Como Decorar Garrafas de Vidro Passo a Passo

Reciclar é atualmente a palavra de ordem, já que a sustentabilidade é a única forma de mantermos o planeta em equilíbrio, então, que tal aprender formas de praticas isso sem gastar muito dinheiro e ainda ocupar seu tempo com técnicas artesanais que podem deixar sua casa mais bonita.

Aqui vamos lhe ensinar a decorar garrafas de vidro, que podem ser de azeite, refrigerante, vinho e ainda vidros de perfume bacanas. Enfim, as dicas valem para qualquer garrafa de vidro que você tenha a disposição.

Garrafas Decoradas

Garrafas Decoradas

Antes havia um monte de embalagens vazias de objetos que eram desperdiçados e em razão da conservação do planeta passaram a fazer parte de nosso cotidiano, especialmente na decoração de ambientes da casa, mas com novas formas de utilização. Como exemplo, podemos citar as garrafas de vidro, que eram, na grande maioria, jogadas fora sem a menor cerimônia.

Essas garrafas que anteriormente tinham como destino o lixo acabaram se tornando em desejos e lindos objetos decorativos, especialmente quando tem seu toque de delicadeza e sofisticação. Elas servem para proporcionar aquela decoração especial em sua cozinha, sala de estar ou ainda qualquer outro cômodo de seu lar.

Assim, seguindo nossas dicas você poderá reciclar suas garrafas de vidro, nos mais variados tamanhos e formatos, e criar uma decoração cheia de estilo no espaço que achar melhor. Elas ficam perfeitas sobre a mesa de jantar, centro da sala, na cômoda, e ainda em outros móveis da casa.

Como Decorar Garrafas de Vidro

Há várias maneiras de se decorar as garrafas de vidro que seriam descartadas em casa, e algumas delas estão no passo a passo que podem ser vistos logo abaixo. Veja como é simples e fácil de fazer:

Modelo I

Materiais Usados

  • Várias garrafas de vidro de todos tamanhos e modelos
  • Tintas coloridas específicas para serem usadas em vidro
  • Uma seringa grossa
  • Um pote de plástico ou de vidro, pequeno
  • Arranjos pequenos de Flores artificiais ou naturais

Imagem de Amostra do You Tube

Passo a Passo

a) A primeira coisa a se fazer é lavar e secar bem as garrafas, para que não fique nenhum resíduo do rótulo e nem sujeira nas mesmas.

b) Se você tiver várias cores de tinta e queira compor cores novas, o faça diretamente no pote reservado, até que atinja a tonalidade esperada.

c) Quando a tinta estiver com a coloração adequada a seu gosto coloque-a diretamente nas garrafas de vidro, usando para isso a seringa. Senão, a tinta pode vir a cair fora e o efeito não será o esperado.

d) Com a tinta já na parte de dentro da garrafa, com calma, vá virando a garrafa até que toda ela tenha coberto a parte interna do vidro.

e) Quando o recipiente já estiver coberto de tinta, coloque-a virada de cabeça para baixo até que a tinta se seque completamente.

f) Agora as garrafas já estão prontas, basta colocar em cada uma delas o arranjo de flor que já fora separado e enfeite seus ambientes.

Modelo II

Material Usado

  • Tinta acrílica e base para artesanato nas seguintes cores: rosa e branco.
  • Tinta do tipo relevo glitter, na cor chamada de Cristal
  • Tinta do tipo relevo transparente, que seja na cor Rosa
  • Cola própria para ser usada na decoupage
  • Verniz do tipo brilhante que seja a base d’água
  • Uma garrafa de vidro limpa e seca do tamanho e formato desejado
  • Um lixa na espessura 150
  • Um pincel do tipo chato de número 18
  • Um rolinho para pintura
  • Um guardanapo de papel para decoupage, que tenha a imagem escolhida
  • Uma tesoura com ponta
Bonitas e Variadas

Bonitas e Variadas

Passo a Passo

  • Assim como os demais artesanatos, a primeira coisa que deve ser feita é o cuidado certo com a higienização da embalagem, ou seja, da garrafa. Por isso, lave e seque bem a garrafa e depois, passe um pano limpo com álcool para retirar qualquer possível sujeira que tenha sobrado.
  • Com a ajuda do rolinho de pintura, passe uma demão da tinta acrílica e base para artesanato somente na cor branca.
  • Aguarde até que a tinta seque por completo e passe mais duas demãos usando o rolinho de tinta, não esquecendo de esperar a secagem entre uma demão e outra. Lembre-se que a garrafa deverá ficar totalmente branca.
  • Agora, usando a tinta rosa misturada com um pouco de água, pegue o pincel chato passe a tinta e toda a garrafa e aguarde até que seque completamente.
  • Depois de a tinta estar seca, pegue a lixe e passe em toda a garrafa até obter um efeito básico de sombra e luz.
  • Pegue o guardanapo próprio para a decoupage, remova a parte branca e conserve apenas aquela que contém o desenho. Posicione a parte estampada sobre a garrafa, no lugar que você quiser que fique o desenho e passe por cima dele a cola de decoupage.
  • Assim que a cola estiver seca, aplique sobre o desenho a tinta relevo transparente, na cor rosa e depois a tinta relevo glitter na cor cristal. Espere secar de maneira natural.
  • A garrafa com decoupage já está pronta para ser usada.

Imagem de Amostra do You Tube

Para saber mais sobre o passo a passo do modelo II é só acessar o link do site abaixo:

http://www.tribunadabahia.com.br/2013/04/20/aprenda-como-transformar-garrafas-de-vidro-em-pecas-para-decorar-sua-casa

Modelo III

Materiais Usados

Uma garrafa de vidro limpa e seca
Verniz acrílico fosco ou semibrilho
Um pincel de cerda macia e chato
Uma tinta látex na cor branca e na cor cereja
Saco plástico e tesoura
Xerox colorido de alguma estampa ou papel de decoupage e ainda se preferir, retalhos de tecido

Um pinta bolinhas
Uma tubo de cola branca

Passo a Passo

Retire todo o rótulo e a sujeira da garrafa lavando e secando bem, depois passe um pano com álcool para remover ainda sujeira que ainda tenha ficado.

Usando o pincel passe uma demão de verniz acrílico em toda a extensão da garrafa, e isso inclui do gargalo até o fundo da peça.

Espere até que peça seque naturalmente ou, se quiser acelerar o processo, o faça usando um secador de cabelos.

Na garrafa, ainda usando o pincel de cerdas macias, passe duas demãos de tinta cereja, aguardando o tempo de secagem entre uma demão e outra.

Pegue o desenho escolhido, seja o Xerox ou o papel de decoupage e passar cola branca no lado avesso do mesmo e o posicione no lugar escolhido da garrafa.

Com o auxílio do saco plástico vá alisando vagarosamente o desenho até que sejam removidas quaisquer bolhas ou rugas.

Usando o cabo do pincel ou o pinta bolinhas vá fazendo bolinhas em volta da garrafa usando a tinta branca. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de bolinhas.

Espere secar e passe uma demão de verniz acrílico por toda a peça.

Agora a garrafa já está pronta para enfeitar qualquer ambiente.

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Maravilhosas essas garrafas amei .Que Deus te abençoe

  2. Lindas, gostaria de receber mais idéias. Obrigada

  3. Aprendi muito com sua publicação obrigaga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>