O brasileiro é um povo repleto de grandes idéias e sempre consegue tirar leite de pedra, por isso a grande diversificação do artesanato no país.
Do Oiapoque ao Chuí podemos encontrar diferentes formas de artesanato que são feitos das matérias primas mais interessantes.
No Sul destacam-se as ferramentas feitas a partir da necessidade rural, bainhas, cabos de facas, canivetes feitos de chifres de animais e as famosas cuias, usadas para tomar o chimarrão que são feitas do porongo, rústicas, simples, mas extremamente bonitas.
Já no Norte, o que se destaca são as manifestações indígenas, produtos criados a partir desta cultura. No Pará, há tribos e trabalhos distintos, os do Apalaí e Mundurukú, que confeccionam peças como redes, cestos, cerâmica, tudo a base de elementos naturais. As penas dos pássaros são elementos utilizados para a manufatura de colares, cocar e também sementes e caroços de frutas como mucajá e tucumã.
Em outros locais há o artesanato feito em bambu, bastante diversificado e muito bem aceito pelos consumidores.
O bambu, para quem não sabe, é uma planta da classe das gramíneas, mas não é rasteira, dá em altos e longos tubos verdes, que podem alcançar 36 metros, e acredita-se que tenham mais de 1250 tipos no mundo.
Crescem em vários ambientes principalmente nas zonas temperadas e tropicais. Possui caule lenhoso que é utilizado na fabricação de diversos objetos como cestos, instrumentos musicais, móveis, utensílios domésticos e inclusive nas separações feitas em cômodos de casas. Por ser altamente resistente, foi a primeira planta a crescer no Japão, após o ataque a Nagasaki.
Na cultura popular brasileira, as lendas indicam que o bambuzal é a casa do Saci Pererê, personagem folclórico que possui uma só perna, assusta e assovia para os que passam perto aos bambus.
Como o Brasil é um país de muitas festas, alegria e há um alto consumo de bebidas, as canecas feitas em bambu fazem grande sucesso. Em alguns eventos, principalmente as festas de peão, os barraqueiros vendem a famosa pinga no bambu, que não é propriamente uma caneca, mas cones de bambu usados como se fossem copinhos, e fazem a alegria da moçada.
Já as canecas de bambu, mais sofisticadas, são confeccionadas com o material envernizado, muito resistente, que mantém a mesma aparência durante muitos anos e podem ser personalizadas com a letra ou o nome do cliente. Elas são feitas em diversos tamanhos e com detalhes diferenciados e podem custar de R$ 5,00 a R$ 20,00, dependendo de onde se compra ou da dificuldade na confecção dos adornos.
Estas canecas são usadas para enfeites e também de lembranças aos mais queridos, ou ainda para presentear os que moram no exterior, uma forma barata de fazê-los sentir mais próximos ao Brasil.
Gostaria de saber onde posso encomendar canecas feitas de bambu e de casca de coco. Moro no litoral paulista. Favor enviar endereço e telefone com ddd. Obrigada
Olá. Confecciono canecas, copos e outros produtos cuja matéria prima principal é o bambu. Sou de SP, mas envio os produtos para todo Brasil.
Olá , bom dia !
Gostaria de poder obter algumas informações sobre produtos feitos de bambu . Poderia me enviar um contato ?
Gostaria de saber se vc. faria embalagens para oculos !
Grato ,
Jorge
Me envie seu telefone e em qual Cidade esta localizada sua empresa !
Grato ,
Jorge
amigo anote meu email quero 50 canecas rodrigobrian2011@hotmail.com
Boa tarde,
estou a procura de um fornecedor de embalagem de caixinhas de bambum no tamanho circular de 7 cm x 2.5 altura com tampa.
fico no aguardo.
obrigado desde já,
JP
estou procurando copinho de cachaça confeccionado em bambu . vocês fabricam .
estou procurando copinho de cachaça confeccionado em bambu . vocês fabricam .