Cerâmica Torno Artesanato de Atelier Pottery

O uso de torno de cerâmica pode representar um verdadeiro desafio para quem trabalha com esse material para o fabrico de peças artesanais. Para conseguir bons resultados com esse item é válido dedicar um bom tempo para aprender como usá-lo corretamente. A parte mais importante é saber centrar a argila para que haja assertividade na modelagem. Abaixo você poderá conferir um passo a passo de como modelar cerâmica usando um torno.

Passo a Passo de Como Modelar Cerâmica Com Torno

Continue lendo e confira um passo a passo de como usar o torno de cerâmica corretamente para modelar lindas peças.

Primeiro Passo

O primeiro procedimento que deve ser feito é preparar uma pelota de argila que tenha um peso de aproximadamente 1 kg.

Segundo Passo

Posicione a roda sobre o disco giratório, encaixe-os.

Terceiro Passo

O torno deve ser colocado em movimento, umedeça levemente a roda.

Quarto Passo

Pare o movimento do torno, você deverá segurar a pelota de argila com uma ou as duas mãos. Coloque-a então na região central da roda do torno.

Quinto Passo

A pelota deverá ser pressionada sobre a roda, suas mãos devem estar bem úmidas.

Sexto Passo

O torno deverá então ser posto em movimento, mantenha suas mãos juntas com o formato de concha. Suas mãos devem estar úmidas e sempre em contato com a argila. Como enquanto você movimenta as suas mãos pode identificar todas as irregularidades da matéria prima é chamado de leitura da argila.

Sétimo Passo

A pelota de argila deverá então ser pressionada, primeiramente para baixo para que a matéria prima possa se prender a roda.

Oitavo Passo 

Apoie os cotovelos nas pernas para que possa então fazer a transferência de força para a argila que está centralizada no torno.

Nono Passo

Ao perceber que a argila está deslizando pelas mãos sem a necessidade de aplicar força você saberá que ela está devidamente centralizada.

Modelando Com o Torno

Para modelar suas peças de cerâmica no torno é importante escolher um ponto específico do cilindro em que seja possível posicionar a sua mão esquerda na parte de dentro e a mão direita na parte de fora mantendo um movimento confortável e vertical com as suas mãos. Faça um movimento de sobe e desce, será necessário praticar para encontrar a maneira mais equilibrada de fazer as suas peças.

A sua mão esquerda deverá fazer uma pressão de dentro para fora enquanto que a mão direita deverá fazer uma pressão de fora para dentro. Ao fazer isso a espessura da parede irá diminuir, mantenha suas mãos úmidas para que possam deslizar pela argila modelando-a. Comece a levantar o cilindro mantendo uma velocidade constante e fazendo movimentos ascendentes. Bem provavelmente nesse momento surgirão algumas dificuldades que poderão ser contornadas a médio e longo prazo com treino.

Dica

É necessário algum treinamento para alcançar a excelência do uso do torno para modelar peças cerâmicas. Com o passar do tempo você perceberá que tem peças lindas produzidas com as suas próprias mãos que podem ser vendidas gerando uma fonte de renda extra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *