Como Fazer Mosaico Com Azulejos

Você sabe o que é mosaico? É uma técnica que usa pequenos pedaços ou cacos de objetos, entre eles, os azulejos, para produzir um desenho ou fazer outras criações. É um trabalho tão único, que é praticamente impossível reproduzir um segundo exatamente igual aquele primeiro.

A palavra mosaico vem do latim “musa”, que já serviu de nomes para museus, para músicas, entre outras coisas. Pode-se dizer que essa arte está entre uma das mais antigas da cultura do homem, explicam os arqueólogos e estudiosos de história da arte.

Veja como você mesma pode fazer um mosaico, anote o passo a passo para criar uma mandala com pedaços de azulejo ou pastilhas.

Como Fazer Mosaico Com Azulejos

Como Fazer Mosaico Com Azulejos

O Que é Adequado Para Fazer Um Trabalho Em Mosaico

Os materiais podem ser os mais variados possíveis, um dos melhores para fazer a base de um mosaico que ficará fora de casa é o de base de compensado naval, por exemplo. Ele poderá ficar na parte externa, mas não deve ficar exposto a chuva e nem aos raios solares. O problema não são os pedaços de azulejos ou pastilhas, e sim, o rejunte que deverá ser usado para color as peças.

Quem realmente prefere um mosaico para ficar na parte externa de casa deverá usar um vidro sobreposto quando a peça estiver pronta. Veja o material usado para fazer um mosaico mandala e como fazer!

O Que é Adequado Para Fazer Um Trabalho Em Mosaico

O Que é Adequado Para Fazer Um Trabalho Em Mosaico

Lista De Material Necessário Para Fazer Um Mosaico Com Azulejos

  • azulejos para mosaico, que você poderá encontrar em lojas virtuais específicas para esse tipo de artesanato e também, nos chamados, cemitérios dos azulejos.
  • Torquês simples ou torquês de roldana: vendidos em cemitérios de azulejos e lojas virtuais.
  • Riscador de azulejos em lojas de material de construção.
  • Cola cascorez
  • Massa acrílica
  • Rejunte
  • Tinta vendida em loja de material de construção.
  • Corte do compensado naval.
  • O compensado naval que é de madereiras.

Veja o Passo a Passo Para Fazer o Mosaico Com Azulejos

  1. Você vai precisar fazer o trabalho em cima de uma bancada menor do que a base do seu compensado naval, para facilitar na hora de cortar. Para cortá-lo será necessário uma serra tico-tico ou uma makita. Use alguma coisa para ajudar na hora de criar o desenho do mosaico.
  2. As peças que nós vamos trabalhar devem ser colocadas sobre o compensado para servir de guia. É o momento que temos que escolher as cores e os cortes que serão utilizados. Uma vez que essas escolhas foram feitas, você deverá usar um papelão ou qualquer outro papel grosso para criar um molde de corte.

Use o molde para cortar os pedaços de azulejos com a ajuda de torques de roldana. Vá cortando peça por peça com a ajuda da ferramenta. É graças a essa ferramenta que conseguimos obter uma forma arredondada.

Como Colar Os Mosaicos Na Base De Compensado

Separe os pedaços que ficaram com as melhores formas com o corte do torquês de roldana. E agora, você deverá colar as peças usando a cola Cascorez e para aplicá-la use um pincel pequeno, é um modo de não “lambuzar” o seu trabalho.

Algumas Dicas:

  • Use o pincel para passar a cola, mas sem excesso, é preciso ter cuidado para que ela não suba sobre os azulejos.
  • Não troque a cola Cascorez por uma outra, porque esse produto é aquele que adere e seca mais facilmente.
  • Diversifique os azulejos, quanto mais variados, melhor ficará o seu trabalho.
  • Para ficar original o seu trabalho não tente cortar as peças exatamente iguais, quanto mais diferenciadas elas forem, mais bonito ficará o resultado final.
  • Use para o acabamento, tiras retangulares nas bordas feitas com azulejos mais claros do que aqueles usados na parte interna. Para fazer esse tipo de corte “perfeito, use o riscador simples de azulejos e um esquadro, faça traçando uma medida de 1 centímetro.
  • Depois do risco, para o corte dos cacos, use um alicate simples para ajudar na tarefa. Posicione a ferramente no centro de cada uma linha que foi criada e use o riscador. A pressão sobre o azulejo fará com que ele quebre facilmente na linha feita na etapa anterior.

Como Colocar Os Filetes No Mosaico

  • Os filetes feitos na etapa anterior para fazer o acabamento você deverá colocar para fechar o círculo.
  • Se preferir, faça o acabamento com pastilhas no lugar dos filetes de azulejo. Escolha pastilhas escuras na seguinte medida: 2cm x 2cm.
  • As pastilhas vem coladas e para retirá-las sem estragar deixe-as por 1 hora dentro de uma vasilha com água. Depois deixe-as em lugar aberto para secar, antes de serem coladas no compensado.

Finalizando o Mosaico Com a Ajuda Do Rejunte

  • Use um recipiente descartável para misturar o rejunte, acrescente um pouco de água. Depois coloque o pó do produto e misture bem até formar uma pasta.
  • Use uma espátula para espalhar a pasta de rejunte em toda base do mosaico, é necessário passar mais de uma demão. O material seca rápido e não é difícil de retirar o excesso.
  • O tempo médio de secagem é de cerca de 5 minutos. Uma vez pronto, passe um pano seco e limpo sobre o acabamento  para retirar o excesso de massa do mosaico. Essa fase deve ser feita com muito cuidado, para que você não retire também o rejunte do acabamento do mosaico.
Imagem de Amostra do You Tube

Veja Os Retoques Que Você Precisa Fazer No Acabamento Do Seu Mosaico

  • Quando você for cortar a base do compesado naval para fazer o seu mosaico, mesmo com todo o cuidado, ficarão farpas ou irregularidades nas bordas, para resolver o problema, use uma lixa fina para retirar qualquer sobra e deixar o formato perfeito.
  • Depois de terminar o rejunte e quando ele já estiver limpo e com o excesso retirado, passe uma camada de massa acrílica, ela fará com que o resultado final fique perfeito.
  • A massaa acrílica leva pelo menos 12 horas para secar, deixe em local seco até que o processo termine.
  • Depois que o mosaico pronto estiver bem seco, passe uma lixa em toda a circunferência da base de madeira, e use a tinta da sua cor preferida para finalizar o acabamento.
Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário

  1. Olá,
    Estou iniciando o trabalho com mosaico.
    Tenho um questionamento:
    Eu fiz uma mesa para jardim usando a técnica de mosaico com pedaços de ceramica quebrada(cacos).
    Após rejuntar percebi que ao passar a mão dá a impressão que vai cortar.
    Existe alguma dica para vevitar que o mosaico corte a mão das pessoas?

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>