Como Fazer Manta De Flanela

O inverno já chegou e todo mundo quer ficar bem quentinho dentro de casa. No Brasil, todo mundo sabe que os dias frios não são tão rigorosos quanto na Europa e os seus primeiros objetos de costura podem ser feitos com tecidos mais leves. Por isso, muitos artesãos e costureiras de plantão preferem fazer os seus objetos com flanela. A flanela é um dos tecios mais usados para fazer cobertas e principalmente mantas, muito usadas para forras camas, sofás e até mesmo para a produção de cobertas. Quer fazer a sua manta de flanela ? Não deixe de ler este artigo e começar a realizar um belo trabalho para o inverno.

Como Fazer Manta De Flanela

Como Fazer Manta De Flanela

A Manta

Manta é um apelido para cobertor. Elas são feitas em materiais mais leves e finos, sendo muito mais práticas e não servindo apenas como uma coberta. As mantas são mais flexíveis e possuem funções diversas. Existem designers que aconselham a compra das mantas para forrar cadeiras e sofás por exemplo, além de poderem enfeitas camas e outros locais da casa.Um dos tecidos mais usados para a fabricação de mantas são as flanelas, muito usadas na indústria de panos finos.

A Manta

A Manta

Flanela

A flanela é uma espécie de tecido que varia bastante em relação a sua espessura. Elas podem ser mais finas ou mais grossas, dependendo do lugar com ela é adquirida e da sua preferência também. As flanelas mais finas são mais fáceis de ser usadas em trabalhos manuais, pois facilitam bastante na hora dos arremates e costura detalhes, além de ser mais prática com relação a aplicação de outros efeitos de costura ou técnicas artesanais.

As flanelas fazem parte dos materiais mais usados dentro de vários tipos de indústria, principalmente aquelas que produzem lençóis, toalhas, roupas e as famosas mantas. Elas também são amplamente utilizadas na produção de roupas de cama e para dormir.

Antigamente, as flanelas eram produzidas com um material excêntrico e que hoje em dia quase não existe mais: era a lã cardada.Atualmente, ela é feita com uma mistura de lã e outros tecidos sintéticos como a fibra. Ela também é largamente produzida com uma mistura de lã e algodão, ou somente uma simples malha de algodão, dispensando o uso da lã.

Mantas De Flanela

Agora que você já conhece as famosas mantas e o tecido conhecido como flanela, que tal combinar esses dois para começar um trabalho de costura que com certeza vai gerar bons resultados? além da flanela ser um material barato, ela é muito prática para se trabalhar e pode ser adquirida a baixo custo em qualquer loja de tecidos. Na sua fabricação, você vai precisar de poucos materiais que também não custam quase nada, além do que você vai acaba economizando bastante, já que a manta será feita com as suas próprias mãos e não será comprada em uma loja mais cara.Confira abaixo o passo a passo e deixe o seu inverno mais quentinho do que nunca!

Passo a Passo

1. Para começar a produzir a sua manta, primeiro será necessário escolher dois tipos de flanela. Uma delas terá que ter uma cor neutra, como os tons pastéis, e a outra servirá como contraste para fazer uma bonita combinação.As flanelas deverão ter as seguintes medidas:

  • Tecido em cor neuttra – Use um quadrado de 92,5 x 92,5 cm
  • Tecido para contraste – Opte por cortar um quadrado de 67 x 67 cm.

Dessa maneira o quadrado menor deve ter aproximadamente 25,5 cm a menos que o maior, por exemplo. Assim, você tem a liberdade para escolher as suas próprias medidas.

2. Agora que você já tem as flanelas nas medidas pedidas, é hora de partir para a etapa das costuras. Primeiro, é preciso vincar os meios do tecido, de forma que eles fiquem bastante simétricos. Dobre os quadrados separadamente em quatro. Vinque os dois tecidos e marque os vincos feitos com a ajuda de alfinetes.

3. Agora você vai juntar os dois tecidos, juntando lado direito com direito. Para unir os tecidos, é preciso usar alfinetes e coloca-los nos locais certos. Lembre-se que ambos os tecidos deverão ser presos pelos vincos já feitos nas etapas anteriores.

4. Antes de você começar a costurar, a sua manta começará a ganhar os aspectos corretos.Não esqueça de fazer as junções necessárias para os quatro lados das flanelas.Os alfinetes também vão ajudar na marcação dos locais de costura, por isso, eles são a peça chave de toda a sua produção. Tome cuidado com as medidas!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=klkP3h1XlQk[/youtube]

5. Antes de iniciar o processo de costura, você deve deixar um pedaço sobrando de mais ou menos 10 cm de abertura para fazer o “vira” da mantinha.

6. Esta é a etapa onde se começa a costura. Vá costurando até o final do quadrado menor e deixe mais ou menos 1cm sem costurar antes mesmo de terminar o processo.Assim, não será preciso ir costurando até o final da flanela menor.

7. Após iniciar o procedimento de costura, você vai perceber que costurou os quatro lados da sua flanela e que eles formarão bicos. Acerte o bico para deixa-lo bem triangular.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NK1Cs6AA7YY[/youtube]

8. Usando uma régua, faça um ângulo de 45 graus nas pontas. Marque a angulação com a ajuda de um lápis e faça uma costura na linha marcada.Repita isso nas quatro pontas e ainda não corte o excesso das pontas. Vire do lado direito para ver se as pontinhas da sua flanela ficaram bem retas e com a angulação correta.

9. Feito isso, não esqueça de cortar os excessos das pontas neste momento.

10. Depois, logo em seguida, é hora de dar o acabamento da sua manta e incrementar o tecido com técnicas diferentes. Você pode usar o patchwork ou deixar a manta o mais simples possíveis. Não esqueça de esconder as costuras feitas em todo o tecido de forma que elas fiquem invisíveis.

11. Agora que está tudo pronto, use a sua manta como quiser. Veja abaixo como o resultado final vai ficar:

http://2.bp.blogspot.com/-Tjfszs-ZUmQ/T3H4L_HpPDI/AAAAAAAAFdI/NWHWA1dk7Og/s320/DSC00666.JPG

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *