Como Fazer Falso Vitral

Os vitrais são uma das principais belezas em Igrejas pelo mundo todo, quando apreciamos as belas imagens pintadas sobre o vidro pensamos em como seria bonito ter esse efeito em casa. Se você acredita que os vitrais são belezas que podem ser admiradas somente em lugares como essas famosas Igrejas saiba que é possível fazer um tipo de falso vitral em casa.

Falso Vitral

Falso Vitral

A ideia é bem interessante e permite a você criar desenhos no seu vidro, mesmo não sendo um grande pintor. O grande problema que enfrentamos para fazer um vitral é conseguir acertar o desenho e a pintura, não é mesmo? Não se preocupe e descubra como é fácil decorar a sua janela como se fosse um belo vitral.

Tutorial de Como Fazer Um Falso Vitral

Materiais Necessários

  • Cartolina preta
  • Giz de cera na cor branca
  • Papel de seda em várias cores
  • Estilete
  • Tesoura
  • Cola em bastão

Como Fazer

Passo 1 – Comece desenhando na cartolina a forma que você deseja reproduzir no falso vitral. A dica para quem não domina o desenho é fazer numa folha de sulfite ou outra (de preferência A3) o traçado. Depois risque a parte de trás da folha do desenho com um lápis 6B. Coloque a folha sobre a cartolina preta e contorno o desenho com um lápis.

Imagem de Amostra do You Tube

Em seguida passe o giz de cera branco por cima dos traços que foram repassados para a cartolina. Outra dica é apostar em formas orgânicas e mais simples como, por exemplo, flores. Nesse tutorial realizaremos o passo a passo como se estivéssemos fazendo o desenho de uma flor. Depois de treinar você pode escolher o que deseja criar o seu falso vitral, basta seguir a lógica dos passos.

Passo 2 – Depois de ter o traço do desenho a ser criado para o falso vitral você deverá fazer um contorno interno com cerca de 1 cm. Basicamente você irá desenhar por dentro da forma. A cartolina preta servirá para criar o contorno que tornará o seu desenho visível no falso vitral.

Passo 3 – Em seguida você deverá recortar a figura da cartolina (quem preferir nesse ponto pode usar a tesoura). Depois será necessário usar o estilete para cortar delicadamente os detalhes. Você deverá retirar o “recheio” do desenho, ou seja, corte no contorno interno que você criou.

Observação: No caso da nossa flor o vazado ficará nas pétalas e no miolo da mesma.

Passo 4 – Quando terminar de cortar os detalhes e já estiver com a figura totalmente vazada chegará o momento de usar o papel de seda colorido. Posicione a figura vazada sobre o papel e em seguida recorte o centro do desenho.

Observação: Estamos ensinando o tutorial como se estivéssemos fazendo uma flor.

Passo 5 – Depois de remover o miolo da flor (desenho desse tutorial) será necessário colar a figura vazada na folha de papel de seda. Cole usando a cola bastão, ela é melhor para esse tipo de papel. Remova as rebarbas que ficarem usando o estilete.

Passo 6 – Cole o centro da flor de uma outra cor. Feche tudo colando a outra parte.

Passo 7 – Faça em várias cores e aplique no vidro. O efeito fica bem bonito e interessante, cria realmente a impressão de um falso vitral sem a pressão de ter que ser um grande desenhista ou pintor.

Tutorial de Falso Vitral

Materiais Necessários

  • Vidros lisos com a mesma medida dos que já compõem sua porta ou janela (a quantidade de vitrais a serem feitos depende da sua vontade);
  • Desenho de sua escolha para compor o vitral
  • Pasta relevo própria para vitral
  • Resina (laca) para vitrais (pode ser encontrada em várias cores).
  • Líquido esmerilador
  • Thinner
  • Pincel chato (aproximadamente de nº 10)
Técnica Perfeita

Técnica Perfeita

Como Fazer

Passo 1 – Escolha o desenho, você precisará de duas cópias. Uma das cópias do desenho deverá ser colada ao vidro.

Passo 2 – Com a ajuda de um estilete você deverá a parte a ser esmerilada.

http://wpimoveis.zap.com.br/imoveis/2012/02/vitral1.zapimoveis.jpg

Passo 3 – Em seguida você deverá colorir o desenho a seu gosto.

http://wpimoveis.zap.com.br/imoveis/2012/02/vitral.zapimoveis.jpg

Esse tutorial fica com um efeito mais profissional, mas é necessário que o artesão já tenha alguma experiência em usar esses materiais. Se você já está acostumado a pintar vidros com certeza não terá nenhum problema em fazer esse tipo de falso vitral.

Galeria de Vídeos – Falso Vitral

Falso Vitral Juarez F Marçal

Aprenda como fazer um lindo vitral falso em sua casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Lu Heringer – Falso Vitral – Parte 1- Desenhando o Vidro

Nesse vídeo você aprenderá a técnica de como pintar no vidro, pode ser bastante útil para fazer os seus falsos vitrais em casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Lu Heringer – Falso Vitral – Parte 2 – Pintando o Vidro

Esse vídeo continua o tutorial do vídeo acima, aprenda a técnica completa de como pintar no vidro.

Imagem de Amostra do You Tube

Cuadro de Sobremesa Con Técnica de Falso Vitral (Quadro de Sobremesa Com Técnica de Falso Vitral)

Esse vídeo está em espanhol, mas é bastante intuitivo e a língua não se torna um empecilho. Vale a pena conferir esse tutorial porque ele nos dá uma ideia diferente de como usar essa técnica de pintura. Você poderá criar lindas peças para servir sobremesa para os seus convidados.

Falso Vitral

Confira mais um vídeo com uma técnica interessante para criar falso vitral.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Usar o Falso Vitral?

Como pudemos conferir nesses vídeos o estilo de pintura e colagem que cria o visual de falso vitral não precisa necessariamente estar no vidro de janelas ou portas. Se você quer dar um visual diferente para a sua louça pode apostar nesse tipo de trabalho artesanal, mas ainda há outras opções.

Você pode criar lembrancinhas para amigos fazendo pinturas de falso vitral em pequenos pedaços de vidro bem como em outras superfícies. O mais importante é se divertir enquanto faz o seu falso vitral, seja num vidro de porta ou janela ou mesmo numa outra superfície.

Escolha se você prefere fazer o seu falso vitral usando colagem ou então pintando diretamente em vidro. Com um pouco de treino é possível se aperfeiçoar nessa técnica e conquistar lindos resultados. Treine e faça lindas peças de falso vitral, um trabalho que tem um resultado bem elaborado e interessante.

4 comentários

  1. Achei otimo vou fazer um trabalho na escola.

  2. Amei esse site. Mas gostaria de poder usar as lindas mensagens para envia-las a meus amigos, eu não consegui.

  3. Boa tarde
    Gostaria de comprar um falso vitral com as medidas 40×60, e se posso qual o preço. è para uma pequena janela fixa na sala de estar.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>