Como Fazer Almofadas de Retalhos

Para quem tem o costume de guardar todos os retalhos que sobram, até mesmo os menores. Uma ótima alternativa é os reaproveitar, com o hábito de criar objetos de patchwork é uma amostra de como este hábito vale á pena. Com alguns retalhos é possível criar um objeto bastante bonito, pode-se fazer uma capa de almofada com a técnica de patchwork que é conhecida como Crazy.

O modelo chamado Crazy é montado a partir de sobras de tecido e também se dá um resultado visual bastante diferente. Se utilizando de diversos retalhos de uma mesma tonalidade, vale tudo, do liso á todos os tipos de estampados.

Veja a seguir algumas dicas interessantes de como guardar os retalhos. É possível se separar por tonalidade, cor, passa-se o ferro e depois é interessante se localizar os mesmos de forma fácil.

Almofadas de Retalhos

Almofadas de Retalhos

Para Fazer Patchwork é Preciso Alguns Materiais como Por Exemplo:

  • Alguns retalhos de tecidos
  • Tecidos lisos para o forro
  • Piquê para o verso da capa
  • Mantas acrílicas e ainda botão.

Como Fazer:

Procure primeiramente cortar um quadrado de 42×42 centímetros de manta acrílica, marcando o centro deste quadrado e procure alfinetar nele um pequeno pedaço de tecido. Procure ainda iniciar os trabalhos sempre com os pedaços menores dos tecidos.

Procure escolher um retalho, posicionando ele do lado direito com o direito do primeiro retalho, em seguida procure alinhar a uma das laterais e costure a lateral. Em seguida procure desdobrar os retalhos para o lado certo.

Esta regra deverá ser utilizada para todo o processo, o retalho seguinte deverá ser posicionado sobre o anterior, direito com direito, e as costuras deverão ser passadas em uma das laterais pelo avesso. Os retalhos costurados deverão ser desdobrados e o próximo deve ser posicionado sobre ele e assim por diante.

Outra regra interessante é que os retalhos deverão ser posicionados sempre em sentido anti horário, o seguinte sobre o anterior, nunca pule partes, procure sempre observar corretamente os lados dos retalhos, circundando os retalhos iniciais formando assim um espiral.

Sempre que você for costurando um novo retalho, procure acertar as sobras do tecido, continuando a preencher todo o quadrado das mantas acrílicas. Procure assentar as costuras com o ferro de passar, depois disto procure acertar os lados, deixando assim o quadrado com um equivalente a 40x40cm.

A seguir procure cortar no piquê de dois retângulos com tamanhos equivalentes a 40x6cm e dois retângulos de 47x6cm. Procure o costurar ao quadrado de patch para que se possa fazser a borda da almofada. Em seguida procure cortar no tecido para forro um quadrado equivalente a 50x50cm e costure todas as bordas aos quadrados de patch.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PyHwEn-tZHo[/youtube]

Corte no piquê um retângulo, com tamanho de 20×6 cm dobrando e passando uma costura fazendo assim uma tira. Esta alça deverá prender o botão na parte de trás da almofada.

Já para o lado de trás da almofada, procure cortar no piquê um retângulo equivalente a 50x33cm e um retângulo equivalente a 50x28cm. Nestes dois retângulos, procure costurar uma barrinha em uma das laterais de 50cm.

Ao se realizar a costura da bainha na lateral do retângulo maior, procure aproveitar e fixar a alça do botão.

Como Montar a Almofada

Primeiramente procure fazer um sanduíche com o quadrado que fez de patchwork, e com isto sobre ele procure posicionar o retângulo maior com a sua respectiva alça do botão para o seu centro, lados direito com direito, e alinhe as laterais.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6Ln9LQZTlxg[/youtube]

Procure em seguida posicionar outros retângulos sobre o outro lado do quadrado de patch, e também com o direito estando virado para o direito do patch. Os dois retângulos deverão se sobrepor deixando uma abertura no centro. Através desta abertura, você deverá colocar o recheio da sua almofada depois de pronta.

Em seguida procure fixar toda a borda com alfinetes, costure todo o contorno normalmente, desvire a almofada para o lado direito e passe a ferro para que possa assentar as bordas de forma correta. Procure em seguida fazer uma costura decorativa, entre a faixa de piquê e o quadrado de patch. Esta costura deverá se formar as margens da almofada, como se fosse uma espécie de moldura.

A seguir procure costurar o botão no verso da almofada, com esta abertura você facilmente poderá retirar o recheio lavando a capa.

Depois disto é só se rechear e admirar o resultado final do trabalho que irá ficar lindo.

Com um dos efeitos das técnicas de patchwork é possível que você ache praticamente impossível a criação, porém pode-se perceber que é simples, e a combinação de retalhos poderá fazer no final toda a diferença.

Um Pouco da História do Patchwork

O patchwork é uma atividade manual muito antiga, existem relatos que desde a época do antigo egito já podemos ver faraós utilizando roupas de patchwork e quilt desenhados em vários pontos nas paredes das pirâmides.

Técnica Perfeita

Técnica Perfeita

Através da Europa, durante também toda a idade média, uma série de roupas eram feitas de sobras de tecidos para serem utilizadas como espécie de proteção sobre as armaduras de ferro. Na época eram criadas colchas para se aquecer. Uma técnica que durante esta época era uma coisa bastante utilitária. A técnica veio se espalhando cada vez mais por vários países a Europa como por exemplo a Inglaterra e a Alemanha, além da França e a Itália.

Diversos peregrinos colonizadores dos Estados Unidos fugiam da Inglaterra devido a perseguições religiosas, levando para o novo mundo este tipo de artesanato. Estes colonizadores eram por sua vez muito rígidos e as mulheres eram incentivadas para criar os trabalhos para que o demônio não tivesse espaço para suas mentes. As mulheres apenas tinham permissão de sair de casa em duas ocasiões, ou para ir as igrejas ou a reuniões de quilteiras.

Nestas reuniões elas criavam colchas, roupas, e também cortinas de retalhos de sobras de roupas, ou de roupas velhas, pois não tinham dinheiro para comprar tecidos novos. Ao invés de costurarem de qualquer jeito, elas planejavam e costuravam formando visuais artísticos, colocando ali seus desenhos, sentimentos, entre outras coisas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *