Como Fazer Luminárias Artesanais

Tem luminária de todo tamanho e para qualquer gosto. Desde os mais clássicos aos mais extravagantes, desde os de teto aos de mesa. E podem ser encontrados desde casas de construção, móveis, decoração a lojas especializadas em iluminação.

A luminária é o recobrimento da lâmpada responsável pela eficiente distribuição, filtragem ou modificação da luz emitida pela lâmpada que acomoda. Não se sabe ao certo quando surgiu, mas sabe-se que ela nasceu como objeto de decoração luxuosa para tornar o ambiente mais confortável e sofisticado, sendo o resultado da criatividade dos designers, que gastam horas arquitetando croquis desses artefatos que encantam muita gente.

Luminárias Artesanais

Luminárias Artesanais

Por muito tempo tínhamos receio de injetar um pouco de sustentabilidade na construção das luminárias, por se tratar de um assunto que anda intimamente ligado a energia elétrica, era preciso mais que preocupação social e ecológica, era preciso apoio de pessoas que entendessem assunto, a soma de um eletricista e um artesão, por exemplo. Para informar o que se pode manter ou deve evitar para conservar a segurança na instalação da luminária a ser projetada a partir de material reciclado.

Por se tratar de um produto delicado e de projeção cara, a maior parte das luminárias que encontramos a venda possui um preço inacessível para a maioria da população brasileira, deixando apenas um gostinho na boca, mas com a adaptação das luminárias para um modelo mais popular e ecologicamente correto torna-se possível realizar o sonho de consumo de muitos admiradores desse artigo.

O artesanato entrou tímido no meio das luminárias, mas já conquistou seu espaço e não é difícil vermos matérias sobre essa união na internet, revistas e programações de TV, dando dicas de onde encontrar ou como fazer uma luminária artesanal.

Você já pensou em construir sua própria luminária? Você só vai precisar de tempo, disposição e bom gosto. Veja algumas dicas:

Luminária de Teto Feita com Garrafa Pet Baseado na Designer Industrial Shelley Spicuzza

Material:

  • Você vai precisar de uma armação de luminária com distancia de pelo menos 40 cm do teto.
  • Lâmpada.
  • Bola de isopor de oca de pelo no mínimo 50 mm de diâmetro.
  • Garrafas descartáveis pequenas (500 ml ou menos)

Passo a Passo:

Pregue a armação no teto segundo o orientado pela loja e coloque a lâmpada (Observe se esta tudo ok com a ligação da lâmpada antes de terminar o serviço). Depois abra a bola de isopor (geralmente elas tem um encaixe) e acomode as tampas das garrafas no próprio isopor empurrando ele da parte de dentro da bola para fora, fazendo com que saia um pedaço circular do isopor e a tampa fique encaixada na bola. Repita esta atividade até ter varias tampinhas encaixadas, com uma pequena distancia entre elas, nas duas bandas da bola. Agora procure um cavalete e encaixe à bola de isopor de forma que a lâmpada fique dentro, encaixe cuidadosamente as garrafas nas tampas que estão no isopor e arrisque acender sua luminária está pronta.

Luminária de Teto Feita com Folha de Jornal ou Revista-Oriental

Material:

  • 01 bexiga grande e redonda de boa qualidade
  • Fita Adesiva
  • Cola branca (diluída em água)
  • 01 metro de arame galvanizado no número 16
  • Folhas de jornal ou revista
  • Instalação elétrica para colocar dentro da luminária

Imagem de Amostra do You Tube

Passo a Passo:

Encha a bexiga do tamanho de sua preferência (Quanto maior a bexiga maior Será a luminária) prendendo-a com a parte da amarração para dentro de um recipiente redondo, com fita adesiva. Com a cola diluída pincele toda a sua superfície do balão externa ao recipiente e aplique pequenos pedaços de jornal ou revista sobre a cola aplicada no balão, de um lado e do outro da bexiga. Repita o procedimento anterior pelo menos outras dois vezes, aplicando novas camadas de papel, cobrindo os espaços vazios que ficaram expostos da aplicação anterior, sempre que necessário. Aguarde secar totalmente, tenha paciência isso pode levar dias. Caso tenha pressa, use o secador de cabelo. Só depois de seco libere o balão do recipiente.

Com o arame, prepare dois aros, o primeiro usando como referência de tamanho a parte inferior da luminária. Feche todo o aro com a fita adesiva e reserve.

O segundo com diâmetro suficiente para ser a abertura superior da luminária, adicione um pequeno pedaço do arame reto com o centro enrolado. E use esta armação como base para sustentar o bocal da luminária.

Lindíssimas

Lindíssimas

Para finalizar fure a bexiga e retire seus pedaços da armação de papel que se formou. Apoie o segundo aro na parte superior da luminária, marque o contorno todo e corte a parte que sobrou para descartar, depois prenda e cubra todo ele com fita adesiva junto à armação de papel. Na borda inferior da luminária, prenda o primeiro aro feito ao papel.

Agora prenda a luminária no teto colocando um gancho por dentro do centro enrolado do segundo aro feito e posicione a lâmpada dentro da sua luminária,

Luminária de Teto Feita com Capa de CD- Designer Tiffany Threadgould

Material:

  • 12 capas de CD;
  • Soquete de lâmpada e fio;
  • 24 prendedores de papel médios;
  • 24 parafusos e porcas;
  • Chave de fenda.

Passo a Passo:

Junte duas caixas de CD abertas. Colocando a parte de trás de uma com a frontal da outra, agora prenda as extremidades com prendedor de papel deixando-as bem próximas. E com o parafuso e a porca junte as extremidades dos prendedores que se encontram. Repita a operação até terminar o círculo com todas as caixas unidas. Por fim, coloque o soquete com a lâmpada entre as caixinhas.

Imagem de Amostra do You Tube

Luminária de Mesa Feita com Embalagem de Vidro

Materiais:

  • Recipiente redondo de vidro pode ser frasco de café ou similar;
  • Rejunte flexível branco;
  • Cola Branca;
  • Cópias de fotos;

Passo a Passo:

Cole as fotos uma ao lado da outra dentro do recipiente de vidro até que elas preenchem toda a superfície interna. Atenção para colocar a foto de forma a ser vista pelo lado externo do recipiente. Coloque uma pequena vela no centro, dentro do recipiente de vidro. E a sua luminária personalizada está pronta para enfeitar um jantar romântico.

Agora que você já tem ideia de como fazer uma luminária  mãos a obra e decore os ambientes da sua casa com um toque totalmente especial.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>