Luminária Oriental: Passo a Passo

As luminárias são lindas, alegram, trazem romance, sentimentos, glamour e elegância. Dessa forma, alteram qualquer tipo de ambiente causando diferentes percepções e sensações. Com isso, elas são capazes de  modificar toda uma decoração e, por isso, é necessário muito cuidado na hora de escolher aquela certa para sua casa, escritório, estabelecimento comercial ou mesmo confeccionar uma.

A Luminária Oriental Enfeita e Torna o Ambiente Mais Aconchegante

Luminária Oriental

Para que você fazer sua própria luminária para decorar um ambiente ou mesmo presentear um amigo querido, há abaixo o passo a passo de como fazer uma maravilhosa luminária japonesa, de duas maneiras distintas e interessantes.

Todas elas podem ser personalizadas conforme sua vontade e criatividade. Assim, podem se tornar acessórios únicos e alegres, tanto para serem usadas numa sala, quarto ou até mesmo no jardim. Aprenda todos as minúcias no passo a passo para fazer as luminárias orientais muito charmosas e aconchegantes. Veja o passo a passo de todas as luminárias que você pode fazer aí em sua casa.

É Super Fácil de Montar

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r9bc7-OndhI[/youtube]

Luminária Oriental 1

Para começar, você vai precisar de alguns materiais que podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato comum e até em algumas papelarias:

  • 01 bexiga grande
  • Fita Adesiva
  • Cola (para preparar a cola que será utilizada é necessário uma mistura de 750 ml de água com ½ litro de cola plástica branca, daquelas de tubos grandes, que são bem baratas e fáceis de serem encontradas)
  • 01 recipiente plástico
  • 01 metro de arame galvanizado no número 16
  • Papel Higiênico
  • Folhas secas
  • 1,20 mde fio de papel
  • Arame de florista
  • Instalação elétrica para colocar dentro da luminária
  • Fio de algodão
É Fácil de Fazer e Fica Linda

É Fácil de Fazer e Fica Linda

Passo a Passo

1 – Comece enchendo a bexiga e prendendo-a bem com fita adesiva ao recipiente plástico já reservado, para poder trabalhar direito e com maior facilidade sem a movimentação da bexiga. Com a cola que você já preparou, pincele toda a sua superfície com a mesma e aplique pequenos pedaços de papel higiênico nela, de um lado e do outro da bexiga, cobrindo-a toda. Por cima do papel higiênico, aplique também a cola preparada. Depois, repita novamente o procedimento anterior, papel higiênico e cola branca, cobrindo os rastros que ficaram da aplicação anterior.

2 – Com o papel higiênico ainda úmido pela cola, aplique sobre ele as folhas secas, com as hastes flores e tudo o mais, ainda cobrindo a superfície. Cubra novamente toda ela com mais duas camadas de papel higiênico e, dessa vez, deixe secar bem por diversas horas e até mesmo dias. Tudo depende do clima.

3 –  Com o arame galvanizado, prepare um aro usando como referência de tamanho a parte inferior da luminária. Feche todo o aro com a fita adesiva e reserve.

4 – Ainda com o arame galvanizado, faça um aro com diâmetro suficiente para ser a abertura superior da luminária. Para ficar mais fácil de dar forma redonda ao arame, enrole-o em uma lata redonda e una as duas pontas com a fita adesiva. Corte um pequeno pedaço do arame de florista e enrole bem no centro com a ajuda de um objeto cilíndrico, que pode ser um tubo de plástico, dando uma enrolada ao redor. Esta armação servirá como base para sustentar o bocal da luminária.

5 – Agora, fure a bexiga e retire seus pedaços da armação de papel que se formou. Então, apóie o aro na parte superior da luminária, marque o contorno todo e corte a parte que sobrou.

6 – Coloque o aro na parte superior da luminária, prenda e cubra todo ele com fita adesiva.

7 – Já na borda da luminária, faça um ponto chamado de festonê, prendendo o arame e o papel com o fio de algodão. Desta forma, prenda a parte inferior da luminária também.

Aviso Importante

O tamanho da luminária depende exclusivamente do quanto você encher a bexiga. A quantidade de material inclusa na fabricação da mesma será sempre proporcional ao tamanho escolhido de bexiga.

Instalação elétrica

Para pendurar a luminária no teto, passe o fio juntamente com o bocal através do centro do arame de florista, não pelo galvanizado.

Luminária Vazada

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xrLjZhQNqVU[/youtube]

Confira Fotos do Passo a Passo

Luminária Oriental 2

Materiais utilizados na fabricação da Luminária Oriental

  • Estêncil de ideogramas (opcional)
  • Cola para madeira
  • Sisal torcido
  • Tesoura
  • Tinta látex PVA na cor preta
  • Pincel ou Batedor para estêncil nº 02
  • 4 sarrafos de madeira com 30 cm de comprimento e 2×2 cm de espessura
  • 2 sarrafos de madeira no formato 2×2 cm(para servir de base )
  • 8 sarrafos de madeira com 18 cm de comprimento e 2×1 cm de espessura
Luminária Oriental

Luminária Oriental

 

Passo a Passo

Pegue duas madeirinhas de 30 centímetros e coloque na posição vertical. Então, coloque outra madeira de 18 centímetros na parte inferior e superior. Não se esqueça de deixar 2 cm nas laterais.

Passe a cola ao redor todo e deixe secar. Faça do mesmo jeito com as outras madeiras de 30 centímetros. Então, ficarão duas partes na mesma medida. Depois que já estiverem secas, coloque as duas partes de 30 centímetros sobre as outra madeiras já formadas que farão a base da montagem. Coloque uma madeira com 18 centímetros na parte inferior e superior, próximo ao pedaço maior de madeira e também deixe secar.

Com o sisal torcido, dê um nozinho e prenda a madeira maior e, com cuidado, enrole em volta da base até o final. Seja muito paciente nesta fase para que fique bem esticadinho, sem falhar ou sobrepor. Ao terminar toda a área base da luminária, com uma ponta do sisal, passe dentro da armação de  madeira e dê um nó bem apertado para prender.

A decoração pode ser feita com tinta preta e o estêncil, estampando um bonito ideograma, ou ainda da maneira que você achar melhor. Também, pode ser decorada colando ideogramas em MDF que podem ser comprados em lojas e já vêm prontos, é só pintar na cor desejada e aplicar.

Caso acha mais interessante, nada impede que você deixe a luminária oriental em sua forma natural, ou seja, sem estampa, pois o efeito iluminador de cada peça é muito interessante.

Os dois modelos de luminárias são bastante práticos e os efeitos causados por eles é igual, ou seja, muito bonitos e perfeitos para qualquer ocasião, especialmente para iluminar aquele jantar japonês romântico. Arrisque e faça você mesmo a decoração temática de sua festa especial.

Modelos de Luminárias Orientais

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Não estou conseguindo misturar a cola plástica com a água. Tem alguma dica? Estou usando a da marca Anjo, sem o catalisador.

    jefferson 1 de novembro de 2013 13:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *