A técnica do bordado Lunéville também é conhecida também como Crochet de Lunéville, Bordado em Bastidor, Bordado de Alta Costura e Tambour Embroidery. A origem desse estilo de bordar é francesa e no começo não utilizava nem a tão famosa agulha de gancho e nem o bastidor. As primeiras bordadeiras de Lunéville, por volta de 1810 usavam apenas fios para criar um visual semelhante ao de rendas sofisticadas daquela época.
Nesse momento se desenvolveu o chamado Point de Lunéville cuja principal característica era o cruzamento dos pontos para formar os elos dos bordados. A imperatriz Josefina, esposa de Napoleão, foi uma das principais incentivadoras da técnica que se consolidou e até hoje é bastante relacionada à alta costura. Continue lendo e saiba mais sobre essa técnica de bordar e a agulha necessária para esse resultado.
Bordado de Lunéville: Técnica Cheia de Detalhes
O bordado Lunéville é muito relacionado à alta costura pelo fato ser utilizado para aplicar pedrarias no tule. Tendo como base o uso de uma agulha com um gancho e um bastidor de grande tamanho é uma técnica que permite adicionar pérolas, plumas, flores engomadas, fios entre outros. Esse trabalho passou por mudanças ao longo da história tanto no que diz respeito a problemas econômicos – não podemos esquecer a crise mundial de 1929 e as duas grandes guerras – como as novas tendências de moda.
Hoje em dia há uma variedade bem mais significativa de materiais que podem ser usados para o bordado Lunéville como miçangas, fios de metal, couro, vidrilhos entre outros. A verdade é que as peças feitas com essa técnica tem um visual carregado de história e de uma imponência. O valor agregado numa peça com esse trabalho é mais significativo, combina com peças de melhor acabamento especialmente as de festas.
Agulha Para Bordar Lunéville
Quando alguém fala sobre bordado Lunéville é bem fácil pensar na agulha utilizada para essa técnica, pois se tornou uma peça icônica. Essa é uma agulha comum que possui revestimento de cabo de madeira e um gancho para facilitar a aplicação das pedras na peça em questão.
Com algum tempo de treino é possível ganhar grande agilidade para aplicar as pedras no bordado, para facilitar é feita a adição das pedras no lado avesso do tule. A agulha característica para essa técnica destaca-se pela sua ergonomia que facilita o trabalho de bordado. Quanto mais firmeza se consegue ter com o uso da agulha mais preciso será o resultado. Para tornar seu trabalho mais versátil é interessante procurar por kits com opções de diferentes pontas tendo algumas mais finas, médias e mais grossas.
Bastidor Para Lunéville
Além das agulhas é importante contar com um bastidor para a técnica de Lunéville, essa peça precisa ter um tamanho considerável para facilitar a aplicação das pedras. Contudo, mesmo sendo um item de tamanho considerável precisa ser fácil de manejar para tornar mais simples a aplicação das pedras. Uma técnica interessante para deixar vestidos de festa com um visual mais ornamentado e com aspecto de alta costura, valoriza e muito o trabalho.