O artesanato é uma das manifestações folclóricas e culturais mais fortes de um país, além de ser extremamente original, diversificado e muito bem aceito, devido ao uso de materiais ecológicos, de cores vibrantes, feitos de pedras, cascas de árvore, flores, penas de pássaros, madeira, barro e muitos outros produtos, de acordo com a região em que é produzido.
Uma forma de artesanato bastante interessante é aquela que utiliza o barro preto, não é como o feito no Brasil, já que o nosso é de barro normal, marrom. Tal trabalho é efetuado em Portugal, país que tradicionalmente fabrica as louças pretas.
As peças feitas em barro preto não se limitam a vasos, mas também outros produtos como utensílios de cozinha, panelas, caldeirões, canecas.
Em Portugal, as olarias eram muito comuns, já que as louças feitas de barro rendiam financeiramente e seu modo de fabricação era passado de pai para filho. Porém, elas foram sendo desativadas, a última a encerrar suas atividades, em 1975, foi a de Adelino Laranjeira.
A região de Aradas era famosa por suas peças de barro, e algumas olarias ainda tentavam se manter ativas, mas só até 1996
Geralmente, toda a fabricação dos produtos é artesanal, desde a retirada do barro, o molde das peças, que requer uma habilidade imensa, até o seu cozimento, feito nos fornos à lenha, para que mantenham o calor. O barro retirado do rio não é utilizado de pronto, mas misturado a outro tipo, o barro frouxo que é mais pobre e o barro forte que é mais gordo, para que se obtenha a cor e a textura corretas para a moldagem.
Há várias etapas a serem cumpridas depois da modelação das peças, de início ocorre a primeira secagem, que se dá ao sol, até atingir o ponto certo. Logo após é feito o polimento, a partir de pedras do mar, para que fiquem bonitas e com brilho, e voltam ao sol, para evitar a umidade. Só após isso é que são levadas ao forno e ficam secando ou cozinhando por até 7 horas. Depois disso, as obras já estão prontas.
Em alguns lugares, as panelas de barro preto são utilizadas para cozer pratos tradicionais, como em todo o Portugal. Lá é feita a famosa Chanfana, cozido à base de carne de cabra, vinho, pimenta e colorau, muito apreciado pelos portugueses, detalhe, a cabra tem que ser velha para que o cozido fique encorpado e com sabor característico.
A compra dos produtos feitos à base de barro preto pode ser feita diretamente em feiras de artesanato, casa dos artesãos e até mesmo pela internet. As peças são produzidas em diferentes tamanhos e modelos, há também a disponibilidade de encomenda de produtos, de acordo com o gosto do comprador.