Quem conhece um pouco sobre artesanato certamente já deve ter ouvido falar no Biscuit, que nada mais é uma massa usada para a fabricação de peças e ainda na decoração das mesmas, sendo ainda conhecido como ou Porcelana Fria. O Biscuit é bastante semelhante à massa de modelar, e por ser de baixo custo e fácil manuseio tornou-se extremante popular entre os artesãos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mHmbk0ZjYnM[/youtube]
Do que é Feito o Biscuit
Essa deliciosa massa de modelar e feita a partir da mistura de diversos ingredientes, como: cola branca, amido de milho, vaselina, limão ou vinagre, que atuam como conservantes. Pelo fato de não usar nenhum produto tóxico em sua fabricação, pode ser usada por crianças e jovens sem restrição, endurecendo apenas de estar em contato com o ar.
Como sendo uma massa de modelar, aceita diversas pinturas e tingimentos, por isso pode ser usada nas mais variadas funções, combinando muito bem com corantes e tintas.
Como Fazer Massa de Biscuit
02 xícaras de chá de cola branca própria para ser usada na fabricação do Biscuit ou qualquer outra delas que seja à base de PVA
- 02 xícaras de chá de Maisena ou amido de milho
- 02 colheres de sopa rasas de vaselina em estado líquido
- 01 colher de sopa de vinagre ou limão para atuar como conservante
- 01 colher de sopa de hidratante em creme, sem silicone em sua composição, que será usado para fazer a sova da massa depois de pronta
Modo de Fazer
Micro-ondas
Num recipiente de vidro, faça uma prévia mistura de todos os ingredientes que foram listados, até que estejam totalmente misturados. Leve a mistura ao forno de micro-ondas e a cada 30 segundos para o cozimento e misture tudo usando uma colher de madeira.
O ponto certo da massa será quando a mesma não mais apresentar pontos de cola no fundo da vasilha, e a mesma deverá estar compacta e seca adquirindo a textura de uma bola.
Fogão convencional
Faça a mistura de todos os ingredientes em uma panela, preferencialmente antiaderente, usando uma colher de pau que deve ser usada somente para esta finalidade, para não se misturar com os demais utensílios. O ponto correto da massa é quando a mesma se torna compacta e se solta do fundo da panela, sem se ressecar, o entanto, com um pouco de cola a sua volta. Quem está habituado a cozinhar deve saber que o ponto da massa é o mesmo da coxinha, salgadinho comum.
O Processo de Sova da Massa
Depois do cozimento da massa, ponha um pouco de creme hidratante nas mãos e em uma mesa fria e lisa ou até mesmo na pia da cozinha sove a massa como se fosse um pão. Tome bastante cuidado com o calor exalado da massa para não causar queimaduras nas mãos.
Formas de Tingimento
Por ser uma massa toda atóxica usa-se com bastante frequência a tinta de tecido para colorir o biscuit. Outras opções bastante utilizadas são os corantes em pó ou em gel que sejam próprios para tingir o biscuit que podem ser adquiridos em lojas de artesanato. Porém, as tintas feitas à base de óleo não são recomendadas em razão do manuseio da massa e ainda da probabilidade de causar alergias quando em contato com as mãos.
Caso venha a usar essa forma de corante não dispense a utilização de luvas para tingir e ainda ao fazer a modelagem da massa.
Para fazer o tingimento da massa, mistura-se a tinta sobre a massa, e aperta-se com as mãos até que a massa se torne homogênea e totalmente colorida, senão a mistura pode conter manchas.
Além disso, a massa pode ser tingida depois de pronta, já nas peças, e, no caso, a tinta recomendada é a látex. Lembrando que o excesso de tingimento ou ainda a diluição da tinta pode ocasionar rachaduras na peça.
Caso isso venha a acontecer com seu trabalho, lave imediatamente a peça em água corrente abundante para remover toda a camada de tinta e após isso, seque usando o secador de cabelos com o jato quente. Lembrando que é importante aguardar até que as peças sequem por completo antes de passar para o processo de pintura, já que a tinta impede a secagem e causar problemas ao acabamento final.
A pintura da peça deve ser feita de maneira bastante delicada e suave, com pequenas pinceladas, e usando-se pouca tinta, para que o trabalho no Biscuit não fique borrado e nem reste exagero de tinta no pincel.
Baleiro em Biscuit
Desde os tempos antigos, é costume ter gostosuras em casa para oferecer aos visitantes. Então aprenda a enfeitar de maneira bastante convidativa o baleiro de sua casa, deixando-o com uma cara nova e agradável.
Materiais Usados no Enfeite do Baleiro
- 01 pote em vidro ou em plástico, que será usado como baleiro
- Massa de biscuit nas seguintes cores: violeta, rosa, verde, amarela, laranja e azul
- Estecas
- Alguns palitos de dentes
- Marcador
- Cola Branca
- Cortador
- Areia de passarinho apenas na cor branca
- Carimbo
- Rolo
- Dimensional perolado
Passo a Passo
Pegue um pouco de massa de cada cor e faça rolinhos, como se fosse minhocas, mas gordinhas.
Une os rolinhos, dê uma leve torcida e os enrole.
Numa mesa limpa e forrada com plástico, abra a massa colorida usando o rolo.
Ponha a tampa do baleiro sobre a massa e, com o auxilio do cortador, e corte a massa deixando uma sobra de aproximadamente 02 dedos de distância da mesma e da tampa.
Remova todo o excedente de massa, e marque os lados usando o carimbo.
Com um pincel, passe um pouco de cola branca na tampa do pote e cole a massa. Usando o carimbo, marque aleatoriamente o meio da massa.
A sobra da massa pode ser aproveitada para fazer um rolinho e depois dê a ele a forma de caracol e no meio, espete o palito formando um colorido pirulito.
Faça uma bolinha com a esteca e com a massa, de uma apertadinha no centro para fazer um laço e prenda-o em cima do palito.
Faça uma coxinha com a massa rosa e de uma achatada. Usando a ponta dos dedos, dobre um pouco as laterais e forme uma balinha.
Modele outra coxinha usando a massa azul, de uma achatadinha e ponha cola na bala de goma e role pela areia de passarinho.
Com o pincel passe cola em todas as peças que foram feitas e cole-as dispondo-as sobre a tampa
Para maiores informações, acesse o site:
http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/1915/baleiro+colorido+de+biscuit#sthash.x5no7OmV.dpuf