Craquelê Em MDF: Dicas Para Personalizar

Todo mundo tem uma caixinha de MDF sobrando e pensa um utilizá-la para guardar algum objeto especial, mas não se anima muito pelo fato de a caixa não ter um visual muito legal. A dica é apostar na técnica do craquelê em MDF para criar lindas caixas decoradas.

Você poderá dar mais vida para as suas caixas comuns criando assim lindos porta-joias, caixas de presentes, entre outras coisas. Criar o efeito craquelê não é difícil, basta seguir as nossas dicas e ter um lindo resultado. Os materiais são bem fáceis de encontrar e com atenção e cuidado é possível ter um visual incrível para a sua caixinha de MDF.

Craquelê Em MDF: Dicas Para Personalizar

Craquelê Em MDF: Dicas Para Personalizar

Tutorial Para Craquelê Em MDF

  • Base para Artesanato
  • Tinta Craquelê na cor Branco
  • Tinta Acrílica na cor Carmim
  • Guardanapo para decoupage
  • Tinta Acrílica Decorativa na cor Chocolate
  • Termolina Leitosa
  • Hidro Laca Brilhante
  • Esponja
  • Saco plástico (pode ser daqueles de supermercado)
  • Lixa
  • Pincel chato macio

Como Fazer

Passo 1

Comece passando duas demãos de base para artesanato na peça toda. Deixe secando e em seguida lixe.

Passo 2

Para fazer a tampa será necessário dar duas demãos de tinta acrílica na cor carmim. Dê um intervalo de uns 40 minutos entre uma demão e outra.

Passo 3

Passe a tinta craquelê branca sobre a tinta acrílica de cor carmim. Espere até que seque.

Passo 4

Em seguida faça uma camada fina de Termolina Leitosa, coloque o guardanapo sem as películas sobre a superfície e sobre o saco plástico. Depois pegue uma boneca papel e faça pressão do centro do em direção as bordas no saco plástico. Isso ajudará a fazer com que a decoupage fique bem lisa.

Depois remova o plástico e aguarde até que seque, aplique mais uma demão de Termolina Leitosa encima da decoupage.

Passo 5

Passe a tinta acrílica na cor chocolate diluída em água na parte de baixo da caixa. Faça uma pátina usando a esponja.

Passo 6

Para finalizar a pela coloque o Hidro Laca Brilhante e estará pronto.

Tutorial Para Craquelê Em MDF

Tutorial Para Craquelê Em MDF

Dicas Para Fazer Craquelê Em MDF

Muitas pessoas reclamam que quando fazem o craquelê ele acaba quebrando muito pequeno ou então fica um liso descascado. Não tem muito segredo, o que pode ajudar a resolver esses problemas é aplicar o verniz craquelador nas peças. Tem alguns pequenos detalhes que não podem ficar desapercebidos.

Confira as dicas e em seguida você conseguirá fazer o seu craquelê corretamente com uma quebra maior e lisa.

Contextualize

Antes de se desesperar com o tamanho que o seu craquelê irá quebrar contextualize a peça, pois algumas peças devem ter um efeito de quebrado pequeno e outras um efeito de quebrado pequeno. Considere bem qual o tipo de craquelê que ficará melhor para a sua peça.

O Veniz Craquelador

Em geral esse verniz vem num kit que contêm o próprio e uma base. Como o nome já indica o verniz craquelador vai por cima do chamado verniz base (aplique somente quando este estiver seco).

Após fazer a pintura da sua pela de MDF aplique duas camadas bem generosas de verniz base e intercale a secagem. Assim a sua peça ficará mais brilhante e isso é bem importante, pois também ajudará a determinar a quebra da tinta. No caso de não ficar bem brilhante aplique outra camada.

Quando o verniz base estiver seco será a vez de aplicar o verniz craquelador com a ajuda de um pincel macio. O pincel deve ser macio para evitar que mexa na camada de baixo no momento de aplicar a segunda camada.

A dica é aplicar o verniz craquelador normalmente, faça como se fosse estivesse pintando. No caso de você não ter prática não saia pintando a peça toda, faça por partes. Aplique num pedaço, espere secar durante uns 40 segundos e em seguida aplique a segunda camada. Aplique delicadamente para que não altere a camada que está embaixo.

Faça isso em toda a peça e quando terminar deixe secar naturalmente. Não force a secagem usando secador ou soprador, pois isso vai alterar o efeito final. Em alguns casos acontece até mesmo de descascar ou dar um efeito de quebra pequeno.

Realçando Os Cracos

Se o seu objetivo é realçar os cracos você pode aplicar depois de seco com um pincel uma camada bem final de cera. A cera escolhida deve ser de cor contrastante com a do craquelê. Limpe usando um pano para tirar o excesso.

Trabalhando Com Craquelê

Essas dicas são muito boas e podem te ajudar muito, mas é importante ter prática também. Conforme você vai criando as suas peças de craquelê vai se familiarizando com o produto, as ferramentas e enfim com o processo produtivo como um todo.

Com essas dicas você pode fazer lindas peças seguindo a técnica do craquelê. As caixas de MDF são só o começo, você encontra lojas que trabalham somente com peças desse material para artesãos.

A dica é testar em vários tipos de formatos, isso te ajudará a ganhar mais prática e descobrir no seu dia a dia com o material o que funciona melhor para você e o que não. Em grande parte os artesãos descobrem suas próprias técnicas especiais para conseguir um efeito X ou Y.

Criar a sua intimidade com o material e com a técnica é fundamental para encontrar a sua forma de trabalhar com craquelê. Não é difícil e você ainda pode ganhar um bom dinheiro com as suas peças. Vale a pena investir um tempinho em aprender a fazer craquelê em MDF.

Ainda Tem Dúvidas?

Se você ainda tem dúvidas a respeito de como fazer craquelê separamos alguns vídeos bem legais que vão te ajudar. Confira abaixo e comece a treinar essa técnica incrível.

Video Aula A&E Artesanato Técnica Craquelado Em MDF

Uma aula completa de como fazer craquelê em peças de MDF. No vídeo você poderá conferir em detalhes como usar o material.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=A2__101iBOw[/youtube]

Decoração em Caixa MDF Efeito Craquelê

Esse tutorial mostra como fazer a aplicação do efeito craquelê m caixas de MDF.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WVaf8A3YmaU[/youtube]

Craquelê Com Decoupage

Confira na prática como fazer craquelê com decoupage, um jeito bem interessante de usar essa técnica.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FeCYh7U6ReA[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
MDF

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Minhas peças ficam com um tom esbranquiçado ao termino da secagem qdo uso o craquelador do acrilex incolor o q devo fazer?

    Fabia 18 de Março de 2013 21:19 Responder
  • Gosto muito das aulas mas, gostaria de mais aulas em reciclagem de moveis ou algum site que eu possa acessar

    CLAUDIA CRISTINA PEREIRA 2 de agosto de 2013 21:59 Responder
  • Tento fazer um craquelado em fotos e n consigo. Tiro xerox da foto e tento fazer o trabalho,me ajudo ja vi em uma caixa, ficou lindo!!! Minha filha q ganhou mas n tenho como falar com a pessoa q deu, so sei q mora em fortaleza. Obg, se puder me ajudar eu agradeço.

    elida 4 de novembro de 2013 18:01 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *