Enfeites Para Sala de Aula

Com a chegada do ano letivo, o que as crianças mais querem é saber das novidades em sala de aula, por isso, quanto mais bonita e decorada ela estiver, mais os alunos ficarão interessados e motivados a estudar. O melhor é que os professores possam se preparar com certa antecedência, para que os enfeites fiquem bem bonitos, alegres e interessantes.

Então, para ajudar na tarefa dos professores, vamos deixar aqui alguns modelos de enfeites que podem ficar perfeitos em qualquer sala de aula, especialmente na dos pequeninos.


Enfeites Para Sala de Aula

 Os enfeites mais queridos pelos professores, para encantar os alunos são os painéis, principalmente aqueles que visam fazer a chamada do dia, os aniversariantes do mês, os números, as letras do alfabeto, a relação entre a primeira letra e a palavra que descreve, a tabuada, e muito mais.

Há diversos materiais que podem ser usados nessa tarefa, porém, aquele que mais combina e carrega consigo uma maior praticidade é o EVA. Quem é professor, já deve estar casando de trabalhar com o produto, mas aqueles que não sabem, é um material emborrachado, que pode ser encontrado em placas, do tamanho de uma cartolina, há a disposição em diversas cores e pode ser utilizado para a confecção de qualquer forma de enfeite.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ECJeoebEWnc[/youtube]

O E.V.A.

Para conseguir trabalhar com o EVA é necessário que se tenha um pouco de habilidade manual, e ainda contar com certa dose de criatividade, dispor de ideias e moldes que auxiliem na montagem dos enfeites. As placas coloridas e emborrachadas são mais firmes e resistentes para fazer a decoração, do que o tradicional papel, já que auxiliam na construção de estruturas mais firmes e com isso, permitem que sejam feito muito mais recortes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dydbcd5NVxM[/youtube]

Como Pode Ser Decorada A Sala de Aula

A decoração da sala de aula deve ser baseada especialmente nos objetivos e dinâmicas que o professor tem em mente para realizar com seus alunos, especialmente aquelas realizadas na primeira semana de aula, para que a turma possa interagir de forma mais saudável e motivada.

A decoração de uma sala de aula também vai depender da faixa etária que será inserida naquele ambiente, primeiramente vamos apontar a melhor maneira de decorar uma sala de Educação Infantil:

a) A primeira coisa que se tem que pensar é fazer tudo de forma bastante equilibrada. Nada de transformar a sala de aula num ambiente exagerado, e repleto de informações, como se fosse uma festa de carnaval. Isso acarretará uma poluição visual, o que fará com que a criança perca o foco com maior facilidade, não se atendo ao conteúdo que lhe é apresentado.

b) A importância da saudação de boas vindas: há inúmeras idéias que podem ser inseridas nessa hora, como bonecos, gravuras alegres e diferentes, ou ainda se usar personagens infantis que tenham a ver com o mundo da criança, como também figuras que demonstrem as diferenças existentes entre as pessoas, apontando que cada uma delas apresenta características próprias, tanto físicas como raciais.

c) Também é bastante interessante que se faça uma espécie de jardim em formato de painel e nele sejam inseridas diversas informações, que podem ser mudadas diariamente, tais como:

  • Como está o tempo hoje (informações climáticas)
  • O calendário
  • Quem está presente e quem faltou, e nessa informação é melhor que se coloque a fotografia das crianças, acompanhada de seus nomes, para que possam se identificar com maior facilidade.

Vamos deixar aqui um modelo bem legal de decoração, o modo de fazer algumas borboletas lindas e diferentes que podem abrilhantar ainda mais o ambiente escolar.

Borboletas 

Material

  • 3 guardanapos coloridos e bem alegres,
  • 3 prendedores de roupa coloridos, cujas cores combinem com a do guardanapo escolhido
  • 3 pares de olhos de brinquedo, que podem ser adquiridos em lojas de artesanato.

Dica: Lembre-se que os guardanapos que serão adquiridos, podem ser da cor preferida e ainda levar estampas, como bolinhas, figuras geométricas e tudo o mais, inclusive em apenas uma cor. Caso tencione realizar alguma atividade com os alunos, lembre-se que os mesmos podem fazer pintura nos guardanapos e cada um deles pode criar sua própria borboleta para enfeitar a sala de aula. Tanto podem pintar com giz de cera, quanto com tinta guache, usando apenas a ponta dos dedos.

Outra forma de pintura bastante inusitada para se fazer com os pequeninos é fazer a pintura usando canudinho, soprando a tinta no guardanapo e somente depois de secos, é que eles poderão observar com clareza o efeito pretendido, ficando bem mais interessante se for utilizada mais de uma cor.

Passo-a-Passo

Tome o guardanapo escolhido e o amasse o guardanapo ao meio, para que seja feita a asa da borboleta, e, bem na junção, prenda com o prendedor, entretanto, antes de colar as asas, arrume bem certinho de forma que o prendedor fique perfeito como o corpo da borboleta, dando um efeito mais bonito a toda ela.

Depois de feito isso, é só colar os olhinhos, que devem ser presos à frente e unidos, o que pode ser feito se usando cola branca normal ou cola quente, cujo processo de secagem é quase instantâneo.

As três borboletas, ou quantas quiser fazer, podem ser colocadas juntas em algum ponto da sala ou ainda separadas, para que possam alegrar todo o ambiente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9XoVIjsY7Rg[/youtube]

Na internet é possível se encontrar diversas ideias de decoração, especialmente aquelas próprias para as primeiras séries escolares. Elas podem ser procuradas em sites, como estes: Link 1 e Link 2.

O importante é que a sala de aula fique bonita e convidativa, mas se o professor está sem muito tempo para preparar coisas diferentes, o ideal é que se busque figuras em EVA já prontas, que podem ser compradas em lojas de artesanato ou ainda em papelarias. Outra dica é comprar tapetes em EVA bem coloridos, assim, as crianças se sentirão mais confortáveis quando forem se sentar ao chão para executar alguma tarefa. Além disso, o colorido do EVA pode ser usado para chamar a atenção, principalmente no cantinho da leitura, por exemplo.

Quanto mais alegre a sala, mais agradável o ambiente se tornará.

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • achei lindos os modelos,perfeitos !

    elaine 19 de Março de 2014 15:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *