Gola Militar – Passo a Passo

As tendências de moda mudam sempre que algo novo surge, na maioria das vezes os famosos que lançam a moda para a sociedade. Olhamos fotos, filmes e outros e já queremos ter parecido. Não é de agora que a moda é regida por aqueles que têm mais influência sobre as sociedade. Cada lugar do mundo possui suas particularidades sobre a moda, isso vem de uma tradição e principalmente da cultura do local.

Em alguns países mulheres tem que cobrir seu corpo todo, em outros homens também usam saia, coisas que são totalmente diferente da realidade do Brasil. Podemos analisar a trajetória da moda dentro do nosso país mesmo. Os povos indígenas, os nossos primeiros ancestrais utilizavam pouquíssimas roupas, isso vem de uma cultura voltada a natureza, onde podemos perceber que cobrir o corpo não era relevante, em especial pelo clima tropical, bem quente grande parte do ano.

Com a chegada dos portugueses, muito da cultura européia se instalou em nossas terras. Longas roupas, cobrindo quase todo o corpo, sendo totalmente diferente do que se estava acostumado aqui. Com o tempo a população foi fazendo adaptações para que pudesse suportar o calor que passavam com aquelas vestimentas.

Nesse período era bem visível uma divisão das pessoas em relação a moda a ser seguida. Mas como a coroa portuguesa ainda tinha maior poder, a maioria se vestia com tremenda sofisticação até mesmo para afazeres do dia a dia. As mulheres sempre estavam de vestidos longos e os homens de social. Roupas que eram comuns para eles, mas que para nós hoje são usadas somente em ocasiões especiais.

Com o passar do tempo, o tamanho das roupas foram diminuídas, as formalidades também, a população andava mais tranquila e despojada nas ruas, inclusive as mulheres. Com o aumento da globalização, a moda também foi difundida, muito da cultura oriental chegou até o ocidente e foi implementado e vice e versa.

Muitos acessórios foram aumentados no dia a dia e outros foram abolidos. O confortável se tornou importante e o sofisticado se tornou algo do passado. As golas de camisa são grandes exemplos de como alguns detalhes antes usados apenas para ocasiões importantes se tornaram mais maleáveis e que conseguiram ser mais presentes em peças simples.

Desde sempre existiram diversos tipos de golas de roupas. Algumas mais finas, ou outras mais simples. Todas elas com certa diferenciação tanto para a ocasião quanto para o tipo de pessoa que irá utilizá-la. Antes usada somente para mundo masculino, agora elas também fazem parte do guarda-roupa feminino.

Mesmo que ela esteja sendo mais comum em diversos estilos, as golas ainda são bem complicadas de se costurar, não sendo qualquer pessoas que faça, pois precisa de precisão e de excelente corte e máquinas próprias para isso. Por isso demandam mais tempo e mais conhecimento.

Vale lembrar que uma gola de qualidade é muito importante por muitas vezes serem destaques com blazers, casacos e ternos. Com isso a escolha se torna de extrema importância, tanto do tamanho, da cor e principalmente do modelo. Existem alguns modelos mais comuns como o colarinho Italiano, Americano, inglês, curto, smoking e outros.

O colarinho italiano tem um formato mais aberto, uma tendência mais moderna com pontas mais curtas. Muito comuns com gravatas e ternos. É muito utilizada para pessoas com rostos maiores. Diferentemente da gola inglesa que por ser mais longa e pontiaguda é muito indicada para quem tem rosto pequeno para dar uma equilibrada. Essa gola também é muito usada em trajes formais com ternos slim flit, um dos mais modernos.

Já o colarinho clássico, não possui restrições, é bem padrão e pode ser usado com diversos tipos de ternos e gravatas. Outro modelo que não tem muita restrição é o americano, conhecido com button-down por apresentar um botão na ponta da gola, por conta desse detalhe não ficam muito harmoniosas com gravatas.

Um modelo que vem ganhando muitos adeptos é o curto, por acharem incomodo uma grande gola, além de ser considerado fora de moda para muitos. Esse colarinho é bastante utilizada em ternos mais justos, por isso indicado para pessoas em forma.

A gola mais formal de todas seria a smoking, usadas em blazers e em ocasiões com traje black-tie.

Gola Militar

Gola Militar

Gola Militar

É uma gola que tem crescido muito na utilização, é também chamada de gola de padre ou chinesa, por ser bem curtinha e diferente da maioria das outras não apresenta a “dobra” que as outras apresentam.

Antes não eram muito comuns, porém pela facilidade de se obter se tornou comum em lojas de varejo mais básicas.

Como já dito todas as golas demandam trabalho, a militar ainda é uma das mais fáceis. Para conseguir fabricar uma gola militar é preciso fazer uma molde, e medir direito o pescoço para não sobrar nem faltar pano, lembrando da curvatura do pescoço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *