Algumas pessoas adoram se arriscar em novas experiências que acabam por economizar na compra de produtos que elas mesmas podem fazer, ou algumas procuram aprender uma nova arte para fazer dessa uma opção de renda extra em sua casa. Uma das artes que pode parecer difícil de início, mas com a prática ela se aperfeiçoa é a costura. Há diversas peças que são simples de serem confeccionadas em casa, já outras peças exigem maior destreza e prática para se tornarem um dia boas peças de excelente costura. Uma das peças que exige de uma costureira é a confecção de um smoking, e hoje abordaremos um pouco mais acerca de como se costurar essa peça e como fazer a sua gola.
Gola de Smoking
Para iniciar a confecção da gola de smoking é necessário ter o molde, que pode ser encontrado em sites de costura, ou você mesmo pode desenhar em uma cartolina para poder passar esse molde para o tecido. Usando a carretilha você irá passar a base feita no papel sobre o tecido. Os moldes são em formato retangular com a metragem que pretende ser colocada nas costas e para a frente do smoking.
A gola deve ser iniciada com a costura das costas. É importante alfinetar antes de realizar a costura, para que essa não saia sem perfeição e em linha torta. Após costurar uma parte na outra deve posicionar e costurar a gola no blazer, deixando essa aberta e espaçada. Em seguida deve fazer a costura próximo ao botão, passando a máquina da altura do primeiro botão para baixo.
Ao montar o blazer deve sempre atentar para o encontro dos recortes com os ombros e com as costas. Cada detalhe é importante para a formação de um blazer de smoking bem feito e de alta costura. A união dessas junções deve ser feita sem folga, sem sobra de tecido e em costura reta. A costura da gola também deve ser bem feita, havendo tecido dos dois lados da gola, sem aparecer o avesso do tecido.
Ao costurar a gola no blazer é importante alfinetar toda a gola no restante do smoking e unir as costuras das costas para que fiquem alinhadas e não desencontrar a costura que fica na parte de trás. Após alfinetar pode passar a máquina de costura, diminuindo a chance de não ficar reta. Após costurar deve dar pique na gola para ela ficar bem assentada, na parte do ombro não precisa ser realizado esse pique, apenas nas demais regiões de gola.
Após o pique, a gola deve ser passada com um ferro quente de passar e em seguida deve revirar a gola no avesso, segura bem o tecido, retira o alfinete e costura à máquina a parte interna e vai revirando de volta para tirar do avesso a gola. A parte do ombro é costurada depois, junto com a costura do ombro. Realizada a costura da gola com o ombro deve se passar o ferro quente novamente, para fazer as dobras corretas do smoking.