Como Fazer Luminária De Parafina

As luminária são uma ótima opção para quem está cansado das mesmice das lâmpadas que iluminam os lugares. Elas são românticas e a maioria é original, basta usar a criatividade para produzir uma com as suas próprias mãos. Algumas são criadas com materiais mais usados e comuns e que dão menos trabalho no processo criativo. Porém, mesmo com toda a praticidade vigente, tem gente que prefere usar a originalidade de materiais disponíveis no mercado para criar algo mais inovador. Afinal, quem não quer algo mais inédito para a decoração? Por isso, as luminárias feitas com parafina chegaram às ideais dos artesãos!

Como Fazer Luminária De Parafina

Como Fazer Luminária De Parafina

Material Alternativo

Há quem prefira fazer luminárias com bexigas e barbantes. Outros preferem ser mais sustentáveis e usar materiais reciclados como garrafas e copos de vidro para a criação de luminárias em prol do meio ambiente. Nenhuma dessas ideias são de se jogar fora, mas nada é mais prático do que criar uma luminária com parafina. No começo, usar a parafina como matéria prima pode ser assustador, mas depois, é fácil ver que este material é super simples e fácil de manusear, até porque em muitos lojas por ai, ela j´pa vem pronta para usar. Por isso, porque não usar a parafina para criar a sua própria luminária? Inova as ideais e se inspire aqui neste artigo!

Imagem de Amostra do You Tube

A Parafina

A Parafina é um derivado do petróleo descoberta a muito tempo atrás por  Carl Reichenbach, um metalúrgico e químico alemão que adorava trabalhar com os alcanos derivados do petróleo. O odor reduzido, o brilho e a sua alta pureza, fizeram com que a parafina se tornasse um material bastante popular e amplamente utilizado na fabricação de diversos objetos, incluindo as famosas luminárias. Além de poder ser usada como um combustível potente, a parafina pode ser utilizada para a proteção de outros materiais como papelão, frutas, legumes e em toda a indústria alimentícia. Suas propriedades são bem definidas, incluindo repulsão às moléculas de água e características termoplásticas.

A Parafina

A Parafina

Aplicações Da Parafina

A parafina pode ser usada para diversos fins e alguns deles são relacionados oa mundo artesanal, além do próprio universo industrial. Os objetos que são produzidos a base de parafina são:  cosméticosgiz de cera, adesivos termofusíveis ( maios conhecidos por “hot melt”), papel carbonotintaspinturas e outros ainda menos conhecidos. Além disso, pode ser considerada a matéria prima essencial para a fabricação das clássicas velas.

O fator de que a parafina não é tóxica é a principal característica que faz com que a mesma seja utilizada amplamente.

Luminárias De Parafina

A parafina não é só usada na fabricação das velas. Ela pode ser usada para produzir luminárias bem originais, luxuosas, clássicas e até mesmo com um ar meio envelhecido. Quer saber como criar a sua primeira luminária artesanal usando este material tão prático? Confira o passo a passo logo abaixo, além de vídeos e algumas dicas importantes.

Material Necessário

  • Molde e contramolde para luminária
  • Parafina
  • Faca
  • Escova de arame
  • Varetas de metal
  • Fio encerado
  • Betume
  • Ramos secos
  • Sal grosso
  • Vela aromática

Como Fazer ?

  • Antes de começar a usar a parafina pra a sua produção, é bom preparar um molde para a construção da luminária. A parafina se dá melhor com molde geométricos. Use um molde metálico, pois a parafina estará quente na hora da sua criação. Passe o agente desmoldante com a ajuda de uma toalha para colocar no interior do molde metálico.
  • Usando uma panela bem resistente, pegue 400 grama s de parafine e leve ao banho-maria. Deixe o material derreter e depois, meça a temperatura da parafina. É muito importante que a parafina tenha uma medida entre sessenta e sessenta e cinco graus celsius para que ela se adeque ao molde utilizado e endureça depois. Despeje a cera derretida no molde até preenche-lo por completo. Nesta etapa, é preciso tomar bastante cuidado para não se queimar.
  • Deixe todo o material esfriar por no máximo quatro horas e dependendo da temperatura ambiente, a secura não levará mais do que três horas. Quando a parafina estiver totalmente fria, basta retirar cuidadosamente o molde e o contramolde também. Você vai perceber que a sua parafina sólida e moldada vai sair na coloração branca.
  • Para retira as aparas, use uma faca e raspe a mesma por toda a superfície da parafina sólida. Depois, use uma escova de cera de arame para raspar as quatro laterais do seu objeto. Assim, você estará customizando a sua luminária e dando um aspecto mais envelhecido para a mesma.
  • Aqueça uma vareta de metal por um tempo e use-a para fazer dois furos na lateral da sua luminária. Os furinhos deverão ter uma distância de 2 cm entre eles e poderão ser feito nas laterais e na parte da frente do seu objeto. Eles servirão para uma posterior personalização com ramos secos, o que vai deixar a sua lanterna muito mais estilosa.
  • Use um guardanapo pequeno umedecido com petume e espalhe por toda a parte externa da sua luminária de parafina. Isso também ajudará a dar um aspecto mais envelhecido para   o seu objeto, mais ainda do que a raspagem feita nos passos anteriores.
  • Pegue três ramos secos de uma árvore ou adquira em alguma lojinha de flores. Ele servirá para dar aquele toque de estilo final à sua luminária à mão. Use os furinhos que você fez nas etapas anteriores do processo para passar os galhos para o interior da luminária.
  • Depois de tudo pronto e muito bem personalizado, é hora de colocar um pouco de sal grosso e uma vela aromática dentro do seu abajur de parafina. Assim, ela estará pronta para ser usada na sua decoração.

Dicas

  • A parafina é um material que queima com muita rapidez e facilidade, podendo derreter facilmente. Por isso, cuidado ao ascender a vela dentro da sua luminária!
  • Você pode customiza-la com outras coisas além de galhos secos, é só usar um pouco a sua imaginação.

Vídeo

Um vídeo para se inspirar nunca é demais! Dê uma olhada aqui logo abaixo:

Imagem de Amostra do You Tube

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

2 comentários

  1. Boa tarde tenho duas luminárias de parafina iguais as da imagem 5, mas uma rachou e estão sujas, gostaria de saber se tem como restaurar, se puderem me dar alguma dica agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>