Mosaico Com Cascas De Ovo

Uma Das Novidades Que Vem Tomando Conta Do Mercado De Decoração é o Mosaico, Mas Afinal o Que é Um Mosaico?

O Que é Um Mosaico?

Mosaico é uma palavra que vem do grego, e podemos dizer que mosaico é uma arte que junta criação, paciência, e pequenos pedaços de peças podendo ser elas as pedras, cerâmicas, azulejos, vidros, papel, madeira e muitos outros materiais.

A palavra mosaico significa “obra paciente”, porque para criar um mosaico necessitamos de concentração, muita calma e um pouco de habilidade manual. E assim se vai juntando pedacinhos de material e cria-se uma linda obra. Você pode misturar materiais, desde pedra, papel, azulejos, vidros, madeira, plásticos, grãos, conchas, botões e muitos outros materiais que a criatividade deixar. Assim é só deixar a imaginação fluir, afinal a criatividade é fundamental para a criação dos mosaicos.

O Que é Um Mosaico?

O Que é Um Mosaico?

Conheça Um Pouco Mais Da História Dos Mosaicos

Falar que o mosaico é uma arte antiga pode soar como brincadeira, pois os primeiros relatos datam de 3.000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia ( atual Iraque). Um das maiores coleções já encontradas de mosaicos é do Império Bizantino, que tem por característica forte a arte, e o mosaico é encontrado até hoje em igrejas e templos bizantinos. As paredes e as abóbodas desses locais costumam ser enfeitadas com os mosaicos, neles eram relatados os acontecimentos bíblicos, e representação de cenas da vida quotidiana que foram muito importantes para a História.

Os mosaicos bizantinos tratam quase exclusivamente do tema religião, e foram usados como decoração para exaltar a glória de Deus e também para explicar e ilustrar passagens da Bíblia. Este estilo foi desenvolvido em Veneza e atingiu sua plenitude em Constantinopla.

Conheça Um Pouco Mais Da História Dos Mosaicos

Conheça Um Pouco Mais Da História Dos Mosaicos

Foi nessa época que muitos mosaicos passaram a ser feitos de vidros, os chamados e conhecidos “vitrais”. A partir desse momento eles se espalharam por todo o Império Bizantino, Grego e Romano, além de Iugoslávia, China e outros países do Leste Europeu e Ásia.

Porém, os mosaicos não ficaram restritos a aquelas áreas, eles vieram parar também na América, os povos Pré-Colombianos desenvolveram técnicas semelhantes no Peru e no México. A diferença é que essas culturas utilizavam tesselas muito finas de turquesa e coral para desenvolver máscaras, jóias e pequenos objetos.

Aqui no Brasil, os mosaicos chegaram juntos com a Coroa Portuguesa, mais precisamente em 1852, com a Imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II. Ela revestiu fontes, bancos e paredes do Jardim das Princesas, no Palácio da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, com conchas e cacos de porcelana imperial. A partir dessa data, o número de mosaicos foi apenas aumentando aqui no país.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4yttDlSNPWk[/youtube]

Os Mosaicos Mais Conhecidos Do Mundo

Antes de falar que você nunca ouviu falar, saiba que os mosaicos são famosos mundialmente, e os religiosos podem ser encontrados facilmente em locais com a Basílica de São Pedro, que fica na Praça de São Pedro, localizada no Vaticano. A Igreja de Santa Sofia, hoje é considerada uma das 7 (sete) maravilhas do mundo moderno, ela fica em Istambul e hoje ela é um museu, afinal tudo nela é obra de arte.

Quando a Igreja de Santa Sofia era a maior do oriente, ela tinha em sua cúpula e teto revestidos por um mosaico de 150.000.000 (Cento e Cinqüenta Milhões) de tesselas de ouro, com certeza esse é um dos maiores mosaicos existentes e sua construção está datada entre os séculos IX  e XII.

Um dos mosaicos mais conhecidos por nós brasileiros é o calçadão de Copacabana, isso mesmo a famosa calçada da praia mais famosa do Brasil, é feita de mosaicos.

Mosaico Com Casca De Ovo

Já que você viu diversos modelos de mosaicos, que tal fazer um mosaico reaproveitando as cascas de ovos?

O mosaico com casca de ovo é uma obra barata e agradável. É um trabalho flexível, pois você pode aplicar em várias peças e em várias superfícies, isso fica completamente em seu critério, você pode aplicar em paredes, madeiras, em vidros, cerâmicas e pode fazer vários objetos, tornando o seu trabalho algo personalizado e exclusivo, afinal os mosaicos podem decorar desde uma casa até ambientes mais luxuosos.

A matéria prima do mosaico feito com casca de ovo é muito fácil e acessível, lembrando que este trabalho também pode ser pintado. Ao reaproveitar as cascas dos ovos que vão para o lixo, podem-se fazer trabalhos artesanais, aplicando a técnica do mosaico em caixas, bandejas, porta-retratos, porta-jóias, e diversos outros objetos.

Para preparar as cascas de ovos para o nosso mosaico, você deve separá-las, depois as limpe retirando a película interna, pois é essa película que pode dar um mau cheiro nas cascas. Para retirar é muito simples, basta colocar as cascas de molho em um pouco de água que a película fica amolecida, pegue a ponta e vá puxando, se ela estiver úmida vai sair facilmente.

Tire toda película, passe o dedo para sentir a casca áspera, é necessário retirar a película para que o trabalho não fique com mau cheiro e chegue a mofar, estragando assim todo o seu mosaico. Depois de retirada a película se deve colorir as cascas, é recomendado usar corante alimentícios, basta deixar de molho no corante para conseguir a cor desejada, ou usar as cascas no tom natural, brancos ou avermelhados, após o tingimento é só colocar para secar e dar inicio ao nosso trabalho.

Agora que você tem as cascas, que tal reaproveitar aquela luminária velha que está encostada há um tempo?

Para fazê-la, você irá usar somente a luminária, as cascas de ovos (tingidas ou não) e cola branca. Para finalizar sua arte você deve usar Hidrolaca brilhante, que pode ser substituído por verniz. Em caso de não ter nenhum desses, se sua cola for aquela para biscuit, dilua um pouco dela em água e passe como acabamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3hPw19PoNb4[/youtube]

Veja Agora o Passo-a-passo:

  1. Limpe a casca de ovo com água, retirando os resíduos e a película interna para que ela possa colar perfeitamente e não ficar com mau cheiro. Deixe secar por 12 horas.
  2. Aplique com o dedo, ou com auxilio de um pincel, uma pequena camada de cola sobre a superfície do abajur. Faça isso em etapas, usando a cola em poucos pedaços por vez para que a ela não seque.
  3. Separe as cascas em tamanhos grandes e de pouco em pouco quebre usando o dedo indicador até ficar com aproximadamente 2 cm. Limpe os dedos em um recipiente com água para retirar a cola a cada aplicação. Faça isso sobre toda superfície.
  4. Aguarde a secagem até que a cola fique transparente. Para finalizar, impermeabilize o material usando hidrolaca brilhante ou verniz. Pronto! Seu abajur está de cara nova para decorar o ambiente!

Além das Luminárias você pode fazer muitos outros trabalhos usando essa técnica como, decorar paredes, mesas, peças de vidro, cerâmica, madeira e  tudo o que mais desejar, sua casa pode ter várias peças únicas de decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mosaico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá !
    Fiquei muito honrada em ver meu trabalho, o prato giratório Bandeira do Brasil em Mosaico publicado em sua página. Vejo que você também é amante da Arte do Mosaico. Você poderia dar o crédito do meu nome em meu trabalho? acho que assim identificado valorizará mais sua página. Agradeço antecipadamente.

    Abraços

    Cris Romano

    Cris Romano 23 de setembro de 2014 16:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *