Bonecas de Barro: Cultura Brasileira

As bonecas de barro estão cada vez mais presentes nas decorações dos ambientes e dão charme e alegria para qualquer decoração, para quem curte um pouco de personalização e um regionalismo na customização de espaços. Elas caem bem em escritórios, salas de estar e se souber usar bem, em quartos na sua decoração também. Estes modelos de bonecas estão cada vez mais influenciando positivamente artistas de diversas áreas.

História Bonecas de Pano

Pensando em bonecas de barro, o estilista Melk Z- Da trouxe para sua coleção de outono- inverno de 2012 modelos que têm como inspiração essas bonecas de barro que fazem grande sucesso em qualquer decoração. O estilista pernambucano que se inspirou nessas bonecas artesanais de barro fez uma parceria com um artista que desenvolveu miniaturas de flores feitas de barro, artista cujo nome é Rosário Carvalho. Em sua coleção baseada nas bonecas de barro, as cores usadas também lembram as bonecas artesanais que possuem cores com tons terrosos.

Bonecas de Barro

Bonecas de Barro

A nova coleção mistura ainda uma silhueta que marca o corpo e  ainda é bem misturada com a alfaiataria masculina. Esse estilista pernambucano sempre se inspira em temas nacionais, ou seja, totalmente brasileiros e desta vez não seria diferente. E sua coleção apresentada trouxe uma grande surpresa para o outono e o inverno de 2012 que lembrara a todo o momento o artesanato tradicional que é usado para confecção das bonecas de barro que são produzidas em diversas localidades do Brasil. A nova coleção do artista virá com bastante babado e também texturas que se apresentaram em tons terrosos, de barro, de poeira, de argila seca e também de barro queimado e água.

Bonecas de Barro

Bonecas de Barro

Melk trouxe modelos que valorizam totalmente a silhueta feminina e sua forma, porém, também há a presença de características de alfaiataria masculina dando ainda mais exclusividade e diferença aos modelos de sua nova coleção. Os tecidos que são encontrados na confecção dos modelos são a organza em seda metálica, em linho metálico, tules, bambu, tricôs, couro artificial e também em um algodão de barro que é resinado. Além da decoração de ambientes com essas belas bonecas artesanais de barro, agora também podemos encontrar essa beleza artesanal de barro em uma bela coleção que nós traz a essência do Brasil com relação a sua cultura e o seu artesanato. As bonecas de barro podem se encontradas em diversas lojas de artesanato, em feiras de artesãos e em muitas outras lojas distribuídas em todo o país. E agora também vamos encontrar algumas miniaturas feitas de barro em roupas da coleção de outono – inverno de 2012 que são totalmente inspiradas nessas bonequinhas artesanais  de barro artesanais.

Cerâmica e Bonecos De Barro: o Melhor Do Artesanato Brasileiro

O Brasil é um dos países com os trabalhos artesanais mais ricos do mundo. Além de fazer parte do folclore de uma nação, como uma forma de demonstrar seus costumes e tradições locais, o artesanato também é fonte de renda e sustento para milhares de famílias.

O artesão é uma das profissões mais antigas do mundo, já que os primeiros surgiram durante o Período Neolítico, cerca de seis mil anos antes de Cristo. Isso aconteceu quando o homem passou a tecer fibras de vegetais e de animais, além de fabricar os primeiros utensílios de cerâmica. Também foi na mesma época que surgiu o artesanato brasileiro.

Bonecas de Barro

Bonecas de Barro

Os primeiros artesãos de nossa terra foram os índios, os mais antigos moradores brasileiros. Quando desembarcaram aqui no ano de 1500, os portugueses notaram que os nativos elaboravam diversas peças artesanais, como objetos de cerâmica, cestaria e pintura corporal, fazendo uso de pigmentos naturais, sem contar a arte plumária. Esse tipo de artesanato conta com a produção de cocares, tangas e outros adereços com as penas e cores variadas da rica fauna nativa.

No caso do artesanato brasileiro, os indígenas tiveram uma extrema importância em seu desenvolvimento, já que muitas técnicas existentes até hoje, como a cerâmica Marajoara e Santarém, da Ilha de Marajó, localizada no estado do Pará, contam com forte influência dos primeiros habitantes de nossa terra.

Dentre os artigos mais apreciados pelos turistas quando visitam típicas regiões turísticas brasileiras, como a região Norte e Nordeste, os mais apreciados são as cerâmicas e os bonecos de barro. Isso porque, esse tipo de arte popular é uma das formas mais populares de artesanato no Brasil.

Cerâmica Utilitária e Figurativa

A cerâmica artesanal brasileira está dividida em duas categorias: utilitária e figurativa. O primeiro tipo teve grande influência indígena, como podemos perceber nos vasos de cerâmica Marajoara e Santarém. Já no segundo caso, possui uma padronização africana, vinda dos escravos na época do Brasil Colônia, onde se aprimorou em locais ricos em barro, que é a principal matéria-prima para esse tipo de arte popular.

Vaso

Vaso

A cerâmica utilitária brasileira é uma das mais apreciadas em todo o mundo, com preços bem inflacionados nas lojas de decoração estabelecidas no exterior. Uma grande rede de lojas de móveis de luxo brasileira, a Artefacto, faz questão de usar essas peças como parte da decoração de suas lojas.

No caso da cerâmica utilitária feita na Ilha do Marajó, as do tipo Santarém, possuem um tamanho pequeno, entretanto, contam com detalhes variados. No caso das cerâmicas Marajoara, suas peças são de tamanhos maiores, e, em geral, possuem pinturas de animais ou deuses indígenas, na maioria das vezes com cores em tons avermelhados.

Quanto à cerâmica figurativa, ela está mais presente em mercados e feiras da região Nordeste do Brasil. As peças costumam retratar as típicas figuras nordestinas, como as mulheres rendeiras, sanfoneiros, vendedores, cangaceiros, entre outros. O artesão de cerâmica ilustrativa mais famoso de todos os tempos foi Mestre Vitalino, artista pernambucano, falecido no ano de 1963, mas que deixou dezenas de seguidores que perpetuam sua arte até hoje. Tanto que é muito difícil ter algum turista que visitou o Nordeste que nunca tenha trazido um boneco de barro como souvenir de viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerâmica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *