Você já ouviu falar do ponto russo? Ou de algum outro tipo de bordado? Hoje em dia é mais difícil ouvir falar sobre algum tipo de artesanato. O foco agora é a industrialização, o tecnológico se tornou mais importante do que o simples fato de conseguir fazer algum objetivo em perfeitas condições com a própria mão. O artesanato é um do processos mais antigos existentes, começando juntamente com os primeiro humanos e que passou de geração em geração até chegar nos dias atuais.
O que se tornou mais comuns são os objetos baratos, iguais a outras dezenas de pessoas, sem possibilidade de personalização nenhuma, a não ser que você mesmo faça em sua casa um artesanato, ou pague alguém por fora.
Saber fazer algum tipo de artesanato é quase como se fosse uma arte como qualquer outra. As técnicas utilizadas são as mais variadas possíveis podendo transformar simples matérias primas como madeira, vidro em outros projetos totalmente diferentes. Seja técnicas para roupas, como o bordado e a costura, seja para EVA e PET que conseguem ser deformados com o calor e outros diversos.
O artesanato pode ajudar não só em transformar objetos, mas também pessoas. Já foi comprovado o bem que o artesanato faz para as pessoas e isso é algo muito importante principalmente para aquelas pessoas que ficam totalmente estressadas, sem tempo e principalmente as mais idosas que precisam de uma ocupação.
Ele desperta dezenas de sentimentos, seja de cuidado com a arte que você produziu, ou de ajudar na concentração e a melhorar movimentos motores com a mão. De qualquer forma é muito prazeroso poder dar para o próximo um objeto que nós mesmos fizemos, ou que alguém elogia em sua casa.
Artesanato
Como já foi dito o artesanato é muito antigo, mas devemos nos atentar as tendências atuais ao lembrar dele. Sabemos que os preceitos ainda continuam os mesmos, de que o artesão produz a mão um determinado objeto, mas agora já há máquinas e ferramentas que auxiliam essa produção de maneira mais rápida. A costura por exemplo ainda precisa de pessoas para corte de peças, decoração da mesmo e até costurar ela, porém para isso já existem máquinas que precisam de acompanhamento.
A arte hoje é muito encontrada também em feiras, praias e locais turísticos. Há muitas pessoas que vivem disso principalmente na época de alta como é no verão e em férias. Esses em sua maioria são feito à mão e acabam se tornando mais caros devido ao cuidado com que eles realizam o trabalho.
Os índios são exemplos em diversos lugares dos seus artesanatos.No Brasil existe ainda uma cultura muito forte dos seus povos nativos, dentre eles a cerâmica os enfeites no corpo e os trançados são os artesanatos mais comuns para eles. Vale lembrar que o povo indígena está espalhado pelo Brasil todo e que com isso a culturas diferentes entre eles a maioria dos artesanatos indígenas representam alguma tradição, símbolo, ou então só enfeite mesmo.
Atualmente o tipo de artesanato que mais vem ganhando espaço é aqueles que utilizam materiais recicláveis para produção de outros objetos com a sociedade falando cada vez mais em sustentabilidade, várias pessoas estão adotando a nova causa e fazendo isso em suas próprias casas.
É fato que os artesanatos variam muito entre localidades e por isso o Brasil se destaca por essa grande diversidade, seja de materiais, de técnicas, de cores, de ideias e até mesmo de nomes para o mesmo objeto.
Um tipo de artesanato que ainda prevalece bastante na atualidade é o bordado. Ele como qualquer outro artesanato consegue trazer muitos benefícios para quem pratica, principalmente pela necessidade de concentração para poder realizá-lo. Já existe máquina que realizam o bordado por completo porém existem diversas técnicas que ainda são complicadas de uma simples máquina conseguir fazer.
Bordado
Mas o que é bordado? De uma forma geral, o bordado é uma maneira de criar algum tipo de desenho, figuras ou até mesmo a escrita através de agulhas, tecidos e fios. Esses fios podem ser de linho, metal, lã e de algodão. O desenho deve ser feito previamente para que ao ser estampado em um tecido não ocorre problemas.
Há diversos tipos de bordado, mas ele se dividem em quatro categorias que seriam os pontos retos, os pontos cruzados, os pontos entrelaçados e os pontos de nós.
Ponto Russo
É um tipo de de ponto cruzado que precisa de dois ou mais pontos para ficar apresentável. assim como qualquer outra é uma técnica artesanal que consegue ser usado com fios de seda, linhas ou fitas. O próprio nome já diz a sua origem e já foi muito utilizada na Rússia para criar novos itens decorados como tapetes e ornamentos. Algumas dicas para quem deseja aprender sobre Ponto Russo:
Primeiramente é preciso escolher um molde, em alguns lugares que vende produtos diretamente para artesanato já existem alguns moldes prontos para esse tipo de bordado, mas você pode desenhar o seu próprio.tá no bordado os tecidos mais aconselháveis são os de algodão e poliéster. para realizar o ponto russo é necessário um bastidor que o tecido consiga encaixar.
Agulha utilizada para o ponto russo é bem diferente de uma agulha comum, mas ainda segue o mesmo raciocínio de colocar a linha em orifício em sua ponta. O interessante é que as agulha é de um tamanho de uma caneta e você pode segurá-la como se fosse uma. A partir de colocar a linha na agulha é só perfurar o desenho e ir descendo e subindo, sem retirar toda a linha do buraco. Assim é feito até completar todo o processo. Depois a agulha é retirada e o resto de linha cortado.
O ponto russo é muito bonito e chamativo por conseguir um alto relevo de qualidade e que nem sempre sai muito caro.