Artesanato
Mesmo depois de muita tecnologia ainda existe pessoas que gostam e tem muito talento, dedicação e paciência para fazer artesanato. Usando apenas as mãos para conseguir fazer trabalhos incríveis. Muitos desses artesanatos são feitos com materiais usados no cotidiano nosso, como madeira, plástico, tecido.
Uma coisa muito boa do artesanato é que ele utiliza materiais recicláveis e reutiliza alguns objetos já parados, trazendo sempre inovações e personalidade aos produtos feitos. Muito dos produtos atuais que são feitos a partir do artesanato são referentes a culturas locais.
Inicialmente o ser humano vivia de artesanato, sem muitas ferramentas para conseguir produzir o objeto. Era um processo bastante familiar que começava com a busca de matéria prima pela natureza e depois confeccionar. Na época muitos artesões faziam suas próprias ferramentas de maneira rudimentar. Como dito, a industrialização fez com a necessidade de se fazer a mão um objeto fosse deixada de lado.
A escolha do material é muito importante para que o acabamento do objeto fique adequada ao que foi pedido.
Tecido
É um material muito utilizado para artesanato, por apresentar facilidade de modelagem, corte, colagem, diferentes estampas, espessuras e outras características essenciais.
É feito de fibras naturais ou então sintéticas, feita à base de fios. Além de artesanato pode ser utilizado para confecção de roupas, panos em geral, faixas e curativos, toalhas, e outras dezenas de coisas. A indústria fabricante de tecido é a têxtil.
Eles podem se diferenciar em tecnologia de fabricação, composição, aplicação e gramatura. Existe uma categoria chamada de não-tecidos, eu apesar de serem muito parecido com um tecido não possui fibras na composição dos fios.
Os tecidos de fibra natural, são os mais clássicos, e podem vir de origem animal, mineral e vegetal. Fibras sintéticas são feitas a partir de produtos químicos vindos da indústria petroquímica, as mais utilizadas são o poliéster, o acrílico, o elastano e o poliamida. Existe ainda as fibras artificiais que vem podem vir de fibras celulósicas, usando milho ou outros óleos vegetais elas imitam perfeitamente uma fibra natural.
Os tecidos podem ser também classificados pelo sentido que os fios estão dispostos. Se for de maneira transversal se chamam “trama”, já os fios longitudinais são os “urdume”. E pode ser também simples por ter um conjunto de cada sentido ou composto e ter vários conjuntos de urdimento ou de trama.
Existe tecidos felpudos que apresentam felpas salientes, tem também o giro-inglês que é um tecido mais poroso. Os tecidos Jacquard são aqueles que possuem desenhos ocasionados pela diferença de ligamentos. A malha é um tecido formado por laçadas ou malhas, pode ser formado só por tramas ou só urdumes.
Flores De Tecido
As flores sempre foram muito utilizadas para agradar as mulheres, para decorar ambientes e causar boa impressão. Seja apenas pela imagem e beleza dela em artefatos e objetos que suavizam o ambiente, ou então pelo cheiro delas quando são naturais. Existem diversas flores, com diversos cheiros, cores, tamanhos e jeito.
Por serem muitos sensíveis, as flores são plantadas com muito cuidado, precisa de tempo dedicação e de conhecimento pra não matar a planta. Devido isso, o comércio de flores se tornou algo mais caro, mas não deixou de ser importante e muito movimentado. Com as flores de tecido fica mais fácil e mais barato para ter as flores mais raras e caras. Melhor ainda é que não precisa se preocupar com tempo de sobrevivência.
As flores são muito utilizada para os relacionamentos. O Homem sempre tenta agradar a mulher com uma flor, sendo ela natural ou não. As flores possuem significado mitológicos, como por exemplo a rosa que é um símbolo da deusa Afrodite, deusa do amor na mitologia Grega. A rosa também é sinal da virgem Maria sendo a vermelha sinal de paixão e a branca inocência e pureza.
Tem saindo muito nas mídias, mulheres usando coroas de flores na cabeça. Está se tornando moda, e essas flores podem ser feitas de tecido. Tudo começou em 2011 com a cantora Lana Del Rey utilizando capa do seu álbum uma coroa de flores coloridas. Isso foi passado para diversos países devido a influência da cantora. Aqui no Brasil, se tornou muito fácil achar para comprar. Sendo usado principalmente por blogueiras, ou então para fantasias.
As flores podem ser feitas de Crochê, sendo necessário pouco pontos para já ir dando o formato desejado. Para fazê-la, você precisar apenas da agulha de crochê, e de habilidades simples para pontos altos e baixos. Tentando usar mais de uma cor para ficar alegre. Essa técnica do crochê já é usada para outras coisas, como roupas, biquínis, tocas, entre outras. Vale lembrar que o crochê mostra um trabalho muito detalhista e minimalista também dependendo de como feito.
Existe também o Fuxico, que é um tipo de flor de tecido bem fácil de fazer, precisando de pouquíssimo conhecimento em linha e agulhas. Nesse processo é feito com juntar todas “pétalas” alinhando suas bordas. E assim no centro é colocado algum adereço como um botão. É interessante esse modelo, pois ele pode ser utilizado em outros lugares, pregando a flor em almofadas, roupas, etc.
As flores também podem ser feitas de seda, outros panos finos que são muito usado para decoração de eventos ( festas e casamentos). Para isso é necessário várias recorte redondos para pétalas. Podendo usar algumas opções para personalizar ainda mais, como vela para queimar as bordas.
Outro tecido que pode ser utilizado é o feltro, porém por ser um pano mais simples são usados mais no dia-a-dia. As pétalas nesse tecido podem ser cortadas em quadradinhos, pois ao juntá-las formando uma “seta arredondada”, elas conseguem ser juntadas e formas um buquê.
Pode ser feito em camadas com renda para dar mais um toque diferente a flor. Fica bom intercalar um tecido normal e uma renda. Utilizando o mesmo molde das outras pétalas. Lembrar que as pétalas da ponta precisam ser um pouco maior. Nesse caso, não precisa ser usado a linha, mas sim uma cola quente.
Pode ser feito com fitas também, usando seu comprimento a seu favor, modelando suas bordas para que crie pétalas que depois podem ser juntadas no centro com cola ou então agulha e linha. Normalmente são usadas fitas de cetim para isso.