Técnica e Arte em Mosaico

Mosaico é uma técnica artesanal milenar, e segundo os historiadores esta arte pode ter surgido cerca de 3 mil e 500 anos antes de Cristo, sendo assim, considerada uma das primeiras manifestações artísticas do homem, quando este nem mesmo sabia o seu significado.

O que é Mosaico

Podemos definir mosaico como uma arte decorativa, ou ainda como as composições formadas de pequenos fragmentos ou cacos de materiais cerâmicos ou de vidro, ou de algum outro material e que sejam dispostos e colados  sobre uma superfície de maneira ordenada formando desenhos, imagens ou ainda somente colocando as peças coordenadamente, de forma a cobrir uma superfície. Temos muitos exemplos de mosaicos famosos, os mais tradicionais com certeza são os antigos vitrais de igrejas, em que se formam belíssimas imagens sacras com milhares de pedaços pequenos de vidros coloridos.

Trabalhando com Mosaicos

Trabalhando com Mosaicos

Como se Faz um Mosaico

Como vimos um mosaico consiste em qualquer superfície coberta de pequenas peças recortadas, que podem ser pastilhas de vidro, cerâmica, mármore, fragmentos de pedra ou outro material que se deseje. Essas pastilhas são colocadas de maneira que formem o visual que se deseja o que pode ser um desenho ou simplesmente apenas um efeito visual. Podemos fazer um mosaico todo de pastilhas brancas por exemplo. Para fazer o mosaico, o primeiro passo é escolher a superfície sobre o qual se vai fazer o mosaico, e planejar o que se pretende fazer. Logo depois escolher os materiais com que se vai produzir o mosaico e o que vai se utilizar para uni-los. Muitos artistas quando começam a produzir um mosaico já tem em mente o que desejam fazer naquela peça, e assim já escolhem o material determinado, outros, no entanto, escolhem os materiais que gostam o que dispõem e então começam a criar sem nenhum planejamento, conforme seus próprios instintos no momento.

Mosaico Romano

Mosaico Romano

Idéias para Peças com Mosaico

Não são somente pastilhas de vidro que podem ser coladas para construir um mosaico, o número de materiais que podem ser utilizados é infinito. Essa técnica pode ser utilizada para muitos trabalhos diferentes, desde a cobertura de peças decorativas como mesas de centro, porta retratos, molduras de espelhos, até paredes inteiras. Também se utiliza a técnica do mosaico com fotografias, em quadros, o que produz um efeito muito interessante. Reproduz-se a fotografia, ou as fotografias desejadas, depois recorta-se em pedaços pequenos, quadrados, depois cola-se deixando um espaço muito pequeno no intervalo.

Arte do Mosaico

Arte do Mosaico

Também se podem reproduzir muitas fotos em tamanho pequeno e colar elas sobrepostas fechando todo o espaço, e então colocar em uma moldura. Esses trabalhos com fotos podem ser feito com foto preto e branco, dá um efeito muito bonito.  Enfim, mosaico assim como as outras formas de artesanato é uma arte, e como arte, o que vale é a criatividade e o bom gosto de cada um.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mosaico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ameia o tutorial sobre mosaico,to pesquisando tudo que posso, quero entra nesse mundo ceio de cor e arte,to apaixonadíssima. Parabéns a todos.

    MARIA APARECIDA CERQUEIRA 14 de fevereiro de 2013 1:32 Responder
  • Ameia o tutorial sobre mosaico,to pesquisando tudo que posso, quero entra nesse mundo cheio de cor e arte,to apaixonadíssima. Parabéns a todos.

    MARIA APARECIDA CERQUEIRA 14 de fevereiro de 2013 1:35 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *