Colares são realmente a perdição de algumas mulheres. Muitas querem desfilar por ai enaltecendo as curvas de seu colo, mostrando que o pescoço pode ser elegante também, assim como o corpo.
Os colares deixam as mulheres mais enfeitadas e desde sempre eles foram importantes para o visual feminino. Por isso, as mulheres hoje em dia não param de inovar no quesito jóias, onde as mesmas podem até ser feitas a mão! Este é o caso dos colares artesanais, feitos com tecido franzido. Eles dão um charme original e inovador a qualquer look! Saiba como produzi-los aqui neste artigo!
Tecidos e Artesanato
São diversas as peças que podem ser usadas para criar artesanato. Dentre elas, estão os tecidos das mais variadas texturas, estampas e cores. Eles passaram a ser usados no trabalho manual há muito tempo atrás, quando percebeu-se que este poderia ser uma matéria prima barata, e que produziria diversos acessórios diferentes, incluindo muita criatividade em suas produção. Por isso, os tecidos diversos começaram a ser empregados para a fabricação de carteiras, bolsas e até mesmo colares.
Os colares de tecido passaram a ser produzidos desde o momento que descobriu-se a técnica de franzir, muito usada para personalizar e criar detalhes diferentes em uma mesma produção. Por este motivo, muitos artesão estão investindo nesta novidade e usando apenas um pedaço de tecido, estão criando lindos colares, os verdadeiros e simples amigos para as mulheres que amam se produzir!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8iwwWZLp7Pk[/youtube]
Franzindo
O verbo franzir já se tornou bastante comum no meio artesanal. É uma nova técnica usada para dar um efeito bastante original a materiais mais flexíveis, como os tecidos, por exemplo. Sendo assim, existe um método único usado para “ondular” os tecidos, deixando os mesmos franzidos, como o próprio nome da técnica já diz.
Por isso, muitos artistas resolveram adaptar esta técnica para a produção de jóias simples, criando colares bastante criativos e um tanto quanto sofisticados. Logo abaixo, você confere um passo a passo super interessante, que vai usar esta técnica para a produção de colares bastante originais e cheios de estilo. Não deixe de conferir!
Passo a Passo: Colar de Tecido Franzido
Para começar a criar um colar de tecido franzido, você vai precisar de alguns materiais bem práticos, nada que não tenha em lojas de artesanato ou papelarias. Na verdade, você só vai precisar de dois materiais bem básicos: Uma corrente para o seu colar e uma tira de tecido simples, com as medidas necessárias para a produção. A escolha da cor do tecido depende de você! O que será melhor usar para combinar com as suas roupas e a sua cor favorita podem contar nesta escolha! Procure um feche de metal que combine com o seu colar por inteiro e mãos à obra!
O colar pode ser feito no comprimento que preferir e por isso, o tamanho da corrente por de ficar ao seu critério. Porém, para fazer o franzido de tecido, o ideal é usar as medidas a seguir: Pegue uma tira de tecido de 50 cm de comprimento mais ou menos e que tenha os seus 7 cm de largura.
Se o caso for de você optar por um tecido mais firme, resistente e que fique mais marcante no seu pescoço, escolha usar uma tira de comprimento um pouco maior e largura com um tamanho mais avantajado também. Portanto, o lema é: Faça um colar no comprimento que você preferir, sem maiores problemas!
Agora que você já analisou bem as medidas e já sabe que tipo de colar quer fazer, dê uma olhada nas etapas do processo! Você precisa segui-las em ordem para não errar e não se esqueça que o processo é bastante simples, não sendo muito demorado. Você pode fazer milhões de peças e usa-las para ganhar uma grana extra ou até mesmo para fazer uma criação própria. Vamos conferir ?
1. Com o lado direito para a fora, pegue o seu tecido e logo em seguida dobre-o ao meio, no sentido do comprimento do mesmo.
2. Usando pontos grandes, uma maquina de costura e fazendo pontos corridos, costure o tecido nesta posição. Deixe uma boa distancia da borda, de forma que depois de terminar todo o processo de costura, você possa passar a sua corrente sem maiores problemas.
3. Antes de começar a costurar, é muito importante deixar uma fileira de linha. No final do processo, também é conveniente deixar a mesma linha de costura para começar a se orientar dentro do processo!
4. Evite dar um nó na linha nesta etapa. Deixe tudo como estar por enquanto. É a partir deste fio solto que você vai começar a franzir o seu tecido de uma forma bem simples e rápida.
5. Puxe bem o fio solto de trás da costura para começar a franzir o seu tecido. Puxe até que o comprimento do tecido diminua para no máximo 15 cm. Em cada uma das pontas do franzido, você deverá costurar um nó bem firme, de forma que o franzido não se solte com facilidade, por mais que este processo tenha sido fácil de fazer!
6. Pegue um alfinete de segurança passe a corrente por dentro do tecido, onde existe um espaço para que isto seja feito. Com isso, você vai começar a posicionar o seu tecido já franzido para o centro da corrente, terminando a produção do seu lindo colar!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lzAclFp2UWo[/youtube]
Dica: Se o seu tecido for bem frágil e tiver a tendência de desfiar, o ideal é selar as duas pontas, evitando que o mesmo se desmanche. Para fazer isto, é só queimar a linha rapidamente com um fósforo. Nesta etapa, tome cuidado e não se aproxime demais do fogo para não se queimar!
Agora que o seu colar está pronto, você pode combina-lo com diversas peças de roupas ou até mesmo trocar o tecido e a corrente! Você já sabe fazer todo o processo de criação sem maiores problemas! Combine bastante e aproveite para esbanjar todo o seu charme com um colar bastante original!
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva