Recorte e Colagem

Na infância, uma das atividades clássicas nas salas de aula é o famoso cortar e colar, montando um desenho que goste, cortando figuras que encontre nas revistas e fazendo a arte numa folha de ofício. Mas, quem pensa que isso é atividade só de criança, está muito enganado.

Psicólogos, psicopedagogos e terapeutas recomendam essa atividade de artesanato como meio de buscar o relaxamento para as atividades estressantes do dia a dia, além de poder ser desenvolvida como uma atividade de renda alternativa. Ela é barata em questão de material, bem como para crianças e adultos é uma ótima pedida como atividade mental, pois exercita a mente e promove o desenvolvimento da coordenação motora, principalmente em mulheres de mais idade.

Recorte e Colagem

Recorte e Colagem

O cortar e colar pode ser feito de diversas maneiras, a depender dos materiais escolhidos. Se o objetivo é só montar um painel com as imagens que você mais gosta, no estilo das crianças, você vai precisar de uma tesoura, cola branca, cola quente (e uma pistola de aplicação), pincel, papel ofício e um papelão ou placa de vidro, a depender do uso que quiser dar posteriormente.

Para quem quer transformar em um quadro, por exemplo, é bom ter tudo em mãos, pois facilita na hora da montagem. Além disso, é preciso lembrar que será necessário pensar numa forma de pendurar esse quadro, com prendedores específicos para tal, para não correr o risco de desabar da parede!

Recorte e Colagem

Recorte e Colagem

Primeiro, recorte as imagens, sempre deixando uma pequena margem para que na colagem uma não se sobreponha demais à outra. Separe-as em uma mesa, montando o ideal do mosaico que deseja. É sempre bom montar o desenho separado antes, para assim não perder as figuras recortadas no momento da colagem.

Em seguida, pincele a cola branca em leves camadas no papel ofício nas áreas que serão cobertas pelos recortes. Caso deseje, você pode colar o ofício na folha de papelão antes, assim terá uma superfície mais rígida para trabalhar, o que facilita um pouco.

Recorte e Colagem

Recorte e Colagem

Depois de todas as imagens coladas, aguarde um pouco até a cola secar e passe uma nova camada, mas dessa vez por cima das imagens. Prefira fazer isso com um pincel de cerdas macias, assim você não corre o risco de acumular muita cola em algumas regiões. Com isso também é possível ter o efeito desejado, dando brilho às imagens.

Após a secagem, dê o acabamento necessário ao papelão. Nesse ponto, é importante se atentar para o desenho final, pois é preciso colá-lo depois na placa de vidro. Além disso, para ter o efeito desejado, ambos precisam ter o mesmo tamanho e formato. Em seguida, cole com a cola quente. Depois de seco, é só aplicar os prendedores para fixar na parede. Simples, prático e rápido!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *