As almofadas dão um toque todo especial para decoração de casa. Elas podem ser colocadas na sala ou no quarto sobre a cama ou ainda, para quem gosta de uma decoração mais ousada, elas podem ser jogadas no chão. Porém, nem todo tecido é adequado para fazer almofadas. Umas boas dicas podem ajudar na escolha, tanto no caso de tecidos, como das texturas e até mesmo as cores.
As almofadas decorativas podem ser “intercaladas” com xales, mantas e “complementos”, tapetes e cortinas.
A seguir, veja uma pequena lista com os tecidos que são mais adequadas para fazer almofadas. Os mesmos tecidos poderão ser usados para revestir cadeiras da mesa de jantar, sofá, almofadas e também podem servir para fazer mantas. Confira!
- Algodão
- Seda
- Ultra Suede ou Suede
- Chita
- Fibra de linho
- Chenili
- Couro
- Veludo Cotelê e Veludo
Já que estamos falando de almofadas, que tem tudo a ver com sofá, lembrando que para fazer capas, os tecidos molinhos são mais indicados. Podemos destacar como os melhores, o suede e o ultra suede. Eles têm uma textura muita parecida com aquela da camurça. Também vale, os tecidos mais fortes, e o melhor exemplo seria o couro.
Voltando as almofadas, um modo de fazê-las bem sofisticadas, para uma decoração elegante é usando o tecido de veludo cotelê. A escolha das cores, deve ser feita com base na sua decoração, mas não será difícil, uma vez que todos esses tecidos possuem uma vasta paleta de cores.
Como Fazer Almofadas
Agora que você já sabe quais são os melhores tecidos para almofadas, veja como fazer lindos modelos para espalhar pela sua casa. Elas são práticas e ainda deixam a sua decoração mais legal.
As almofadas são objetos decorativos bem simples de fazer, pois são compostas de capa, que é o tecido principal, e a parte interior, que deverá ser “preenchida”, neste caso, com material sintético apropriado ou painas ou penas. Os últimos dois deixam a almofada mais macia.
A capa, parte externa deve ter velcro, botões ou zíper, é um modo de facilitar na hora da limpeza.
Anote o material necessário:
- Cetim da sua cor preferida: 60 centímetros.
- Manta Acríclica: 50 centímetros.
- Algodão para fazer o forro: 50 centímetros.
- Velcro: 43 centímetros.
O corte no tecido é muito importante para que saia perfeita na hora que for fechada. Vamos fazer um quadrado de 43 x 43, um retângulo de 19 x 43 e mais retângulo de 32 x 43.
A manta acrílica e o algodão deverá ser cortados com a seguinte medida: 43 x 43.
Veja como fazer:
- Coloque o tecido sobre a manta acrílica.
- Em cada uma das extremidades, faça uma dobra de 2 centímetros, em ambos os retângulos.
- Depois é só colocar o velcro, faça isso com uma costura reta, nas extremidades que foram giradas.
- Na hora de fechar, faça isso pelo fundo da almofada, direito com direito e o forro deve ficar em cima da manta acrílica.
- Faça a costura em toda volta, mas não esqueça de deixar uma parte sem costura para girar, pelo menos 10 centímetros.
Como Decorar Com Almofadas
1- Decoração moderna com almofadas: será preciso ter entre 3 ou 4 juntas, no máximo 6. A dica é usar menos almofadas e de maior tamanho, ficam melhor do que várias pequenas. O formato também é muito importante, o mais popular deles é o retângulo. No caso da decoração com almofadas modernas, o ideal é optar pelos tecidos de linho ou algodão. As cores podem ser fortes e as estampas geométricas são ótimas opções.
2- Decoração clássica com almofadas: é necessário criar com elas um toque formal e simétrico, para isso, use um número par de almofadas. As estampas mais indicadas para quem quer buscar esse estilo são: xadrez, adamascados, florais, com listras e monosgramas. Uma boa dica é misturar e brincar com texturas e cores.
3- Decoração eclética com almofadas: uma boa dica é apostar nos modelos grandes e na hora de escolher a quantidade, apostar em número ímpar. Coloque duas almofadas na extremidade do sofá e uma outra na outra extremidade. É a busca de um estilo descontraído para o ambiente.
Para ser eclético tem que misturar . Por isso, aposte em texturas e cores diferentes. Formas também é uma boa maneira de criar esse “clima”.
Dicas Para Decoração Com Almofadas
- As cores claras são adequadas para o verão e de preferência com tecidos para almofadas mais frescos. Deixe para voltar com os tecidos pesados quando o frio chegar. Eles dão um tom aconchegante e quente ao ambiente.
- Não é indicado combinar a cor das almofadas com os objetos que estão próximos a ela, como uma cadeira ou sofá. O papel delas é de ser complementar na decoração de determinado ambiente.
- Quando você usa cores claras na sua decoração, pode apostar nas cores fortes e chamativas para as suas almofadas. Vai ser o equilíbrio perfeito. O mesmo serve para a decoração monocromática.
- No quarto a mesma coisa. As almofadas servem de complemento e dão um toque de aconchego para o ambiente.
- As almofadas grandes servem para serem colocadas no chão. Elas não podem ser usadas sobre o sofá. Lembre-se que as almofadas não podem ocupar o espaço e sim complementar a decoração.
- Você pode usar as almofadas quando estiver pensando em trocar a cor da decoração do ambiente. Você pode colocar muitas almofadas da mesma cor para sentir se é realmente uma boa ideia aquela tonalidade para sua decoração.
- Use as almofadas de forma divertida e criativa, como por exemplo, coloque-as empilhadas no chão, sobre um banco no banheiro, no corredor e em outros lugares que não são usuais
- As almofadas podem ser transformadas em obras de arte na sua casa. Escolha modelos diferentes, como aquelas pintada à mão, ilustrações, acabamentos diferentes, como com borlas ou lantejoulas, entre outros.
- As almofadas também podem levar a “natureza” para sua casa. Escolha cores lisas inspiradas em flores, folhas e outros “membros” da natureza.
- As almofadas também podem ser usadas nas partes externas, como jardins, terraços e varandas. Do lado de fora, as cores vibrantes são as mais indicadas. Também dá para fazer misturas “formais” como preto e branco.
Os tecidos para fazer almofadas não precisam ser necessariamente específicos. O tecido deverá ser escolhido conforme o modelo que você quer fazer a sua almofada. Lembrando que o tecido é usado só na capa.
O tecido a ser escolhido, pode ser desde o mais simples até o mais sofisticado, isso irá depender de sua escolha. Podem ser usado tecido, liso, estampados, com desenhos, listrados, xadrez, ou até mesmo uma capa com retalhos.
A seguir, vamos mostrar como fazer uma capa para almofada, personalizada.
Após escolher o tecido, você irá precisar de: tesoura; lápis; régua stencil com letras, caneta para tecido.
Corte o tecido escolhido para a capa, do formato em que será a sua almofada. Em seguida coloque os dois pedaços do lado do avesso e costure as beiradas, de modo que a costure fique para dentro depois que tirar a capa do avesso. Depois de costurar 3 beiras vire a capa, com o lado do avesso para dentro. Para personalizar a sua almofada use a régua stencil com letras e escreva o que quiser, ou só espalhe letras, faça do jeito que preferir, mas primeiro faça com o lápis e depois passe com a caneta para tecido.
Depois de personalizada é só colocar enchimento dentro da capa e costurar a ultima parte ou até mesmo colocar um zíper.