Enfeites com Caixa de Papelão

Reciclar é a palavra de ordem do momento. É hora de desperdiçar menos e aproveitar mais e colaborar para um mundo sustentável. E vocês não fazem ideia de quanto coisa podemos fazer reutilizando o que tinha destino “certo”, o lixo. Uma dessas coisas e acabamos tendo de sobra em casa é o papelão.

O papel com uma textura mais encorpada é muito comum em casa pois é usado para embalar uma série de objetos, normalmente, em formato de caixa. Então, a primeira coisa a fazer é desmanchar essas caixas. Não é preciso rasgar ou cortar, basta procurar as dobras e tirando o durex você terá uma caixa aberta.

Dicas Para Fazer Enfeites Usando Caixa De Papelão

Algumas dicas valem para qualquer tipo de trabalho artesanal, no caso do papelão, algumas delas são fundamentais para que qualquer coisa que você tente fazer, saia da melhor maneira possível.

O papelão não é um material muito “suave” para se trabalhar. Se ele for espesso somente com uma boa tesoura você conseguirá cortá-lo e é fundamental ter boas ferramentas para se trabalhar. A tesoura bem afiada e grande é a principal delas. Tentar cortar um papelão espesso com uma tesoura pequena vai resultar em calos na mão e um trabalho mal feito, pois o corte não será ideal.

Outro ponto fundamental para que um trabalho feito com papelão funcione é o molde e a marcação, principalmente, quando você está tentando fazer algo como uma caixa ou outra coisa que necessite de dobraduras. É fundamental que medidas e marcações estejam feitas da forma correta.

Outra dica importante é em relação ao acabamento e como trabalhar com os materiais. Não exagere e use sempre cola e o que for necessário para colocá-lo de modo que não comprometam o acabamento do seu trabalho feito com papelão.

Para encerrar escolha bem o que pode ser feito com papelão e não tenha medo de misturar materiais. Vai ficar bem legal esse “encontro”. Mas, lembre-se que nem sempre tudo dá certo com determinado material. Então, antes de fazer os enfeites com caixa de papelão, veja se realmente o material é adequado para tal.

O Que Fazer De Enfeites Com Caixa De Papelão

1- Enfeites com caixa de papelão para festa de aniversário

Se você está preparando uma festa de aniversário pode ter o papelão como o seu principal aliado para fazer os enfeites. Com uma explicação óbvia, para dar vida a personagens e criar objetos para colocar sobre a mesa, a textura encorpada do papelão é uma excelente escolha.

Dá para fazer caixas surpresas, fazer suporte para deixar os enfeites com personagens em evidência, fazer a caixa para os convidados colocarem os presentes, usar o papelão até mesmo para fazer a base da lembrancinha que as pessoas levarão para a casa.

Como dá para perceber não faltam opções para usar o papelão para fazer enfeites de aniversário. Seja somente como base para colagens, seja como protagonista, para fazer pequenas caixas.

Para conseguir fazer enfeites com caixa de papelão basta ter bastante material e recortá-lo nas medidas necessárias. Depois usar os mais diversificados materiais para enfeitar o que for feito.

2- Enfeites com caixa de papelão para festa de Natal

Se você é daquelas pessoas que adora inovar a cada ano com os enfeites de Natal, saiba que dá para fazer muita coisa bacana usando caixas de papelão. Na sua maioria, elas servirão como base para colocação de moldes de enfeites.

Aliás, dá para fazer uma árvore bem bacana e depois com papelão fazer os mais variados enfeites, encapando com tecido, que ficará diferente e muito linda.

Com os moldes certos você faz a botinha e o gorro do Papai Noel, faz estrelas, bolas e muito mais que sua imaginação mandar.

3- Enfeites com caixa de papelão para festa de casamento

Muitos casais hoje em dia buscam fazer uma festa de casamento bem longe daquelas tradicionais. Escolhem um tema e trabalham sobre ele, mantendo a elegância, mas de forma muito original. Uma dessas maneiras é fazendo uma festa com o tema sustentável, onde quase tudo é feito a partir de materiais reutilizados. O papelão, neste caso, cai como uma luva. Imagina todos os enfeites que podem ser feitos com esse tipo de material. Sem falar que ele sempre serve como base.

Dos enfeites que ficarão sobre a mesa, as lembrancinhas dos convidados, muita coisa bacana dá para fazer com papelão. Se quiser preparar uma caixa bacana para colocar docinhos para que os convidados possam levar para casa, sem dúvidas, restos de papelão servirão para fazê-las e depois o acabamento fica por conta da sua criatividade.

Dicas De Enfeites Com Caixas De Papelão

Dá para fazer muita coisa legal com papelão, começando por caixas pequenas. Com uma única caixa de papelão grande, você consegue fazer várias outras pequenas, que podem servir para enfeitar a mesa de uma festa, por exemplo.

Porém, as caixas de papelão também servem para fazer enfeites para casa, como por exemplo, um abajur. O material poderá ser trabalhado para fazer a base ou até mesmo o objeto inteiro. Se você quiser algo mais rústico pode deixar o papelão sem nenhuma alteração, somente com um acabamento de verniz, por exemplo, mas também pode deixá-lo “fofo”, encapando com tecido.

Outro enfeita para casa que pode ser feito com o papelão é um quadro de avisos, que não só servirá para colocar as fotos, como para enfeitar o quarto. Entre o papelão, que será a base, você pode colocar uma cortiça ou espuma, se quiser usar alfinetes para pregar.

O papelão também serve para fazer enfeites como vasos sustentáveis, porta-retratos, porta canetas, entre outros. Sendo um material que tem uma textura forte, serve para fazer alguns objetos sozinhos ou também como o que vai sustentar o que tem que ser feito.

As caixas de papelão para fazer enfeite, dependendo do tamanho e do que você quer fazer, praticamente estão “prontas”. Se for uma caixa de sapato, por exemplo, basta encapá-la para ter um lugar para guardar fotos ou outros objetos.

Você pode reaproveitar embalagens de papel fino, como caixa de cereais, café, amido de milho, entre outras para fazer uma decoração de Natal sustentável, reciclando este material que iria para o lixo. Você pode utilizar as peças que você fez para confeccionar um móbile, uma guirlanda ou mesmo enfeitar um pinheirinho de Natal.

Primeiro, escolha os moldes, podem ser corações, estrelas, motivos natalinos, o que você tiver em mente. Aqui você tem alguns para imprimir: http://migre.me/5AJDf

Depois trace o molde nas embalagens de papelão e recorte com cuidado para não ficar torto. Pegue vários papéis coloridos, pode ser pacotes de presentes antigos, papel dobradura, o que você tiver em casa.

Coloque as peças recortadas sobre o papel colorido e trace em volta. Recorte e cole nos dois lados da pecinha de papelão. Faça isso com todas as peças. Para montar um móbile você vai precisar colar duas peças iguais, uma junto com a outra, com um barbante no meio. Intercale os enfeites e depois junte os cordões no local desejado.

Se você quer algumas sugestões do que pode ser feito com uma caixa de papelão, saiba que é possível criar lindos enfeites de decoração, basta usar muita criatividade e os materiais abaixo.

Material necessário:

  • Caixa de papelão
  • Guardanapo para fazer a découpage (pode ser papel de presente)
  • Cola branca
  • Tesoura

Modo de fazer:

A frente e o verso da caixa de papelão serão usados nessa técnica artesanal. Pegue a tesoura e corte a caixa pelas arestas retirando as laterais.

Use um molde para fazer o desenho na caixa e recorte as figuras.

Agora pegue o guardanapo ou o papel de presente e medir do tamanho exato da figura e cole no papelão.

Recorte o papel que sobrar nas bordas do papelão e faça a mesma coisa para colar o guardanapo ou o papel do outro lado da figura e pronto.

Uma dica legal é que você pode fazer um furo e pendurar para enfeitar o que quiser, inclusive uma árvore de natal.

 


Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


    Artigos populares

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *