Flores de Fita de Cetim

É difícil encontrar alguém que não goste de flores, não é mesmo? Elas são lindas e podem adornar e maneira única os mais diversos espaços e objetos. Saiba que não são só as flores naturais que podem fazer parte do seu dia a dia. A seguir vamos te dar dicas de como fazer flores de fita de cetim.

O cetim é um material ótimo para fazer peças artesanais e com certeza em pouco tempo você perceberá que é bem fácil fazer as suas flores. O mais legal é que as suas flores podem ser usadas sozinhas ou mesmo para compor outras peças de artesanato como caixas decoradas ou mesmo roupas. Use a sua criatividade.

Tutorial de Como Fazer Flores de Fita de Cetim

Materiais Necessários

  • Fita de cetim tamanho 27cm por 4cm
  • Tesoura
  • Linha e agulha
  • Botões

Como Fazer

Passo 1 – A primeira a se fazer é cortar um pedaço da sua fita de cetim, esse pedaço deve ter 27 cm. Após fazer o corte queime as pontas para evitar que ela desfie.

Passo 2 – Em seguida devemos dobrar a fita de cetim ao meio, faça uma costura formando um zig-zag, observe que essa costura deve ser feita bem na parte da dobra da sua fita. Assim que chegar ao fim você deverá puxar a linha para que ela fique franzida e assim ganhe a forma da flor.

Passo 3 – Por fim você deverá juntar as duas pontas e fazer a costura.

Passo 4 – Para dar um toque final você pode acrescentar um botão ou miçanga de sua escolha no centro. Faça a costura no meio criando um miolo para a sua flor.

Tutorial de Como Fazer Flor de Fita de Cetim

Materiais Necessários

  • Tira de cetim
  • Fita floral (esse item é opcional)
  • Arame que será usado para o caule (esse item é opcional)

Como Fazer

Passo 1 – Primeiro devermos escolher a cor da rosa que iremos criar, em geral rosa e vermelho são as cores mais escolhidas, mas você pode usar amarelo e até preto se quiser.

Passo 2 – Após ter escolhido a cor da fita de cetim que vai usar você deverá cortar um pedaço de 20 cm dessa fita. Você pode usar outro tamanho se quiser, mas fique atento que quanto mais curta for a tira mais difícil será de trabalhar e quanto mais longa mais cheia ela irá ficar.

Passo 3 – Dobre a tira que você cortou sobre ela mesma de maneira a criar uma ponta no seu centro.

Passo 4 – A parte que ficou por baixo deverá ser dobrada por cima da dobra central. Fazendo isso a outra parte irá ficar por baixo.

Passo 5 – Prossiga dobrando as partes que estão embaixo por cima das dobras centrais criando então uma pilha de quadrados. Vá alternando as dobras até que a sua pilha fique bem grossa.

Passo 6 – Usando o polegar e o indicador você deverá “pinçar” as duas partes que ficaram soltas. Não precisa se preocupar em soltar a pilha de quadrados uma vez que já que estão dobrados juntos somente se estenderão como se fossem uma sanfona.

Passo 7 – Em seguida você deverá soltar uma das duas partes que ficaram soltas e de forma lenta deverá ir puxando para distante da dobra sanfonada. Verifique se a outra parte ficou fixa enquanto está puxando. Observe se os quadrados dobrados ficaram amontoados de maneira a formar um nó de pétalas. Você deverá puxar até perceber que a rosa está do tamanho e com a forma que você quiser. Cuidado para não puxar muito rápido, pois pode acabar desfazendo a sua rosa.

Passo 8 – De forma suave você deverá dar um nó na parte de trás da rosa e então cortar o excesso da tira. Pode ser interessante que você vire a sua rosa e faça pressão com um dedo enquanto dá o nó. Lembramos de novo para não puxar demais ou muito rápido para que as pétalas não se desfaçam.

Dicas

Tecido

Fique atento que quanto mais rígido for o tecido que você escolher mais pontudas irão ficar as pétalas da sua rosa.

Largura

Vale a pena ainda prestar atenção a largura, pois quanto mais larga for a sua tira maior ficará a sua rosa.

Finalização

Para finalizar a sua rosa você pode usar um arame fino que envolva as duas pontas da tira com uma fita floral. Será uma maneira de dar um toque final, fique atento em fazer o caule ficar proporcional ao tamanho da sua rosa de maneira que não fique estranho.

Tutorial de Como Fazer Flor de Fita de Cetim

Materiais Necessários

  • 6 pedaços de fitas de cetim cortados com o tamanho de 4cm x 12cm
  • Renda
  • Agulha e linha
  • Botão

Como Fazer

Passo 1 – Começaremos dobrando a fita em 1/3 do seu comprimento.

Passo 2 – Usando a parte dobrada dobre novamente criando um triângulo.

Passo 3 – A outra ponta deverá ser dobrada em cima do triângulo.

Passo 4 – Será necessário fazer outro triângulo na outra extremidade para chegar ao formato desejado.

Passo 5 – Em seguida faça o alinhavo e então você terá a sua primeira pétala. Para formar a flor precisaremos de 5 ou 6 pétalas dependendo do seu gosto.

Passo 6 – Tenha cuidado para fazer as pétalas sem arrebentar a sua linha, usando apenas um pedaço conseguiremos juntar as pétalas e então será possível arrematar o centro. Quem quiser pode fazer um frufru com a renda.

Passo 7 – Coloque o botão no centro para que a sua flor feita de fita de cetim ganhe um estilo diferenciado.

Artesanato

As flores de cetim podem ser usadas para como partes de outras peças artesanais como tiaras ou caixas decoradas. Você pode fixa-las as peças usando cola quente, uma forma de agregar mais valor as suas peças. Com essas dicas você poderá criar lindas peças e ter uma excelente fonte de renda extra. Vale a pena tentar e quem sabe conquistar um novo mercado. O artesanato é uma atividade que além de poder ser rentável também é muito boa para descontrair e para relaxar.

Um detalhe costuma fazer muita diferença no visual. Uma camiseta branca básica de sempre pode ganhar ares sofisticados com aplicações como paetês, botões, bordados, enfim, tudo o que a imaginação mandar.

Nos últimos anos, a moda passou a valorizar peças customizadas, ou seja, roupas que tragam um toque pessoal para dar mais personalidade ao visual. E com isso, as costuras e trabalhos manuais, que até então estavam esquecidos, voltaram com tudo.

Uma forma de customizar peças de roupas e acessórios como camisetas, jaquetas, casacos, xales, bolsas, tiaras, chapéus, entre outros, é fazer aplicações de flores feitas com fitas de cetim.

Essas aplicações são muito fáceis de fazer e os materiais são extremamente acessíveis, podendo ser encontrados em lojas de armarinhos em todo o Brasil. Para fazer um par de flores de fitas de cetim, você vai precisar de: linha, agulha, entretela, 50 centímetros de fitas de cetim nas cores de sua preferência (com a largura de dois centímetros) e dois botões decorados.

Fazer flores de cetim é bastante simples. Depois de aprender o básico você poderá inovar e criar modelos diferentes, como o mostrado na imagem acima. Veja, a seguir, como fazer essa linda flor que vai deixar suas peças artesanais muito mais bonitas.

Veja o passo-a-passo abaixo:

  • Você vai precisar de: fita de cetim, tesoura, linha, agulha e um botão.
  • Dobre a fita unindo as duas pontas.
  • Alinhave todo o comprimento, prendendo as duas fitas. Faça pontos frouxos e de forma que a linha fique livre para ser puxada.
  • Quando chegar no fim, puxe a linha de modo que a fita fique franzida e forme a flor.
  • Costure o fundo da flor para manter a fita bem presa.
  • Use um botão para fazer o miolo e prenda-o com a linha.

Tão delicadas como uma florzinha de verdade, as flores feitas com fita de cetim são um mimo que podem ser usadas para enfeitar bolsas, roupas, tiaras, fivelas e o que mais nossa imaginação desejar! E o melhor de tudo é que é muitíssimo fácil de fazê-las, além de ter um custo baixo. Varie a largura da fita para criar flores maiores ou menores.

Posts Relacionados


Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *