Como Fazer Lindas Orquídea de Papel

A tradicional arte do Origami, significa em práticaoru, “dobrar”, e kami, “papel”, uma arte vinda diretamente do Japão para o ocidente onde consiste em dobrar os papéis criando uma série de representações de determinados seres ou mesmo objetos que são criados com dobras geométricas de uma peça de papel sem a cortar ou mesmo colar.

O origami ainda deverá se utilizar de apenas um pequeno número de dobras diferenciadas, que poderão ser combinadas de diversas formas para formar desenhos mais complexos. A técnica é aplicada utilizando de um papel quadrado ou mesmo um pedaço de papel onde as faces poderão até mesmo ser de cores ou mesmo estampas diferenciadas, sendo que deverá ser dobrado sem mesmo cortar o papel.

Orquídea de Papel

Orquídea de Papel

Do contrário das crenças populares, o origami tradicional é praticado desde o período chamado Edo, entre os anos de 1603-1897. Ele é atualmente muito menos rígido de ser feito do que eram para os festivais, pois é possível se cortar o papel durante a criação do seu desenho, ou ainda se utilizar de outras formas de papel que não é a quadrada por exemplo.

De acordo com a cultura japonesa aquele que realizasse mil grous de origami, ou seja mil obras na técnica teria um pedido realizado, este crença veio a ser bastante popularizada devido a história de SadakoSasaki, vítima da bomba atômica.

A História da Técnica

Conforme se forma criando métodos mais simples de criar papel, ele veio se tornando menos caro, e o Origami se tornou uma arte popular onde anteriormente era feito somente por pessoas muito ricas. Ainda desta forma as pessoas que eram menos abastadas poderiam se esforçar em não desperdiçar, guardavam todas as pequenas réstias de papel e ainda as utilizavam nos seus modelos de origami.

Durante séculos não existiram instruções para que se criassem os modelos, já que eles eram feitos e passados de pai para filho de geração para geração. Esta era uma forma de arte que viria a se tornar parte da herança da cultura dos japoneses. No ano de 1797 ofi publicado um livro onde continha os primeiros conjuntos de instruções de origami para se dobrar um pássaro sagrado da índia. Depois disto ele se tornou uma forma bastante popular de arte, conforme se indica uma impressão em madeira de 1819 que era chamada de “Um mágico transforma folhas em pássaros” esta que mostraria pássaros sendo criados a partir de folhas de papel.

No ano de 1845 foi publicado um outro livro, chamado Kan no mado este que vinha com mais de 150 modelos de origami. Este livro trazia modelos como o sapo, que é bastante conhecido hoje em dia, e a partir desta publicação o origami começou a se espalhar como uma atividade recreativa no Japão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Y7N53_FyhRk[/youtube]

Uma curiosidade bastante interessante é que a técnica foi sendo aperfeiçoada sendo criados até mesmo objetos maiores e ainda flores, o que é que iremos aprender a fazer a seguir. As flores podem enfeitar todos os ambientes, veja a seguir uma forma bastante simples e bonita de decoração que poderá fazer o maior sucesso.

Orquídea de Papel

Para fazer é muito simples, você irá precisar de:

Molde impresso (molde disponibilizado abaixo)

  • Papel cartão
  • Tesoura
  • Cola quente

Como fazer

Primeiramente é necessário um molde de orquídea que é facilmente encontrado na internet, você deverá imprimir os moldes e recortar, procure imprimir em um papel branco e outro rosa, e as folhas deverão ser verdes.

Em seguida procure cortar o papel cartão utilizando os moldes, com isto você deverá testar vários tipos de papel para ver qual o melhor para fazer esta orquídea.

Em seguida procure pegar as pétalas cortadas e dobre levemente suas bordas para que fique com um efeito interessante.

Em seguida procure posicionar uma pétala sobre a outra e depois o botão.

Em seguida procure colar tudo com cola quente para fixar.

Na parte traseira procure colar um elemento para fixar a flor, este que poderá ser um prendedor de roupa por exemplo, e a sua orquídea de papel já está pronta.

Se você quiser você poderá a colocar em um prendedor de cabelo e utilizar. Fica algo bastante charmoso, e as possibilidades de se utilizar as florzinhas são enormes, você poderá fazer lembrancinhas de aniversário, casamento, basta exclusivamente utilizar a sua imaginação.

Veja Agora como Fazer uma Rosa de Papel para Decoração

Os materiais que você precisar provavelmente já possui em casa e depois é só se utilizar da criatividade criando arranjos lindos e peças decorativas para a sua sala, quarto, escritório, ou até mesmo o que você quiser. As dicas para se decorar são muitas, basta que utilizamos de criatividade e possamos nos inspirar em idéias que possam se encontrar por aí.

Veja o passo a passo a seguir:

Como materiais você irá precisar de

  • 1 papel cartolina
  • 1 lápis
  • 1 tesoura

Primeiro Passo

O primeiro passo para se fazer é criar um aspiral com lápis na folha de cartolina. Procure também fazer um círculo no tamanho que você tiver interesse que a sua rosa venha a ter.

Em seguida, contando com a tesoura, procure recortar o aspiral, quando ele estiver pronto deverá ficar como se fosse uma mola.

Fácil de Fazer

Fácil de Fazer

No próximo passo, você deverá criar um rolinho tom todo o espiral que você recortou e fez, em seguida procure abrir aos poucos o rolinho e modele a rosa de papel da forma que você precisar. Se quiser ter mais efeito, poderá ainda optar por fazer recortes com uma tesoura decorativa, o que irá ficar muito bonito.

Uma idéia interessante de se utilizar, para que se possam aproveitar as lindas rosas que você fez é criar arranjos de flores, para a sua casa com ela. Para isto é preciso apenas de um vaso e também galhos de árvore, o que dará uma aparência bastante interessante.

Como dica para criar, você poderá fazer os círculos mais abertos, pois ficarão com aspecto realmente de rosas, dando um resultado final muito bonito, e muitas vezes se olhar rápido, as pessoas irão achar que é uma rosa de verdade.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Me mande novidades e gostaria de receber todos os moldes de flores em papel, arranjos!! Obrigada!!

    Vera- Lúcia Fernnandes Simari 16 de Janeiro de 2014 14:35 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *