A cultura japonesa é sempre muito surpreendente talvez por carregar em si milênios de história, tradição, e acima de tudo disciplina ou até por possuir uma grande capacidade de criação e recriação em cima dos mais diversos materiais. Trazendo a cada um deles uma roupagem mais divertida, e ao mesmo tempo autêntica, diferenciada, dando a cada um de nós, ocidentais, a oportunidade de trazer para dentro de nossa cultura um pouco da magia oriental, seja na arte, na escrita e também na decoração, como nos maravilhosos Furoshiki.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SRsOTbNEsSg[/youtube]
O Que é Furoshiki?
O Furoshiki é uma técnica japonesa maravilhosa, de embrulhar peças através de nós e dobraduras para serem transportadas, como também outros bens e até presentes. A palavra em si carrega o seguinte sentido: Furo – Banho + Shiki – espalhar, abrir. Esta técnica esta muito em voga por ser ecologicamente correta, pondo definitivamente em desuso as tão afamadas sacolas plásticas.
O Furoshiki não tem tamanho certo para ser confeccionado, no entanto, deve ser feito a partir de um tecido em forma quadrada. Há em diversos locais espalhados pelo Brasil, e especialmente no Bairro da Liberdade, na Capital Paulista, tecidos próprios para serem usados com esta técnica, porém, quando não encontrado pode ser totalmente substituído, sem perda de qualidade, pelo popular gorgurinho.
Os tamanhos dos tecidos utilizados vão depender do tipo de embrulho que você vai querer fazer, mas devem ser usadas medidas acima de 45 centímetros, para se fazer um embrulho diferente ou até uma bonita bolsa. Para os que quiserem praticar, até uma toalha de mesa, uma echarpe ou um lenço servem para treinar diversos modelos de Furoshiki.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aBsGjr9uduk[/youtube]
Como Fazer Um Furoshiki: Passo a Passo
Material:
1,5 de tecido de algodão, tricoline, de preferência com motivo japonês (pode ser encontrado em qualquer loja de tecido) – o custo varia entre 22 e 45 reais.
Modo de fazer:
- Sobre uma mesa, estenda o tecido com o lado direito voltado para baixo. Então, dobre ao meio unindo as duas pontas, formando uma grande dobra.
- Vá repetindo o procedimento indicado anteriormente até que se forme apenas uma tira fina, semelhante a uma espada, com aproximadamente o comprimento de três palmos.
- Na parte que corresponde a base da tira, ou seja, no lado mais grosso, faça um nó, que não precisa ser exageradamente apertado, pois caso a amarração não fique boa você terá que desamarrar tudo novamente. Também não faça o nó muito próximo ao fim, dê um pequeno espaço entre ele e o fim da tira.
- Repita todo o procedimento nas demais pontas do tecido.
- Agora, basta juntar as pontas das duas tiras e fazer o seguinte: coloque a ponta esquerda em cima da ponta direita e dê um nó. Depois, faça o mesmo com a ponta direita sobre a esquerda. Esta a parte principal da técnica do Furoshiki e será ela que dará toda a sustentação na amarração. Então, repita todo o procedimento relatado nas outras duas pontas.
- Pronto, agora a bolsa já está pronta e você pode sair com ela para onde quiser, sem medo de derrubar tudo no chão.
Caso você não tenha entendido alguma parte do passo a passo, basta acessar o site: http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/969/voce+conhece+o+furoshikiy# e você terá uma ideia melhor de como deverá ficar sua peça.
Furoshiki Mais Prático
Há ainda outras formas de se fazer um prático e elegante Furoshiki, desta vez você pode escolher qualquer outro tecido, porém, o corte tem que ser necessariamente quadrado, senão não fica bom. O tamanho do tecido tem que ser razoável para que você consiga carregar o que quiser, de acordo com a praticidade que espera. O ideal é que o tecido tenha tamanho aproximado de 1,20 por 1,20 metros
O passo a passo é bem simples, bastar dar três nós na ponta de cada tecido, ou seja, em cada lateral, mas um nó normal, até um tanto frouxo, nada daqueles nós cegos que ninguém consegue desfazer mais. Depois, o segundo nó, também normal, um pouco frouxo ainda mais espaçado e outro ainda bem na pontinha, pequeno e bem apertado para a finalização.
Desta forma você poderá observar que se formará uma alça já na bolsa. Assim, você deverá proceder da mesma forma na outra lateral, e a bolsa já terá as duas alças prontas. Para maiores informações e visualizar o passo a passo, acesse o site:
http://vilamulher.terra.com.br/bolsa-de-furoshiki-passo-a-passo-17-1-7886461-108.html
Outro Jeito Muito Prático De Fazer o Furoshiki
Buscando outras referências e modo de executar esta técnica oriental, aliada nas horas em que você não encontra nenhuma sacola por perto, descobrimos este outro jeito de dobrar e fazer uma sacola bastante versátil, bonita e muito simples. Este modo é muito mais fácil que os outros, portanto, indicado para quem está começando a fazer o Furoshiki e também para quem já está habituado, mas queria algo que tomasse menos tempo, especialmente para quem é artesão, pois tempo é dinheiro.
O passo a passo desta técnica consiste em:
- primeiro separe um tecido quadrado, de algodão da cor e modelo quiser.
- do lado avesso de maneira que se forme um triângulo.
- nas quatro pontas você deve dar um nó, não muito apertado, nos dois lados do tecido, frente e verso.
- abra o tecido e coloque os nós na parte de dentro dele.
- segure as duas pontas que sobraram e dê dois nós de forma que junte as duas pontas, porém, neste caso o nó deve ser bem firme, pois dará sustentação à sacola.
Pronto, sua sacola já está pronta e você já pode sair às compras em família ou com os amigos para bater perna no shopping. Mas se você também ficou meio em dúvida do modo de executar a técnica, há também outro site onde pode tirar diretamente suas dúvidas, através de todas as fotografias existentes, no passo a passo:
http://blogdopassoapasso.blogspot.com.br/2012/04/bolsa-de-tecido-furoshiki-passo-passo.html
Com estas técnicas diferentes e legais você pode fazer várias bolsas diferentes, grandes ou pequenas, dependendo da disponibilidade que lhe interessar. O bom é que você pode tanto presentear alguém querido com esta novidade ou até vender, já que os tecidos para a criação das bolsas são variados, servindo tanto para mulher, quanto para crianças.