Num país de rica diversidade cultural e étnica, como é o caso Brasil, até as expressões artesanais se destacam, exemplo disso é um artesanato muito bonito e pouco divulgado feito com Madeira Balsa (Ochroma Pyramidale), conhecido também por pau-de-jangada, pata-de-lebre e pau-de-balsa.
Uma árvore de crescimento rápido, boa altura (aproximadamente 30 metros), folhas largas e grandes, com casca grossa e muito suave, a cor da madeira é clara. Nativa da América Central, mas pode ser encontrada do México até a América do Sul, sendo a Costa Rica o maior produtor.
A madeira extraída é muito leve e geralmente usada para fazer salva-vidas, aeromodelos (figuras ou objetos iguais aos reais, mas em pequena escala) que muitas vezes são tidos como brincadeira, mas demandam tempo, técnica e maquetes, por ser maleável e de pouca densidade. Dessa árvore também é usada a pluma para a confecção de almofadas e travesseiros.
Além de ser utilizada em artesanato e peças menores, já serviu para construção de aviões usados na Segunda Guerra Mundial, como o De Havilland Mosquito. Outra célebre criação feita com essa madeira foi a jangada usada por Thor Heyerdahl, a Kon-Tiki. Seu uso destinou-se ainda a isolantes em caminhões frigoríficos, incubadoras, carroceria de caminhão, ao assoalho do Corvette e fez fama nas raquetes de tênis de mesa; frequentemente é usada como bloqueador acústico.
Outros esportes estão se valendo da madeira balsa para construir seus instrumentos, a exemplo disso temos o surf. A madeira começou a ser utilizada a pouco tempo e já caiu no gosto dos usuários das pranchas, mas a confecção não é simples, requer um processo artesanal que, espera-se a maturação ideal da árvore (8 a 11 anos), a fase da lua propícia para a poda, a densidade correta da madeira e a secagem, que pode levar até 16 dias.
Em várias feiras e museus do Brasil podemos encontrar peças de artesanato feitas com madeira balsa, como réplicas de utensílios de cozinha ou de uso geral como monjolos, carrinhos de rolimã, casas de boneca, entre outros.
Por ser de grande potencial de flutuação, a madeira balsa é utilizada para fabricação de iscas em formato de peixe, para pesca, tudo feito de forma artesanal, o que começa por hobby e acaba em renda a mais para as famílias. No Equador, uma grande tradição são os papagaios de madeira, produzidos de todas as cores e tamanhos.
Nas bancas de jornais, em revistas especializadas e até na internet podemos ver vários sites direcionados aos artesãos que esculpem em madeira balsa, onde pode ser encontrada e o preço médio de cada extensão. Há lojas especializadas na venda e transporte dos produtos. Os artesãos, pessoas extremamente criativas, ainda esculpem pequenos móveis que enfeitam quadros temáticos para cozinha, sala ou quarto de bebês.
Gostaria que vocês me informasse aonde compro madeira para fazer aqueles botões de rosa de madeira, se é feito aqui no Brasil, ou vem de fora, gostaria muito de aprender.
Obrigada
Rejane