Artesanato
O artesanato é a maior expressão cultural popular de um povo, é o que é feito com muita tradição pelas mãos da gente de um lugar, é uma expressão de arte, uma expressão cultural, uma expressão no nível social e interfere em muitas das camadas da sociedade.
Um artesão é um artista que muitas vezes não recebe o credito que merece por suas obras, temos um costume de não valorizar a a arte popular com tanto crédito como valorizamos outros tipos de arte, o que é uma pena, ainda mais em um país como o Brasil, tão rico em expressão cultural, tão rico em tantas variadas vertentes.
De norte a sul no país existem inúmeros artistas conhecidos ou anônimos, a grande maioria é digna de um sucesso de renome mundial, mas passa uma vida confinado à pequenas camadas sociais. O sistema brasileiro, a cultura brasileira não dá uma grande assistência ou apoio a arte popular, a nossa sociedade tem uma barreira ainda, em pleno século XXI em dar destaque ao que realmente é nosso.
O conceito de artesanato está ligado ao trabalho manual, principalmente valorizando as matérias primas naturais, que não sofrem grandes processos de transformações, tais como os produtos industrializados. Por esse motivo é um trabalho delicado, que requer muito tempo de dedicação ou preparação, portanto, lembre-se ao adquirir uma peça de artesanato, que essa peça não é somente o produto material que você vê ali, mas é também o produto do tempo, o produto de muitos detalhes e muito cuidado, por isso o valor da mão de obra em uma pesa de um artesão é tão importante e também simbólico.
Cultura
O aspecto cultural de um povo é a própria história vivida deste povo, é a história sendo colocada em prática. O trabalho de um artesão é muito importante pois evidencia esses fatores as vezes negligenciados e que são tão importantes para a população em geral.
O artesanato é a soma de todos os elementos de uma região, é a soma de muitas figuras representantes de um lugar, todos esses pedacinhos, todas essas parcelas formam uma unidade, a qual cada pedacinho foi construído ao longo do tempo.
O artesanato como expressão de cultura ainda dá voz a parcelas mais esquecidas e marginalizadas da sociedade, passa uma mensagem de pessoas que por tantas vezes não tem voz ativa, não tem nem a oportunidade de se expressar e essa é própria função da arte como um todo e em todas as suas esferas, comunicar, passar uma mensagem, contar uma história, trazer elementos do passado, com pontos relacionados à esperança de um futuro.
Economia
O artesanato como um fator econômico é um salva vidas social, a grande maioria dos artesãos no nosso país são de classe social mais baixa, classe média e classe baixa, falando no sentido econômico. Dessa forma a produção do seu trabalho manual, acaba que se mostra como uma alternativa a muitas famílias que não tem outras oportunidades. É aquele complemento no final do mês quando acaba o dinheiro do salário, é aquele doce que você consegue comprar a mais quando vende uma peça que produziu.
É preciso saber a importância do artesanato como fator social, uma vez que no Brasil, onde o trabalho informal movimenta grande parte do dinheiro do país, uma grande parcela de famílias depende deste tipo de trabalho, depende da valoração deste tipo de produto.
Muitas vezes os produtos de artesãos populares são vendidos muito abaixo do preço justo que mereciam, isso por falta de estimulo cultural que existe em terras brasileiras, portanto, o dinheiro produzido pelas mãos desses artistas poderia ser muito maior. Uma vez que há milhões de artesãos, seriam milhões de reais movimentados a mais, o que poderia ser um verdadeiro boom positivo na economia do país, pensa em quanto dinheiro nosso país perde em movimentação apenas por não termos uma cultura de estimulo aos nossos artistas? Muito. O que podemos fazer é sempre incentivar o artista, o artesão, o produtor local, vamos incentivar a economia regional e assim contribuir para que haja um incremento econômico por aqui.