A Arte e o Artesanato no Brasil

O artesanato é antigo como o próprio homem, pois a necessidade de criar artigos de utilidade doméstica, caça e pesca fez com que os mesmos também se interessassem pela beleza dos adornos.

Por volta de 6.000 a.C, surgiram os primeiros artesãos, os homens da idade da pedra, que aprenderam a polir, usar a cerâmica e a confeccionar tecidos a partir de fibras vegetais e animais.

Os indígenas são os artesãos mais antigos, se valem até hoje de tintas feitas a base de vegetais, ossos, chifres, penas de aves para enfeitar-se (tanga, cocar), como também, agradar aos deuses com suas belas oferendas e pinturas corporais.

Peças

Além de ser um excelente passatempo, através da história, o artesanato também se transformou em uma fonte de renda para muitas famílias. De acordo com o IBGE, cerca de 8,5 milhões de brasileiros vivem do artesanato.

O Brasil é um país rico em diversidade artesanal, muitas delas baseadas no folclore nacional. Na divisão regional brasileira, temos as particularidades artesanais de cada uma.

Há muitos anos o artesanato tornou-se uma tradição familiar; muitos ensinamentos de seu manuseio são passados de pai para filho.

Em mercados e feiras da região Nordeste, observamos com maior relevância a confecção de produtos à base de barro, como os bonequinhos e a cerâmica, cujos temas principais estão direcionados para a cultura popular do lugar, como os cangaceiros, as rendeiras e os músicos.

Nas regiões Norte e Sul, podemos notar a arte da renda (feita pelas famosas rendeiras), presentes nas toalhas, roupas de cama e no vestuário em geral.

Região

Ainda no Norte temos os trançados feitos de fibras de coco, palmeiras, que se transformam em lindos chapéus, balaios, esteiras e até em redes, que enfeitam e servem para o descanso dos artesãos.

No Vale do Urucuia, em Minas Gerais, as artesãs produzem tapetes, xales, mantas, colchas, todos feitos com fios tecidos à mão e coloridos com tintas naturais, retiradas de plantas, serragem, folhas, entre outros.

Atualmente, o tema “artesanato” tem sido de bastante importância, já que muitas pessoas tencionam aumentar sua renda e até mesmo fazer disso um negócio lucrativo, como é o caso daquelas pessoas que lapidam pedras e fabricam joias e bijuterias para o exterior. O mercado nacional movimenta em média R$ 30 milhões por ano, tudo em função do artesanato.

Hoje existem várias revistas, programas de televisão, sites na internet e blogs que ensinam o artesão principiante a ganhar dinheiro e a se divertir com este trabalho.

Artesões

A maior dificuldade encontrada pelos artesãos é a forma de divulgação e transporte de seu trabalho para os grandes centros. Por isso, formam cooperativas, contam com a ajuda dos órgãos públicos e as chamadas “Casa do Artesão”, que concentram as produções artesanais de toda uma região, com o pagamento de um preço justo a quem tanto contribui para a manutenção da tradição e da cultura popular no país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *