Ideias para Customizar Garrafa de Vidro

O artesanato é a técnica de fazer qualquer tipo de decoração ou objeto de uso pessoal usando a produção manual. A grande maioria dos artesanatos é feita a partir da reciclagem de materiais e práticas bem fáceis. É bem fato que você precisará, em alguns casos, saber pintar ou bordar além de outras técnicas de trabalho manual. Aqui, vamos conhecer e aprender a utilizar uma técnica bem interessante de decoração: customizar garrafas de vidro.

Garrafa de Vidro

Garrafa de Vidro

As garrafas de vidro customizadas podem ser utilizadas para decoração apenas ou para reposição de qualquer tipo de líquido. Algumas pessoas customizam garrafas ainda com lacre para presentear alguém com uma bebida onde a garrafa é bem incomum. Não existe dificuldade de fazer esse tipo de customização, porém é interessante conhecer a técnica para evitar pequenos erros que colaboram e muito para que você não tenha um material de boa qualidade no final.

Vamos aprender então.

Decorando com Estilo e Segurança

Como todas as garrafas de vidro são reaproveitadas, vocês precisam tomar alguns cuidados em relação a movimentação e a higienização do seu material. Então selecione bem as garrafas que você vai usar no seu trabalho evitando que você acabe com garrafas com vincos ou danificadas.

Imagem de Amostra do You Tube

Procure também manter todas as garrafas bem limpas e secas para evitar a proliferação de micro-organismos que causem algum tipo de doença ou contaminação. Verifique também se o material decorativo que você vai usar para customizar as suas garrafas, é o material ideal para isso. Não esqueça também de ver toda a composição dos materiais para ter a certeza que você não movimentará nenhum composto que tenha alergia.

Customizando Garrafas de Forma Simples

Uma forma bem simples e singela de customizar garrafas de vidro. Você não precisar de muito material nem de conhecimento sobre pintura ou colagem.

Você vai precisar apenas de:

  • Garrafas de vidro do tamanho de sua preferência. As garrafas podem ser no tamanho e na cor que você deseja, contanto que o vidro seja transparente para dar o efeito que buscamos.
  • Fotos pessoais ou imagens aleatórias para decorar as suas garrafas.

Com Customizar a sua Garrafa de Vidro

Limpe bem e deixe a garrafa bem seca antes de começar a decorar. Curve a fotografia com a imagem voltada para o corpo da garrafa e coloque a imagem dentro da garrafa.

Para colocar a imagem sem dificuldade. Faça um rolinho com o lado da imagem para fora e coloque pela boca da garrafa. Com um palito de unha ou outro na mesma espessura, coloque a foto na posição que você deseja.

Você pode incrementar a sua decoração com uma flor ou outro elemento decorativo dentro da garrafa. Se quiser anda pode fazer alguns desenhos contanto que não polua a garrafa. A intenção é ter um porta-retrato diferente para sua casa.

 Garrafas de Vidro Customizadas com Tecido

As garrafas de vidro customizadas com tecido causam um efeito mai rústico e levam ao ambiente muito mais delicadeza. Elas são ótimas opções para decorar quartos de crianças e bebê. Fazer essas garrafas é bem simples e rápido.

Você vai precisar de:

  • Garrafas em diversos tamanhos e formatos para decorar. Como as garrafas serão recobertas com tecido, certifique-se de que todas as suas garrafas estarão totalmente secas para evitar aparecer qualquer tipo de mofo.
  • Cola para vidro.
  • Cola de tecido.
  • Tecido de acordo com o seu gosto de estampa. Os tecidos devem ser em linho ou algodão para absorver bem a cola.
  • Esponja para acolchoar a garrafa (opcional).
Customizadas com Tecido

Customizadas com Tecido

Como Customizar Garrafa com Tecido

Recorte o tecido na altura e na largura da sua garrafa. Faça o mesmo com a esponja. Primeiramente passe a cola de vidro e cole a esponja em toda na garrafa e recorte o excesso. Depois de totalmente seco, passe a cola de tecido na esponja e passe o tecido ao redor da garrafa já acolchoada. Faça o acabamento fechando as pontas para o fundo e para dentro da boca da garrafa.

Agora basta você decorar o tecido, caso queira pode decorar com botões, adesivos ou tachinhas decorativas.

Garrafa de Vidro Pintada

Pintar garrafas é muito prático e você pode utilizar para determinados meios. Você pode fazer isso rapidinho e em casa mesmo, sem precisar de materiais caros ou difíceis de encontrar.

Imagem de Amostra do You Tube

Você vai precisar de:

  • Garrafas de vidro
  • Fita crepe
  • Tinta esmalte líquida e spray
  • Pincel chato

Como Pintar uma Garrafa de Vidro

O primeiro passo é sempre lavar bem as garrafas para evitar algum tipo de sujeira acumulada. Certifique-se também de que todas as garrafas estejam completamente secas, pois pode gerar mofo além de não fixar direito a tinta.

Agora comece mesmo o processo de pintura das suas garrafas. Com a fita crepe, forme os desenhos que você irá moldar na garrafa. Não precisa fazer desenhos estilizados caso não saiba, nesse caso, faça apenas alguns traços e desenhos geométricos. Esses desenhos podem ser listras, espirais, círculos, você que escolhe os desenhos que vai utilizar, então ouse e abuse da imaginação. Fixe bem a fita crepe para evitar que a tinta ultrapasse a área marcada.

Com o pincel chato pinte toda a garrafa da cor que você deseja, passando também na área onde estão os desenhos com a fita. Passe pelo menos 3 mãos de tinta na garrafa inteira para que a pintura fique bem opaca. Agora com a tinha em spray, finalize a mão de tinta para dar um acabamento melhor e dar um efeito com mais brilho, além de fazer com que sua pintura fique com a impressão de ser mais homogênea.

Coloque a garrafa para secar, mas não deixe que a sua garrafa seque totalmente, pois quando for tirar as fitas, a tinta pode sair também. Então com a tinta ainda úmida, puxe delicadamente as fitas tirando uma a uma com cuidado para a tinta não barrar ou vazar. Depois de tirar todas as fitas crepe coloque imediatamente a sua garrafa para secar em um lugar ventilado. Após secar totalmente, decore da forma como você desejar.

Caso fiquem algumas imperfeições na tinta, você pode usar estiletes para corrigir tais erros. Caso queira também, pode usar adesivo ou fazer desenhos como detalhes como flores ou círculos.

Posts Relacionados

2 comentários

  1. lindas obras
    bom trabalho

  2. gostei das idéias. vou aproveitá-las
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>