Gola Smoking: Como Cortar?

Camisas e Suas Golas

Não somente camisas mas existem outras roupas que possuem diferentes tipos de gola, porém as mais formais são em camisa, blazers e ternos.

Por serem roupas mais sociais, precisam de uma alta costura e bom corte para não saírem conforme o planejado. Somente costureiras específicas conseguem fazer esse tipo de roupa, não é para qualquer uma que sabe apertar uma roupa ou fazer uma blusinha simples.

É importante saber qual tipo de gola usar em cada um dos lugares e eventos frequentados, para não parecer informal demais ou formal demais. Outra questão também é como combinar a gola com o formato do rosto, para rostos mais finos ou mais largos.

O colarinho da camisa é a parte que mais se destaca e que mostra se ela possui ou não qualidade. Para saber mais sobre como usar esses colarinhos e não errar na escolha, fique atento ao tipos abaixo:

Colarinho Italiano

Possui as pontas mais curtas e o formato mais aberto, remetendo um estilo mais moderno. É recomendado usar com nós de gravatas maiores para trazer maior personalidade ao conjunto. É sugerido para pessoas de rostos mais finos.

Colarinho Clássico ou Francês

Um dos mais utilizados na maioria das vezes por além de ser básico se adapta fácil para todos os rostos e nós de gravata. Se tornou comum principalmente pela sua característica de não ser nem muito aberto nem muito fechado.

Colarinho Americano

O colarinho americano, chamado também de button-down é conhecido pelos botões na ponta da gola e é bastante utilizado em momentos mais despojados e casuais, é muito aconselhável para aqueles que não gostam de utilizar gravatas, mas o mais modernos já utilizam com uma gravata.

Colarinho Inglês

Tem a gola com as pontas mais longas e pontiagudos o que faz parecer bastante com o clássico. As combinações dessa gola com os ternos slim fit, são as melhores possíveis trazendo uma modernidade a vestimenta forma. Pode também ser usado sem gravata e com ternos de dois botões. Não é recomendado para pessoas que possuem rostos finos, pois os traços da gola alongariam mais ainda o rosto, por isso é indicado para o contrário!

Colarinho Curto

Pode ser adaptado a todos os outros tipos de gola, vem ganhando cada vez mais adeptos por ser simples e prático. A tendência cada vez mais é usar golas com pontas menores. Combina com gravatas mais estreitas e ternos mais justos. Quem usa colarinho curto mostra que está realmente antenado na moda. Recomendo para pessoas que estão em forma ou que desejam diferenciar seu look formal

Gola Padre ou Mandarin Collar

Esse tipo de gola é o mais diferente de todos pois não possui a parte de cima do colarinho, somente a sua base. Em outros países é mais conhecido como Mandarim Collar por ser muito utilizado pelos orientais.

É um dos tipos mais difíceis de sair da loja, porém vem ganhando cada vez mais adeptos deixando de ser simplesmente uma tendência passageira, fazendo parte de várias coleções básicas de diversas lojas de varejo. É ótimo para utilizar em ocasiões mais informais.

Gola Smoking

Conhecido pela sua formalidade, a gola smoking também conhecida como colarinho quebrado é utilizada mais ocasiões de extrema formalidade, os quais exijam trajes black-tie e combinados com gravata borboleta

Desenho E Corte Da Gola Smoking

É um pouco mais difícil que as outras golas por ser bastante diferente dos outros tipos de gola. Normalmente é feita a partir da modelagem da frente que pretende ser usada.

Siga os passos a seguir para conseguir desenhar um molde:

  • Medir a circunferência do decote costa, como nas demais golas, o diferente é não medir a circunferência da frente.
  • Pegue um esquadro e coloque no ombro do molde da frente, faça uma reta com 90° graus para fora do molde, essa reta precisa ter a mesma medida do decote das costas.
  • Após fazer isso, trace outra linha a partir da anterior, de forma perpendicular também com a medida que vai ficar a largura da gola.
  • Depois outra linha perpendicular com a medida da altura necessária para a curva da gola.
  • Pegue a cintura da camisa, e a partir da altura dela faça uma linha que una as duas altura, a da cintura e da curva.
  • Depois disso, arredonde os cantos que ficou e estará pronta a gola smoking.

Para conseguir cortar o molde repasse com uma carretilha todo ele. Principalmente onde diferencia das outra golas, que onde liga o ombro até a outra base.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *