Dicas De Artesanato Em Vidro

No mundo da decoração, tudo pode, com criatividade podemos criar novos ambientes e uma decoração sempre linda. O que está em alta no mundo da decoração é a reciclagem, o reutilizar e reaproveitar o que temos em casa e o que consideramos lixo.

Com base nisso e nos vidros que descartamos, que tal pensarmos em objetos para decorar a casa, feitos por nós e estando dentro da moda?

O Vidro e Sua Reciclagem

O vidro é um material que não possui prazo de validade, é reciclável, não polui, porém ele não se degrada e por consequência vai ficando acumulado no meio ambiente.

A reciclagem e a reutilização do vidro é a melhor opção para tirar esse material dos lixões e dos aterros sanitários, afinal o vidro é 100% reciclável, e também pode ser continuamente reciclado, pois com um quilo de vidro quebrado teremos um quilo de vidro novo.

O Vidro e Sua Reciclagem

O Vidro e Sua Reciclagem

Reciclando e Reutilizando o Vidro

Para reciclar o vidro, depois da coleta, o vidro é lavado para retirar toda sujeira, depois ele é triturado, para em seguida ser aquecido e fundido, após esse processo pode ser utilizado novamente, na forma de garrafas, copos, pratos, etc., lembrando que este processo de fundição deve ser feito por profissionais treinados.

Reutilizar o vidro de diversas maneiras é muito fácil, além de você poupar os recursos do meio ambiente, você estará fazendo artesanato. Existem muitas técnicas que podem se feitas em casa, mas também existem técnicas que requer atenção e cuidados.

Podemos reutilizar todos os tipos de vidros, desde os potinhos de molho, os de papa de bebê, até aqueles garrafões de vinho. Podem-se transformar potes de vidro em lindos objetos de decoração, objetos úteis para casa, para o escritório.  Aqui tudo pode ser transformado, ser reutilizado, basta ter criatividade e inspiração. A seguir mostraremos algumas alternativas para reutilizar o vidro.

Dicas Para Fazer Artesanato Com o Vidro Que Você Tem Em Casa

Jarro De Garrafa

Vamos começar fazendo um jarro reutilizando garrafa de vidro. Você irá precisar de garrafa de vidro, fita gomada (crepe), pincel chato, tinta esmalte.

Modo de fazer: Lave a garrafa, retire o rótulo se ainda tiver. Deixe a garrafa secar, agora crie desenhos geométricos com a fita crepe (pode ser listras, traços ou espiral, fica a sua escolha), limpe a garrafa novamente antes de pintar, com o pincel chato pinte toda garrafa, pinte umas três vezes, você pode usar tinta spray, retire a fita crepe antes de a tinta secar, deixe a garrafa secar em local ventilado, depois corrija os defeitos com um estilete, crie várias garrafas combinando as cores.

Jarro De Garrafa

Jarro De Garrafa

Copos Ou Vasos De Garrafa De Vidro

Agora vamos fazer copos ou vasos de garrafa. Você vai precisar de garrafa de vinho, barbante, fósforo, acetona (removedor de esmalte), lixa, bacia e água gelada. O modo de fazer não é difícil, só requer um pouco de cuidado, comece lavando a garrafa, depois que ela estiver seca marque onde você deseja cortar, a seguir molhe o barbante com acetona e amarre no local que você marcou em volta da garrafa. Depois do barbante preso, segure a garrafa e coloque fogo, tenha cuidado, vá girando a garrafa. Deixe a chama acesa por 20 a 30 segundos. Com a garrafa quente mergulhe-a na água gelada, depois de cortada use uma lixa para tirar as partes cortantes, mas lixe com cuidado. Aqui você pode usar garrafas de vodka, vinho ou qualquer tipo de garrafa de vidro.

Vidro Com Pintura Esponjado

Para fazer esse objeto você vai precisar de: vidros, fita adesiva, tintas para vidro e esponja.

Comece passando um algodão com álcool para limpar a sujeira e a gordura. Deixe secar e somente depois de seco comece a aplicar os pedaços de fita adesiva fazendo desenhos, neste momento sua criatividade deve entrar em cena, faça desenhos que goste. Agora coloque a tinta em um pires, molhe a esponja e pinte o vidro da cor escolhida ou de várias cores, deixe a tinta secar e retire a fita adesiva. Pronto você um vidro decorativo para a sua casa.

Vidros Coloridos Para Decoração

Comece separando o material que vai utilizar, separe tinta (da sua cor preferida), garrafas de vidro ou frascos de perfume e seringas.

Para fazer comece com a seringa, coloque a cor escolhida na seringa e em seguida aplique a tinta dentro da garrafa ou dos frascos, gire o vidro para espalhar a tinta e preencher todo o frasco.

Porta Fotos

Você irá precisar de vidros com tapas e fotos.

Para fazer, comece limpando os vidros, em seguida passe o álcool para retirar a gordura, resto de cola ou qualquer outra sujeira. Agora coloque as fotos dentro dos vidros, aqui você pode pintar o lado oposto de onde ficará a foto e a tampa.

Luminária Ou Porta Vela

Separe o material que você irá usar, serão: dois potes de vidro, um grande e um pequeno para ficar no centro do maior e rolhas. Para fazer, coloque uma vela dentro do pote menor, depois coloque no centro do maior e ao redor coloque as rolhas, quando acender a vela as rolhas serão realçadas.

Mini Jardim Vertical

Essa dica vai para aqueles que desejam dar um toque verde em seus ambientes, separe uma tábua, braçadeiras, potes de vidro. Comece fixando a tábua na parede, depois coloque as braçadeiras para segurar os potes e por fim coloque as plantas, que aqui devem ser pequenas, flores são as mais indicadas.

Luminária Ou Castiçal

Você irá precisar de vidros, barbante ou linha grossa, tinta spray e vela para fazer seu castiçal. Comece limpando os potes ou frascos de vidro com álcool, com o barbante ou a linha enrole no pote, (enrole em diversos sentidos), depois aplique tinta spray, depois retire o barbante, coloque a vela dentro do pote, pronto seu castiçal está pronto!

Imagem de Amostra do You Tube

Porta Treco Para Banheiro Ou Lavabo

A última dica é para colocar nos banheiros e deixá-los ainda mais bonitos, separe potes de vidro, braçadeiras e tábua de madeira. Coloque os potes na tabua com as braçadeiras e fixe na parede. Caso deseje que os potes estejam decorados, aplique a técnica anterior antes de colocar os potes no banheiro.

Agora que você já tem diversas dicas, já sabe que não pode mais jogar os potes e garrafas de vidro fora. Separe-os e quando tiver um tempinho renove a decoração de toda a sua casa. Aproveite e presenteie quem você gosta com algo que você mesma fez.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>