A moda dos chinelos de dedo, as populares Havaianas, já rompeu as fronteiras brasileiras e se espalhou por todo o mundo, fazendo sucesso até entre os famosos.
Mas nem todos se acostumam aos modelos normais, daqueles que estão aparentes em todas as prateleiras, por isso, usam a imaginação, diferentes materiais e inovam as sandálias, com modernas técnicas de artesanato.
A maioria delas faz lindos chinelos, que não precisam ser usados somente em casa, mas podem usá-los e sair para o shopping, almoço com as amigas e principalmente para fazer um dinheirinho extra e deixar a todas mais bonitas.
Se você também quiser ter em sua sapateira uma sandália personalizada e linda, como uma havaiana rosa com flor de viés, você vai precisar dos seguintes materiais:
– tecido rosa, de preferência cetim;
– uma havaiana, de preferência cor-de-rosa;
– viés de cetim e de tecido, cada um com um tom de rosa diferente;
– linha de sapateiro ou de empinar pipa, que é mais resistente;
– agulha;
– cola para plástico;
– uma pedra de strass ou um botão bonito em tamanho médio; e
– tesoura.
Para começar, você deve cortar no tecido duas tiras de aproximadamente 6,5 centímetros de largura, por 1,40 metros de comprimento.
Então, tire as talas laterais das havaianas, deixando só a do centro, e com a ajuda da tesoura, enfie um pouco do tecido no furo correspondente às talas, até que passe do outro lado, e recoloque a primeira tala no lugar.
Agora, passe a cola em toda a parte de dentro da primeira tala em que vai começar o trabalho, então, enrole o tecido em toda a sua extensão, de maneira que fique bem firme, sem enrugar muito, faça isso nos dois pés da havaiana. Lembre-se que quando for terminar a segunda tala, passe um pouco mais de cola para que o tecido fique bem preso.
Pronto, você já encapou o par de havaianas, então, reserve e vamos à preparação da flor de viés.
Corte 06 tiras de 04 centímetros de viés de cetim e 06 tiras de 03 centímetros de viés de algodão.
Pegue uma tira menor e dobre ao meio, dando um ponto no fim dela, como se formasse uma pétala, e com a maior, faça a mesma coisa, só que prendendo uma à outra, a menor por dentro e a maior por fora, lembrando que cada uma delas deve ter cor diferente, para que a flor fique mais colorida e alegre.
Faça isso com todos os pedaços de fitas em separado, e depois, una-as, assim formarão uma flor. No centro, costure a pedra de strass ou o botão, o que sua imaginação mandar.
Agora, costure essa flor no meio da havaiana, onde as pontas se unem, mas se preferir, pode fazê-lo do lado também, das duas formas fica muito bonito.