Dicas Para Pintura em Vidro

Há inúmeras formas de se fazer artesanato e, da mesma maneira, inúmeras matérias-primas que podem ser usadas em sua confecção. Para cada uma delas há uma técnica que pode ser empregada, para que o resultado final seja perfeito e surpreendente.

Hoje vamos aprender algumas técnicas para se empregar na pintura em vidro, que além de ser muito bonita ainda é bastante aceita pelas pessoas, tanto para receber como presente quanto para a venda no comércio local. A pintura em vidro, apesar de ser muito bonita, não é tão difícil de ser feita, basta que se tenha em mãos algumas dicas e ainda um pouco de habilidade manual, e é claro, os materiais necessários para a confecção das peças.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SKTik-ykurY[/youtube]

Dicas Para Pintura em Vidro

  • -A primeira coisa a se pensar é uma forma adequada de se preparar o vidro para receber a pintura, pois isso, se não for bem feito, pode colocar a perder todo o trabalho executado posteriormente.
  • -Para começar, certifique-se de que a peça de vidro que será usada esteja completamente limpa, livre de qualquer espécie de gordura ou sujeira e ainda esteja seca, sem resquícios de umidade. Antes de pintar o vidro, lave-o com água morna e bastante sabão e deixe secar completamente.
  • -Durante a execução do artesanato é importante que se faça uso de luvas descartáveis, assim a peça não terá contato com o suor ou sujeira das mãos, isso evitará que o vidro fique engordurado ou com marca de mãos e dedos.

Dicas Especiais Para Fazer a Pintura em Vidro

Fica mais complicado de saber como a pintura está ficando pelo fato da peça ser transparente, por isso, é indicado que se use um papel branco ou um guardanapo dentro ou embaixo do recipiente. Isso é importante para que a cor branca dê uma maior visualização do processo de pintura e de como está sendo feito o artesanato.

  • -Outra situação que pode afetar o processo de pintura é a dificuldade que pode haver na fixação da tinta diretamente no vidro, em decorrência da transparência. Conforme o procedimento a ser usado, serão necessárias diversas camadas de tinta até que se consiga a cor ideal. Entre uma demão e outra de tinta, é salutar que se tenha um espaço de tempo de aproximadamente uma hora para que ocorra a secagem da tinta, desta maneira, assim que a outra camada for executada, não haverá borrões no trabalho e nem mesmo uma textura mais grossa.
  • -Antes de iniciar o procedimento, certifique-se de que os materiais usados sejam de boa qualidade e antes de usar os produtos, agite bem, isso facilitará na fixação da cor no recipiente. Em se falando ainda em tinta, procure não misturar as cores, pois isso altera sua textura, deixando-as mais ralas e, com isso fica mais complicado da tinta grudar no vidro.

Como Fazer Para Manter A Tintura No Vidro

Sempre que foi executar a limpeza da peça de vidro que foi pintada à mão, utilize sabão e água normalmente, porém, não use esponja para esfregar. Esse procedimento de esfregação pode vir a danificar a pintura. Além disso, a secagem deverá ser efetuada também com bastante cuidado, pois, o ato de esfregar o guardanapo contra o vidro também poderá fazer com que o artesanato sofra avarias.

Então, para ajudar quem está começando no artesanato em vidro, vamos mostrar uma técnica de decoupage que pode ser empregada, deixando a garrafa com um toque especial e diferenciado.

Decoupage em Garrafas de Vidro

Material Utilizado:

Tinta acrílica e base para artesanato, disponível em lojas de artesanato, nas cores rosa e branca

Tinta relevo com glitter, que será usada na decoração, na cor cristal

Tinta relevo sem glitter, transparente e na cor-de-rosa ou qualquer outro tom de rosa que achar pertinente

  • 01 vidro de cola próprio para decoupage
  • 01 vidro de verniz à base d’água brilhante
  • 01 pincel chato, de preferência da tigre, de n°18
  • 01 bonita garrafa de vidro
  • Uma Lixa com número 150
  • 01 Tesoura
  • 01 rolinho de espuma para pintura
  • 01 Guardanapo em motivos florais, próprio para ser usado em decoupage

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LH8GnA-aJ_M[/youtube]

Passo a Passo

Primeira parte: lave e seque muito bem a garrafa que será usada, depois, com a ajuda do rolinho espuma, use a base e a tinta acrílica e dê uma demão de cada, próprios para artesanato, os dois na cor branca.

Segunda parte: Aguarde a secagem da pintura e use o rolinho por pintar por mais duas demãos. Lembre-se de fazer isso muito bem, com bastante cuidado e certifique-se de que a garrafa esteja completamente branca.

Terceira parte: Faça uma mistura usando uma porção de água, tinta acrílica na cor rosa e base.

Quarta parte: Usando o pincel chato, pinte a garrafa utilizando a mistura de tinta e aguarde até que seque completamente. Depois disso, tome a lixa e esfregue na peça a fim de produzir um efeito bonito de lixe para fazer um efeito de sombra e luz.

Quinta parte: Agora, tome o guardanapo de decoupage que foi escolhido, removas as duas partes que não são decoradas e fique somente com a estampada em mãos.

Sexta parte: Posicione o guardanapo estampado sobre a garrafa já pintada, colocando os desenhos onde achar melhor e por cima dele passe a cola própria para decoupage.

Sétima parte: Depois que a cola estiver bem seca, passe sobre a parte estampada um pouco de tinta relevo transparente  rosa e depois a tinta relevo glitter cristal. Aguarde até que a secagem ocorra de maneira bastante natural.

Agora o artesanato em vidro já está terminado, e pode ser usado como objeto decorativo ou até como um lindo vaso de flores para enfeitar a mesa. Além de a peça ficar linda e poder ser usada tanto em casa, também pode servir para presentear amigos e familiares queridos ou ainda ser comercializada em feiras e lojas de artesanatos locais. Aproveite o fim de ano e faça suas vendas!

Aproveite as dicas e use e abuse da pintura para deixar as garrafas de vidro vazias, muito mais atraentes e bonitas! Além de fazer bem à sua casa você ainda irá colaborar com o meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • lindas peças, amei

    dora bispo farias 16 de Janeiro de 2015 11:09 Responder
  • Boa tarde, lindo trabalho, gostaria do passo a passo das garrafas azuis, ultima foto acima, seria possível? Agradeço desde já,

    janeth crepaldi 14 de Abril de 2015 17:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *