Enfeites com Pinhas

A transformação de elementos da natureza em objetos com diferentes usos é uma forma de arte praticada pelo homem desde os primórdios de sua evolução, está na base do desenvolvimento da civilização, pois é transformando elementos em outros que surgiram todos os artefatos que rodeiam a nossa vida moderna. Contudo muitas vezes a vida se torna tão corrida, a rotina toma conta de forma tão devastadora de nossa vida, que perdemos essa capacidade de transformar, que é nata do ser humano, e que garanti a sua sobrevivência ao longo do tempo.

Transformando a Natureza

Hoje o processo de transformar elementos da natureza em outros objetos, principalmente objetos decorativos é uma forma de artesanato muito valorizado, pois entra nos princípios da sustentabilidade, tão apregoados no mundo moderno. São inúmeras as formas existentes dessa arte, as primeiras que conhecemos talvez sejam as desenvolvidas pelos índios quando construíram seus totens, por exemplo, usando madeira de tronco de arvores que eram esculpidos e pintados, assim como a produção de peças de barro ou ainda com a casca do coco e de outras frutas. Enfim, são muitos os exemplos deixados por este povo, de arte e sustentabilidade.

Enfeites com Pinhas

Enfeites com Pinhas

Pinhas

As pinhas se originam dos pinheiros chamados de coníferas, uma das árvores mais antigas que se tem registro. As coníferas possuem folhas verdes em forma de agulhas e ao contrário do que se pensam as pinhas não são os frutos dessa árvore, são apenas cones lenhosos, onde estão resguardadas as sementes desta arvores muito comum em várias partes do mundo, que se adaptam em diferentes climas e condições, inclusive em solos pobres e clima frio.

Enfeites de Natal com Pinhas

São muitas as peças que podem ser produzidas a partir das pinhas. Muitas artesãs desenvolvem animais a partir da pinha, como as garças. Contudo elas também são perfeitas para fazer enfeites de natal, havendo muitas opções. Algumas das opções podem ser pintar as pinhas de dourado e enfeitar com laços vermelhos para usá-las como bola de natal para enfeitar árvores externas. O efeito é ótimo. Elas são muito utilizadas também para compor guirlandas de natal tanto para colocar nas portas das casas como também em guirlandas para serem colocadas em cima da mesa, compondo lindos arranjos com outros elementos.

Árvore de Mesa com Pinha

A árvore de natal para colocar em cima de mesas de trabalho ou mesmo compor arranjos, feitas com pinhas, é uma das idéias mais graciosas e simples realizadas com esse material. Consiste em pintar totalmente a pinha de verde, tendo o cuidado de pintar inclusive internamente. Depois de seca a tinta colar na ponta de cada dente da pinha uma bolinha de isopor branca ou outro material, que pode ser também dourado ou vermelho, dando o efeito de uma miniatura de árvore de natal enfeitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>