito, na produção artesanal é considerado um diferencial, um agregador de valor, uma vez que em uma produção em série as pessoas buscam o produto final idêntico, um padrão igual e isso é que é considerado qualidade, já na produção artesanal as pessoas procuram exclusividade, procuram aquele fator especial que nenhuma outra pessoa possui, podemos que essencialmente essa é a maior diferença.
Artesãos
Há tantos tipos de artesãos que é impossível classifica-los em apenas algumas categorias, mas o que podemos dizer é que o artesão é com toda a certeza um artista, um sensível artista, uma pessoa que desenvolveu sua técnica com paciência e sentimento, não é qualquer um que consegue ser um artesão, esse ofício requer muita tranquilidade e inspiração, mesmo que você produza peças que já tem um molde ou um certo padrão, ainda assim é o cuidado e a atenção que vai fazer com que se torne algo especial.
Algumas pessoas são artesãs nas horas vagas, algumas são artesãs como profissão e vivem disso. O Brasil, um país gigante que é possui artesãos de Norte a Sul do país. Todas as regiões têm sua cultura, seu artesanato típico, suas origens e suas raízes. Podemos citar uma cidade no Brasil em que a pratica do artesanato é tão comum e tão importante que ficou conhecida cidade criativa, essa cidade é João Pessoa, que por sua vez é a capital do estado nordestino da Paraíba.
O Nordeste como um todo é conhecido pela grande variedade e grande riqueza de artesanato, muitas famílias têm tradição de produzir essas peças, a ocorrência de artesãos pode ser maior no Nordeste do que em outras regiões, não que não tenha nas outras regiões, tem sim uma produção de artesanato riquíssimo e carregado de história, mas no Nordeste isso se tornou parte da história cultural, regional, familiar e muito e principalmente social.
Quanto Se Ganha Com Artesanato?
Essa pergunta é muito, imensamente subjetiva e suas respostas são tão variadas quanto são os tipos de artesãos e de artesanatos produzidos. Você pode sim ganhar muito dinheiro e ter uma vida confortável trabalhando com artesanato, principalmente se você está inserido em uma classe social mais elevada, onde há um círculo de pessoas próximas à você que tem poder aquisitivo alto para adquirir suas peças à preços altos, à preços que realmente valem o trabalho manual e exclusivo de um artesão.
Algumas pessoas chegam a abrir galerias de arte, onde expõem quadros, peças de cerâmica, peças de matérias sustentáveis, é uma infinidade de opções de artesanato, que nem seria possível ou viável descrever em um texto apenas. Por esse motivo lhe digo que muitas pessoas conseguem abrir galerias de sucesso, onde não só expõem, mas também vendem suas peças, apesar dessa prática ser muito mais comum e promissora para pessoas de maior classe social.
As pessoas que são de classes sociais mais baixas as vezes podem experienciar uma certa resistência às suas peças, uma vez que por não terem contatos com outros artistas e pessoas da sociedade podem não ter suas peças conhecidas e divulgadas com grandes estratégias de marketing. Algo que contribuiu para a democratização da arte foram as redes sociais, pois nelas todos os artistas com ou sem dinheiro podem postar e expor suas peças, sem os altos custos de uma galeria e além disso, o acesso é de todos. Também há a opção de promover sua página com baixos custos, principalmente na plataforma do instagram.
Muitos artistas hoje vendem suas peças pela internet e entregam pelos correios, o pagamento também é online e além da tradicional transferência bancária, também há outras maneiras modernas e tecnológicas de realizar o pagamento de maneira segura e com garantias no caso de você não gostar da peça por algum motivo plausível.
Apesar de todas essas modernidades ainda existe e muito nesse nosso Brasil, os artesãos que ainda utilizam os espaços públicos para exibir e vender suas peças, nos litorais é muito comum ver pessoas exibindo suas criações e é muito comum também a ocorrência até de feiras de artesanato, geralmente o preço dessas peças é mais baixo, até porque a grande maioria do seu público tem menor poder aquisitivo.
Dá Para Viver De Artesanato?
Muitas pessoas fazem essa pergunta e eu responderia que sim dá para viver de artesanato, claro que muitos artesãos vendem suas peças com um valor muito baixo, mas mesmo assim é bem grande o número de pessoas que vive disso.
Algumas levam vidas bem simples, ganhando o suficiente para o dia, principalmente os artesãos de praia, mas algumas tem uma vida bem estruturada e tudo isso graças à venda de suas peças, essas são principalmente os donos de famosas galerias, ou ainda os artesãos que vivem em cidades bem turísticas, onde o apelo do turismo impulsiona um grande volume de venda de arte, principalmente uma arte que seja cultural e tradicional do lugar.
Muitos se perguntam como viver apenas de artesanato, mas qual a resposta certa para essa pergunta? A verdade é que não há resposta certa, mas devemos lembrar que antes de mais nada como aquele antigo ditado já diz, faça o que você ama e nunca terá que trabalhar na vida, ou seja, se você produz com amor, exclusividade e sentimento, esse já um grande passo para você atingir o sucesso, pois suas peças vão transparecer isso e ela será única e especial.
Na prática sabemos que as vezes não acontecem assim e pode demorar para que você consiga viver de arte, por isso muitas vezes grandes artistas vendem peças baratas, pois precisam de dinheiro rápido para viver. No entanto, colocar amor e intenção no seu trabalho já é um grande passo, não desista, mesmo que por ventura trabalhe em alguma outra coisa, um verdadeiro artista continua, mesmo que seja apenas por hobbie.
Sempre tente produzir peças exclusivas e originais, que realmente reflitam quem você é e o que quer transmitir, uma grande pedida nos dias atuais são as peças feitas a partir de materiais reciclados, reutilizados, ou que teoricamente não teriam mais nenhuma serventia, pois ao mesmo tempo que está fazendo algo com amor, também está contribuindo mesmo que um pouquinho com o meio ambiente, as vezes um ato isolado pode não parecer ter um grande impacto, mas a soma de muitos atos isolados feitos juntos tem sim, um impacto gigantesco.
Uma dica para você que pretende viver de artesanato é sempre ter foco no que você quer, além disso, apesar do dom natural de muitas pessoas é preciso investir pelo menos o seu tempo, se não for possível investir dinheiro em aprender técnicas e outras dicas importantes. Tenha horários de trabalho definidos, horários que casem com a sua rotina diária, assim sempre cumprirá os seus prazos e não terá problemas com a clientela.
Ainda bem que hoje no nosso mundo globalizado temos a internet, onde há uma enorme variedade de conteúdo disponível, tanto pago quanto também gratuito, chegue algumas plataformas como o You Tube, onde existe uma infinidade de vídeos nas mais diversas áreas da arte e do artesanato e também na área de gestão de negócios, gestão de pequenas empresas, gestão financeiras, etc, isso pode te auxiliar muito no seu caminho.
Uma outra dica é definir qual é seu público alvo e assim, principalmente se você tem páginas na internet, no Facebook ou no Instagram você pode focar em seguir e divulgar para as pessoas que estão alocadas dentro desse público alvo.
Com artesanato você também pode ganhar dinheiro transmitindo seu conhecimento, procure lojas locais, ou então invista em sites na internet, aprenda como produzir um curso online, o que atualmente tem sido mais chamativo para muitas pessoas do que cursos físicos, pois gastam menos tempo e também dinheiro, já que não há necessidade de locomoção.
Faça sempre os cálculos financeiros com precisão para saber exatamente quanto gasta com cada peça, tenha em mente que cada detalhe deve entrar no cálculo final e isso é essencial para você definir o preço do produto, o valor do seu trabalho manual e também outros aspectos.
Por fim, um artesão antes de mais nada é aquele que produz com muito amor, produz peças muito especiais e únicas. Há peças carregadas de história, cultura e tradição, o mais importante é passar esse carinho nas suas produções, faça com intenção, faça com amor que essa energia será sentida e inclusive atrairá os compradores fieis, acredite em você e no seu trabalho, fases difíceis e em baixa vem para todos, o importante é saber passar por elas e permanecer em pé.